quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O novo PCC – O Primeiro Comando dos Companheiros.


Os dados sigilosos sobre a vida dos brasileiros estão nas mãos de uma gangue, de uma rede que não difere em nada do crime organizado. Existe o Comando Vermelho, mas também o Comando dos Vermelhos; existem os Amigos dos Amigos, mas também os Companheiros dos Companheiros; existe o Primeiro Comando da Capital, mas também o Primeiro Comando dos Companheiros.
- Violam seu sigilo bancário.
- Violam seu sigilo fiscal.
- Violam seu sigilo telefônico.
- Violam seu sigilo de correspondência.
- Violam investigações que deveriam ser sigilosas.
- Praticam terrorismo na rede. Leio no Estadão Online que o mesmo computador que acessou os dados fiscais de Eduardo Jorge Caldas Pereira e de três outras pessoas de algum modo próximas dos tucanos invadiu também os dados da apresentadora Ana Maria Braga, que faz o programa “Mais Você”, da Rede Globo. Alguns orelhudos, que atuam como base de apoio do Primeiro Comando dos Companheiros, do Comando dos Vermelhos, já andou enviando para cá as suas delinqüências:“Viu como não é nada político?” Uma ova! Caseiro, empresário, ex-ministro, artista… É justamente a violação do sigilo de Ana Maria Braga que comprova — se certeza faltasse — que ninguém mais está seguro. Extinguiram-se, nessa área — e, potencialmente, em muitas outras —, as salvaguardas oferecidas pelo estado brasileiro para assegurar, na prática, as conquistas da democracia. O Estado foi aparelhado por uma rede, por um ente de razão que regula a concessão ou cassação de direitos segundo as suas próprias necessidades, não segundo o que está na lei. Caso tudo saia como quer o Primeiro Comando dos Companheiros, depois das violações desses direitos individuais, virão outras, todas disfarçadas de “controle democrático”. A exemplo de outras vezes em que a democracia foi sendo paulatinamente solapada por aproveitadores, alguns palhaços involuntários (com todo respeito à categoria original), inclusive na imprensa, vão se encarregando da animação do circo.
Qual é a certeza que temos nesse episódio das violações? A da impunidade. A celeridade observada para “pegar” os “criminosos da oposição” e a desídia óbvia na apuração de crimes praticados por agentes do Estado a serviço de um grupo demonstram que o sistema que está sendo consolidado não pune o crime, mas apenas alguns criminosos.
A APLICAÇÃO DA LEI SE TORNOU INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DE UM GRUPO, NÃO DE FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES.
- Violaram o sigilo de Eduardo Jorge?Por que não o dos ministros do STF?
- Violaram o sigilo de Francenildo? Por que não o dos ministros do STJ?
- Violaram o sigilo de um ex-ministro? Por que não o de grandes empresários, potenciais financiadores de campanha, e dos parlamentares?
Alguns tontos tentam pôr panos quentes: “Ah, não seja apocalíptico”. Não há nada de apocalíptico no que escrevo. A Constituição está sendo jogada no lixo, e temos a certeza de que nada vai acontecer. É simples. No máximo, há o risco de uma punição administrativa, como se algum funcionário da Receita tivesse, sei lá, perdido um documento por distração. E isso significa que os sigilos continuarão a ser violados; que entes estatais ou para-estatais, como fundos de pensão, continuarão a ser usados como bunkers para práticas ilegais, a exemplo do que se sabe dos dossiês. E que se note: o PCC, o CV e o ADA originais são bandidos, sim! Mas, ao menos, seus representantes correm algum risco. Estes outros praticam seus crimes sob a proteção dos estado brasileiro. Posso achar uma porcaria o que vejo, e acho.Mas não estou surpreso. Tudo isso estava escrito nas estrelas. Para tanto, ainda hoje, terei de lhes falar de uma historinha do passado, que trazia uma antevisão do futuro. O Primeiro Comando dos Companheiros está de olho em você.
*Texto de Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: