sábado, 30 de janeiro de 2016

Operação investiga offshore dona de triplex vizinho ao reservado a Lula pela OAS.

Agentes da Polícia Federal durante a 7ª fase da Operação Lava-Jato - Foto Divulgação. 
CURITIBA e SÃO PAULO - A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira a 22ª etapa da Operação Lava-Jato, chamada de Triplo X. Estão sendo cumpridos 23 mandados judiciais: seis de prisão temporária (com cinco dias de validade), 15 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Uma publicitária foi presa, além de pessoas que seriam usadas como laranjas e pequenos operadores no esquema. Os mandados aconteceram na manhã desta quarta-feira nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e em Joaçaba (Santa Catarina). O alvo da investigação são obras da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), cooperativa dos bancários que foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A cooperativa ficou insolvente e as obras foram concluídas pela construtora OAS. Um dos prédios, o edifício Solaris, no Guarujá, abriga um apartamento que segue em nome da OAS, mas teria sido reservado ao ex-presidente Lula, tendo inclusive sido reformado a pedido de Marisa Letícia,conforme mostraram reportagens do GLOBO

O foco desta 22ª fase, no entanto, é uma empresa offshore chamada Murray, sediada no Panamá, que é dona de um triplex no mesmo condomínio do Guarujá, que tem duas torres e está localizado na praia de Astúrias, no Guarujá. Fontes da Lava-Jato revelaram ao GLOBO que o apartamento que seria reservado a Lula não é alvo desta operação. Mas, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima admitiu que todos os apartamentos do Solaris estão sendo investigados, incluindo o triplex ligado a Lula. 

Esta fase apura a existência de estrutura criminosa, segundo a PF, destinada a oferecer a investigados da operação a abertura de empresas off-shores e contas no exterior para ocultar dinheiro desviado em corrupção, “notadamente recursos oriundos de delitos praticados no âmbito da Petrobras”. A nova fase investiga se a empreiteira OAS lavou dinheiro por meio de negócios imobiliários para favorecer o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que está preso desde abril de 2015. 

Na operação desta quarta, um dos objetivos é identificar quem é o beneficiário da holding. O endereço da Murray, nos Estados Unidos, já foi usado por outras offshores investigadas pela Polícia Federal na Operação Ararath, que apura lavagem de dinheiro. A publicitária presa se chama Nelci Warken, que já prestou serviços na área de marketing para a Bancoop. A suspeita é a de que ela tenha ligação com a offshore. Além dela, foram presos: Ricardo Onório Neto e Renata Pereira Brito. Eliana Pinheiro de Freitas e Rodrigo Andres Uesta Hernandez foram presos coercitivamente e estão prestando depoimento em São Paulo. Luiz Fernando Hernandez Ribeiro não foi localizado. Dois que têm mandados de prisão estão no exterior: Maria Mercedez Quijano e Ademir Auada devem ser detidos quando voltarem ao Brasil. A Força-Tarefa ainda não detalhou a participação dessas pessoas no esquema. 

A intenção da PF é saber quem é o real dono do tríplex em nome da oofshore. Ela foi aberta por um escritório chamado Mossak, com sede no Panamá. Esse escritório tem uma representação na Avenida Paulista, que foi alvo da operação de hoje. 

Serão apurados crimes de corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Participam desta fase 80 policiais. Os presos serão levados para a Superintendência da PF em Curitiba, Paraná.
                           *Por Cleide Carvalho*, enviada especial e Renato Onofre, em O Globo 

Procurador diz que todos os apartamentos da OAS no Guarujá podem ter sido usados para lavar dinheiro desviado da Petrobras.

Vista do prédio onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adquiriu cobertura triplex no Guarujá 
Michel Filho / Agência O Globo
CURITIBA e SÃO PAULO — O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que a Lava-Jato está investigando o triplex da construtora OAS que estaria reservado à família do ex-presidente Lula em prédio no Guarujá, litoral de São Paulo. Os investigadores suspeitam que os imóveis do condomínio Solaris foram usados para lavar dinheiro desviado de contratos da Petrobras de pessoas ligadas ao PT, entre elas familiares do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. 

— Nós investigamos fatos. Se houver um apartamento lá que esteja em seu nome (do ex-presidente Lula) ou que ele tenha negociado, vai ser investigado como todos os outros — afirmou Lima. 

O imóvel é alvo de outra investigação no Ministério Público Estadual de São Paulo que apura a legalidade da transferência de empreendimentos da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) à OAS. A Lava-Jato suspeita que a construtora usou apartamentos do prédio, localizado na praia de Astúrias para lavar dinheiro. A força tarefa fez buscas e apreensões na sede da OAS e da Bancoop atrás de documentos relativos ao prédio. 

— Houve interesse especial para concluir estes apartamentos — afirmou Lima. 

PRÉDIO EM ÁREA NOBRE DO LITORAL PAULISTA

O GLOBO mostrou que o ex-presidente Lula adquiriu em 2005 com sua mulher, Marisa Letícia, uma cota de participação da Bancoop. O Solaris é um conjunto de 122 apartamentos, os menores com 82,5 metros quadrados e os maiores são as coberturas triplex com 216 metros quadrados. 

Todos foram comercializados entre 2006 e 2010 e a média de preço das unidades era de R$750 mil, mas as coberturas valem pelo menos o dobro disso. O prédio de acabamento simples, com fachada em azulejos quadrados em branco e marrom fica na rua à beira mar da praia de Astúrias, no Guarujá 

A OAS foi contratada em 2010 para terminar as obras do prédio iniciadas anos antes pela Bancoop, que a aquela altura já havia deixado de entregar cerca de 3100 apartamentos. 

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a 22ª etapa da Operação Lava-Jato, chamada de Triplo X. Estão sendo cumpridos 23 mandados judiciais: seis de prisão temporária (com cinco dias de validade), 15 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva. Até o momento, três pessoas foram presas e duas prestam depoimento na PF de Sâo Paul. Os mandados aconteceram na manhã desta quarta-feira nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e em Joaçaba (Santa Catarina).
                    *Por Cleide Carvalho / Renato Onofre / Mariana Sanches , em O Globo 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Mudança de Lula foi para sítio de Atibaia.



Em 6 de janeiro de 2011, o Estadão contou como Marisa estava preocupada em garantir que a adega pessoal de Lula não sofresse danos na mudança de Brasília para São Bernardo do Campo.
A matéria falava dos 11 caminhões da Granero - um deles climatizado - que foram necessários para o transporte de bens acumulados pelo ex-presidente nos oito anos de governo.
Uma informação essencial passou despercebida. Está no último parágrafo da matéria assinada pelos repórteres Daiene Cardoso e Daniel Galvão:
"O restante da mudança do ex-presidente seguirá para seu sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e para um guarda-móveis da Granero, de acordo com a empresa. A mudança deve ser concluída até o final da próxima semana. Segundo a empresa, o serviço de mudança está avaliado em R$ 500 mil."

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

E aí Dirceu?

Trancafiado em Curitiba, José Dirceu deve estar contente com o vidão de Kakay. O advogado ora está à beira do Sena, em Paris, ora à beira-mar, em Trancoso, ora no Leblon, tomando chope no Jobi...
Pois é, Dirceu.

Impeachment barra eventual substituição de ministro da Saúde.

Dilma quer a cabeça do ministro da Saúde, Marcelo Castro, mas foi ameaçada por quem o colocou! 
E assim um incompetente está sendo o Gestor da Saúde Pública de todos os Brasileiros !

A presidente Dilma Rousseff está incomodada com a gestão do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Além das declarações consideradas desastrosas dadas por ele sobre a microcefalia e o combate ao Aedes aegypti, a avaliação é a de que as medidas adotadas contra a dengue e o zika não estão surtindo o efeito desejado. Segundo seus interlocutores, ela tem cobrado quase que diariamente providências do ministro. 
Apesar disso, a presidente não pensa em substituí-lo no cargo nem em tirá-lo da pasta, pelo menos por enquanto. O motivo é fundamentalmente político. Castro, deputado federal licenciado eleito pelo PMDB do Piauí, foi indicado para o cargo pelo líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), que tem defendido com unhas e dentes o mandato da presidente e se posicionado contra o processo de impeachment.(Via Estadão)

domingo, 24 de janeiro de 2016

Segundo o Ministério Público Federal, Marcelo Odebrecht tem má índole.

A personalidade de Marcelo Odebrecht e demais acusados também é abordada pelo MPF, nas suas alegações finais:
"Merece reprimenda, ainda, a personalidade dos acusados MARCELO ODEBRECHT, ROGÉRIO ARAÚJO, MÁRCIO FARIA, CÉSAR ROCHA, ALEXANDRINO ALENCAR e RENATO DUQUE.
As provas constantes dos autos apontam que, em sua atuação no âmbito das empresas que representavam, notadamente, ODEBRECHT e PETROBRAS, os denunciados se utilizaram dos crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro de maneira sistemática e não-acidental.
Afigura-se inexistente a consciência social e má a índole daquele que desvia dinheiro público com vistas ao enriquecimento próprio e de terceiros de maneira recorrente e significativa, inexistindo dúvidas a respeito da configuração da circunstância em questão."


Ele nunca sabe de nada. Impressionante.

Lula repetiu ao longo do depoimento ao delegado Marlon Cajado que não sabe de nada sobre nada.
Quando questionado sobre a anotação "CAFÉ: GILBERTO CARVALHO", encontrada na agenda de APS, Lula disse também que não sabe "nem o significado da palavra café".
Não tem mistério, Lula. Café é café, guaraná é guaraná, uísque é uísque, presente é presente e pixuleco é pixuleco. E tudo isso pode ser a mesma coisa.