sábado, 29 de maio de 2010

Celso Amorim, o megalonanico, admite a subseviência do Brasil

O chanceler Celso Amorim afirmou nesta sexta-feira que se for preciso o Brasil ser subserviente para entrar no Conselho de Segurança da ONU, "nós abrimos mão", ao comentar as críticas feitas pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sobre o acordo nuclear firmado com o Irã.
Hillary lançou questionamentos em relação à assinatura do acordo dizendo que o país islâmico quer ganhar tempo e torna o mundo mais perigoso com seu programa atômico. "Pensamos que fazer o Irã ganhar tempo, permitir que o Irã ignore a unanimidade internacional existente sobre seu programa nuclear, torna o mundo mais perigoso, e não menos", disse.
Sobre as declarações da americana, Amorim descartou problemas diplomáticos. "Seria infantil pensar que as relações ente Brasil e EUA estão ameaçadas, mas se for preciso ser subserviente para estar no Conselho de Segurança da ONU, nós abrimos mão disso", disse Amorim.
Amorim citou ainda o lobby político dos EUA e Reino Unido na guerra do Iraque. "Quando diziam que a comunidade internacional estava nervosa, eram apenas dois países", afirmou ele, ao responder se o acordo teria deixado comunidade internacional nervosa.
"Eles tem o poder de veto (se referindo ao Conselho de Segurança), mas não podem violentar a nossa consciência", afirmou.
"Nós não estamos nervosos, porque temos a certeza de que fizemos a coisa certa. Havia uma proposta de acordo para criar confiança na relação entre um certo número de países e o Irã", disse.
*Li no JBonline via Portal Terra

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher

A bela atriz Fiorella Mattheis

Lula apoia cocaleiro bolivariano

No dia em que a Polícia Federal apreendeu meia tonelada de cocaína vinda da Bolívia, país governado por Evo Morales, que continua a ser o grande chefe dos cocaleros, Lula se abraça ao governante boliviano para tirar foto (foto: Felipe Dana/AP) e comenta:“Vamos posar aqui; vamos fazer inveja no Serra”. Evo está no Brasil para o 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações. E ele tem idéias bastante luminosas a respeito do assunto:“Precisamos salvar do capitalismo a humanidade e a natureza”. Segundo este pensador, o capitalismo criou “essa anticivilização”, que “está levando à destruição do planeta”. Para Evo, a riqueza da Europa foi construída com “o sangue e o ouro do nosso continente”. Foi aplaudidíssimo.
Com as folhas que Lula tem no pescoço, fabricam-se aqueles 500 quilos de cocaína apreendidos hoje no Brasil — Evo é incentivador da produção da planta e líder dos produtores. Com a cocaína feita daquela planta que Lula tem no pescoço, faz-se isto (foto abaixo)com os pobres e as crianças do Brasil:

Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dilma defende a Bolívia que exporta cocaína para o Brasil

A Bolívia, de Evo Morales, exporta 90% do Crack e cocaína consumidos no Brasil

Dilma Rousseff(PT), diz em relação ao país que "exporta" toneladas de cocaína no Brasil todos os anos, que vira o crack que já está exterminando 1.300.000 jovens brasileiros:
"[a Bolívia] é um país pequeno, e por ser um país pequeno, a delicadeza tem que ser maior".
Se no governo do Lula já foi a delicadeza com a Bolívia, em um eventual governo Dilma mandaremos os escoteiros para a fronteira da Bolívia e despacharemos a Embrapa para o Chepare, pela rodovia nova financiada pelo BNDES, para desenvolver as plantações de coca. Quem sabe uma coca transgênica bolivariana com tecnologia brasileira?
Esta é a proposta da Dilma: ter "delicadeza" com um país que mata os nossos jovens; evitar a "demonização" do maior fornecedor de drogas para o Brasil; salvar os miseráveis bolivianos às custas da vida dos miseráveis drogados do nosso país.

Assessor de Lula prefere os traficantes?

Vejam que aperto de mão mais diplomático! Vejam quanta alegria em apertar as mãos do presidente do país que manda 90% da cocaína para o Brasil! Vejam o ar de satisfação! Este é Marco Aurélio Garcia, assessor do Lula, cumprimentando Evo Morales com as duas mãos. Se tivesse quatro mãos, as usaria. É este vassalo que está chamando Serra de "exterminador do futuro da política externa".
Imagina se Serra acaba com essa amizade toda, quanto prejuízo! Para os traficantes de drogas, é claro.Pois agora os jornais informam que Marco Aurélio Garcia chamou José Serra(PSDB) de "exterminador do futuro da política externa" e de querer "destruir o nosso relacionamento com a Bolívia".
Este senhor prefere, como nas declarações acima, colocar panos quentes em cima do problema do narcotráfico na Bolívia e, lá fora, acusar a imprensa, políticos e justiça brasileira de ser controlada e corrompida por ele. Afinal de contas, qual é a responsabilidade deste senhor?
Atacar o Brasil lá fora e proteger um país que manda cocaína para o Brasil ou atacar um presidenciável brasileiro que está botando o dedo na ferida?
E quem são os políticos, jornalistas e juízes que Marco Aurélio Garcia acusa de estarem corrompidos pelo narcotráfico? Parece que quem está "controlado" por Evo Morales é Marco Aurélio Garcia, pela reação despropositada e infeliz, que deveria ser contra os traficantes bolivianos que entopem o Brasil de cocaína e, consequentemente, de crack, jamais contra José Serra(PSDB).
*i no blog Coturno Noturno

A farra diplomática de Lula

O Brasil deve ser o país que mais representações diplomáticas possui no exterior. Naturalmente de olho num lugar na ONU, Lula criou, nos últimos dois anos, o que nenhuma falta faria – representações em Bamako, Baku, Belmopan, Basse-Terra, Castrie, Conacri, Cotonou, Cartum, Gaborone, Malabo, Novakchoff, Rosseau, St. Georges, St. John´s e Uagadogu (a capital da Burkina Fussu), Se ninguém sabe onde ficam estes lugares, talvez nem Celso Amorin e Lula o saberão, mas para lá vão diplomatas pelo período máximo de 90 dias pois ninguém é de ferro. Mas além desses arranjos – que custam fábulas ao governo, por mês – ainda se deu ao “luxo” de comprar um terreno em Nova Dehli por cinco milhões de dólares para ali construir nova embaixada e também um prédio em Genebra para nova sede pela bagatela de quarenta milhões de dólares. Quer dizer, somando os perdões das dívidas externas com novos empréstimos a fundo perdido, ainda temos mais essas despesas que a imprensa não noticia e o povo ignora, fazendo com que o dinheiro de nossos impostos escoem pelo ralo da irresponsabilidade, mas o povo fica feliz com a grande generosidade de Lula em dar as migalhas da bolsa-família, que todos elogiam. Já para suprir os aposentados, que todos criticam, como saúde e ensino, não há verbas. Como diz o velho ditado – “quem nunca comeu mel, quando come se lambuza” - ou seria ... “abusa”?
João Roberto GullinoPetrópolis, RJ

O cascalho petista

Atrás das pepitas maiores do partido para apresentar como candidato petista à vaga para o senado pelo Estado de São Paulo, o PT garimpou, garimpou...e acabou indicando Marta Suplicy para concorrer ao cargo, e Antonio Palocci como seu suplente. Acho que a mina do PT em São Paulo está esgotada...só deu cascalho!
*Mara Montezuma Assaf, por e-mail

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Serra afirma que governo boliviano cala diante do tráfico de cocaina

Folhas de cocaína secam, abertamente, em fazenda boliviana
RIO - O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou que o governo boliviano é cúmplice das quadrilhas de traficantes locais, que enviam, segundo ele, 90% da cocaína produzida no país para ser consumida no Brasil. De acordo com Serra, é impossível que as autoridades bolivianas não saibam do envio desta quantidade da droga para o Brasil. As declarações de José Serra foram dadas durante entrevista ao programa "Se liga, Brasil", na Rádio Globo, no Rio de Janeiro. "A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Como se fala muito", ironizou o pré-candidato. "Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disto. Quem tem que enfrentar esta questão? O governo federal", declarou Serra. O pré-candidato chegou a defender uma mudança na Constituição Federal para que o Governo Federal tenha um papel mais enfático no combate à criminalidade.
*Alfredo Junqueira, de O Estado de S.Paulo

A Dilma está com tudo

Charge de sponholz

Fala Katia

...Diante disso tudo, não hesito em afirmar que se hoje o processo de reforma agrária não avança no País a responsabilidade é dessa esquerda fundamentalista, que manobra o MST, consome verbas milionárias do Estado e proclama a criminalização dos movimentos sociais. Não há criminalização: há crimes, com autoria explícita. O MST, braço rural do PT, não quer a reforma agrária, mas sim a tensão agrária, de preferência com cadáveres em seu caminho, de modo a dar substância emocional a um discurso retrógrado e decadente. Reforma agrária não é postulado ideológico, é imperativo do desenvolvimento sustentado. Por isso a CNA a apoia. Por isso o MST e a esquerda fundamentalista não a querem...
senadora Katia Abreu

Piada do militante petista


- "Se você tivesse dois apartamentos de luxo, doaria um para o pt?"
- "Sim" - respondeu o militante.
- "E se você tivesse dois carros de luxo, doaria um para o pt?"
- "Sim" - novamente respondeu o valoroso militante.
- "E se tivesse um milhão na conta bancária, doaria 500 mil para o pt?"
- "É claro que doaria" - respondeu o orgulhoso companheiro.
- "E se você tivesse duas galinhas, doaria uma para o pt?"
- "Não" - respondeu o camarada.
- "Mas porque você doaria um apartamento de luxo se tivesse dois, um carro de luxo se tivesse dois e 500 mil se tivesse um milhão, mas não doaria uma galinha se tivesse duas?"
- "Porque as galinhas eu tenho."
Como disse o Presidente francês Jacques Chirac sobre o Lula:
-"para o Presidente Lula, o que é dele é dele, e o que é dos outros pode ser dividido."

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Russia adverte Irã para evitar fazer "demagogia política"

MOSCOU (Reuters) - O assessor chefe de política externa do Kremlin disse na quarta-feira ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que deve abster-se de fazer "demagogia política", depois de Teerã ter criticado a Rússia por apoiar novas sanções contra o Irã.
O desentendimento público se deu depois de Ahmadinejad ter repreendido a Rússia por ceder à pressão dos EUA pela adoção de novas sanções contra Teerã e ter aconselhado o chefe do Kremlin, Dmitri Medvedev, a ser mais cauteloso.
Mas o assessor chefe de política externa de Medvedev, Sergei Prikhodko, fez pouco caso da crítica, dizendo que a Rússia não é nem pró-EUA nem pró-Irã e que a política de Moscou é regida pelos interesses nacionais russos.
"Nunca ninguém conseguiu preservar sua autoridade recorrendo a demagogia política", disse Prikhodko em comunicado. "Estou convencido disso. A própria história de mil anos do Irã é prova disso."
"A Federação Russa é regida por seus próprios interesses de Estado de longo prazo. Nossa posição é russa: ela reflete os interesses de todos os povos da grande Rússia e não pode ser nem pró-americana nem pró-iraniana."
Em uma repreensão clara à República Islâmica por não ter acalmado os receios suscitados por seu programa nuclear, Prikhodko disse que a Rússia não pode aceitar incoerência e falta de transparência na resolução de questões mundiais de grande importância.
"Qualquer imprevisibilidade, qualquer extremismo político, ausência de transparência ou incoerência na tomada de decisões que afetam e dizem respeito a toda a comunidade mundial é inaceitável por nós", disse ele.
"Seria bom que aqueles que hoje falam em nome do sábio povo do Irã... tomassem nota disso", afirmou Prikhodko.

Lula quer a ONU e o abacaxi é nosso

Os jornais informam, que Lula quer a chave da diplomacia mundial ou a chave do cofre. A ONU ou o Banco Mundial. Quantos bilhões o Brasil gastou nestes oito anos para alimentar este objetivo meramente pessoal, alimentando pelo cordão de patifes que cerca Lula? O país perdoou dívidas. O país fez empréstimos do BNDES praticamente a fundo perdido para paisecos. O país apoiou ditaduras sanguinárias. O país avalizou a corrida armamentista. O país estendeu a mão para torturadores, ditadores e assassinos. Que preço alto o Brasil está pagando. Finalmente, oficialmente, verdadeiramente, aparece o grande objetivo. Lula está nu. E o nu quer a ONU. Que preço alto o Brasil está pagando.
COMENTO: O rei do abacaxi nos deixará um rombo astronomico na dívida interna. Quem vier que o descasque e nós, pagaremos é claro!

A impiedosa carga tributária de Lula


Em protesto, posto vende gasolina "sem imposto" a R$ 1,18

Em protesto contra a carga tributária no Brasil, o Instituto Ludwig von Mises e o Movimento Endireita Brasil realizaram, nesta terça-feira, o "Dia da Liberdade de Impostos", marcado pela venda de gasolina com desconto total de impostos em um posto da Zona Oeste de São Paulo. Subsidiado pelos organizadores, o litro do combustível foi vendido a R$ 1,18, 52% mais barato que os R$ 2,499 cobrados normalmente.A data da manifestação, conhecida como "Free Tax Day" em outros países, foi escolhida considerando-se que esta terça-feira é o último dos 145 dias do ano em que os brasileiros trabalharão para pagar impostos em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).Para aproveitar a oportunidade, os motoristas tiveram que chegar cedo ao posto da Avenida Sumaré, devido ao limite de 6 000 l da gasolina promocional, que deve atender cerca de 200 veículos, com máximo de 30 l cada, segundo a organização. "Rodei 40 km desde a Zona Leste e cheguei às 6 horas para ter essa oportunidade", contou o motoboy Fabiano Soares, de 26 anos, o primeiro a abastecer, às 9 horas. Também foram distribuídos adesivos para os veículos, folhetos e narizes de palhaço. Na bomba ao lado, estava o fisioterapeuta Paulo Vinícius, 29 anos, que chegou às 6h30 e participava pelo segundo ano na manifestação. "Pagar o valor verdadeiro é um absurdo. Troquei de carro em janeiro e é a primeira vez que ponho gasolina".Segundo os organizadores, o maior objetivo do evento foi mostrar o peso da carga tributária no preço dos produtos, desconhecido pelos consumidores. " Nosso intuito é conscientizar a população de que, quando compramos qualquer produto, pagamos impostos embutidos que pouca gente conhece", explicou Helio Beltrão, presidente do Instituto Ludwig Von Mises.Ricardo Salles, presidente do Movimento Endireita Brasil, apontou ainda a relação do crescimento da máquina pública com a incidência de impostos. "Nós queremos mostrar para as pessoas quanto custa, efetivamente, nas suas economias, o peso de um Estado tão agigantado e perdulário como o nosso".A ação foi realizada também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Caruaru, Brasília, São Lourenço, Colatina e Resende.

Não é piada: PM carioca faz curso para saber a diferença entre uma pistola e uma furadeira


O Comando Geral da PM do Rio de Jarneiro decidiu matricular todos os policiais militares do grupo de elite em um curso da Bosch. Segundo o coronel Rubro Caetano, a participação de todo o efetivo em um curso da empresa foi decidida após um policial da tropa de elite ter matado um morador por engano, ao confundir uma furadeira com uma arma: "Se os nossos homens tivessem feito o curso, saberiam distinguir rapidamente uma furadeira 8mm de uma pistola 9mm."
Perguntado se o estado teria verbas para arcar com mais essa despesa, o comandante garantiu que foi encontrada uma solução sem qualquer ônus para o erário: "Fechamos uma parceria de imagem com a empresa.
Eles nos dão o curso e a Polícia Militar muda o nome da sua tropa de elite para BOPESCH".O comandante confirmou também que já estão acertados novos cursos junto a uma empresa de hortifruti e outra de material de construção: "Para que os nossos policiais de elite não confundam granada com fruta de conde e manilha com bazuca", disse o militar.

TCU investiga uso do imposto sindical

Casa "modesta" onde mora o lider sindical Ataíde Francisco de Morais
De acordo com a lei vigente desde 1937, anualmente é descontado de cada trabalhador, sindicalizado ou não, o equivalente a um dia de seu salário. Só neste ano, o imposto sindical obrigatório renderá às entidades 2 bilhões de reais. Dinheiro que deveria ser revertido para benefício dos trabalhadores, mas não é o que acontece.
O presidente Lula, em 2008, liberou as centrais sindicais da prestação de contas sobre o uso do imposto, é o tipo de absurdo tão gigantesco que as pessoas não conseguem enxerga-lo, todos que lidam com dinheiro público devem prestar contas, só há um motivo para liberar uma classe da prestação de contas que é roubar.
Quem anda na linha não se incomoda com auditoria. O problema neste caso é que o PT permite que os sindicatos arrecadem livremente e uma parte do dinheiro vai para campanhas eleitorais do próprio PT, por isso Lula não exige mais a prestação de contas.
A contribuição sindical deveria deixar de ser obrigatória, só contribuiria quem estivesse satisfeito com as ações de seu sindicato, existem trabalhadores que não sabem para qual sindicato vai sua contribuição, somos roubados e não sabemos nem quem roubou.
Relação de bens de Ataíde Francisco de Morais publicada pela revista Época:
Hotel com 18 suítes, todas de frente para a praia, em Aquiraz, município ao lado de Fortaleza, Ceará.
A Pousada Solarium Beira Mar fica num terreno de 1.852 metros quadrados e foi avaliada em R$ 1,5 milhão por um empresário do setor hoteleiro da região.
Uma casa recém-construída num terreno de 465 metros quadrados num dos mais caros condomínios fechados de Osasco, o Residencial Adalgisa, no Parque dos Príncipes. A casa está entre as maiores do local e, segundo avaliação informal de um corretor, valeria cerca de R$ 1 milhão.
Uma chácara em Juquitiba, a 70 quilômetros da capital paulista.
Uma casa de praia em construção num terreno de 750 metros quadrados em Peruíbe, litoral de São Paulo.
Uma empresa de material de construção que até poucos meses atrás tinha dois endereços perto de Fortaleza.
Uma franquia recém-vendida da lanchonete Dom Sabor no centro de São Paulo.
*Por-mail,via blogspelademocracia

terça-feira, 25 de maio de 2010

Piada de presidente ou um presidente que é uma piada

Após comemorar o "extraordinário" acordo, Lula declara:
"Nós não fomos lá [ao Irã] para negociar acordo nuclear. Nós não temos procuração para isso. Nós fomos lá foi para tentar convencer o Irã a aceitar uma proposta feita pela Turquia e pelo Brasil, de sentar à mesa de negociações, e isso nós conseguimos", disse Lula durante o programa de rádio Café com o presidente.

Lula viola a lei e ameaça a candidatura de Dilma

No blog do Polibio Braga:
Tão escandolsa quanto a compra de votos de delegados do PT do Maranhão é a quarta multa tomada por Lula na sexta-feira, porque a punição sublinha com gravidade duas violações legais que o presidente promove sem arrependimento:1) Usar dinheiro público para fazer a campanha da sua candidata.2) Fazer campanha antecipada.. O presidente não se comporta como o número 1.. Lula até pode continuar violando a lei e achando pouco os valores das multas, mas dá um exemplo deplorável aos eleitores e aos cidadãos, já que demonstra que o crime compensa.. O PSDB e o DEM encurralam Lula e o PT, porque têm obtido êxito na disputa judicial. É que com isto reduz-se o impacto da tentativa de transferência de votos para Dilma.. O TSE será cada vez mais intolerante com Lula e poderá impugnar a candidatura de Dilma.
COMENTO: Será? Alguém no TSE impugnaria a candidatura de Dilma?

Governo Lula gasta mais de R$ 1,14 bi com "entidades sem fins lucrativos"


Governo Lula gasta mais de R$ 1,14 bi com "entidades sem fins lucrativos". Segundo dados do Siafi, até o final de abril de 2010, o governo do PT de Lula gastou mais de R$ 1,14 bilhão com “entidades sem fins lucrativos”, incluindo ONGs picaretas. Esse valor corresponde a 25% do que foi repassado em 2009.

Tá zero a zero, mas o árbitro é deles!

O PT não inventou a corrupção, ele apenas a banalizou em níveis justificáveis aos olhos da platéia cativa. Esta platéia, hipnotizada pelo sonho da igualdade prometida por Lula, se apega na esperança de ganhar sem trabalhar.
Ganhar sem trabalhar sempre foi a bandeira usada pela esquerda para manter cativa a massa alienada.
dgferraz, por e-mail

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil pode exportar bomba para o mundo!

Na Folha de São Paulo:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou articulações com outros líderes mundiais para definir seu futuro após deixar o cargo. Gostaria de virar secretário-geral de uma renovada ONU (Organização das Nações Unidas) ou de presidir o Banco Mundial, informa reportagem de Kennedy Alencar, publicada neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). Lula já tratou dos dois temas com outros presidentes e primeiros-ministros. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também fala com diplomatas estrangeiros. A avaliação de Lula, Amorim e alguns líderes mundiais é que o brasileiro conquistou cacife político que o credencia a assumir um posto internacional de relevo. No entanto, não interessaria a Lula virar secretário-geral da ONU no atual formato, muito dependente dos EUA e dos outros vencedores da Segunda Guerra Mundial --Reino Unido, França, Rússia e China.Mas, se for aprovada uma reforma da ONU, a começar pelo Conselho de Segurança, Lula trabalhará para disputar a secretaria-geral. Na Europa, três líderes endossam a postulação de Lula para secretário-geral: o presidente de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, o premiê de Portugal, José Sócrates, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

O movimento dos sem tela


Nelson Mota

“O Franklin Martins teve uma sacada muito grande… o Estado brasileiro garantir banda larga de graça para o povo. Se isso acontecer, todos os entendidos no assunto dizem: acaba a televisão aberta no Brasil. Porque o sujeito vai ter na tela do computador, de graça, qualquer televisão do mundo. Então, pra que ficar assistindo lá àquele casal maravilhoso das oito e meia? (…) Então eles estão de cabelo em pé, com medo de que a Dilma ganhe e implante a banda larga estatal popularizada.” São reflexões de João Pedro Stédile, a cabeça pensante do MST. Com aliados assim, será que a Dilma precisa de adversários? Que entendidos são esses? Cubanos? Venezuelanos? Dos Emirados Sáderes? Lá no “Império”, no Japão e em partes da Europa quase todo mundo tem banda larga, e há décadas a TV aberta perde espectadores, sim, mas para os canais por assinatura — que não podem ser vistos de graça na internet. Mas os milhões que assistem ao casal maravilhoso das oito e meia também já podem vêlo no celular e no laptop, além da boa e velha TV, agora em alta definição, e breve em 3-D.
E de que serviriam todas as televisões do mundo para quem não entenderia as línguas e nem conseguiria ler as legendas, se as houvesse? Mesmo com banda larga de graça, eles teriam que escolher entre Globo, SBT, Band, Rede TV e Record, ou a RTP afro-lusitana, já que a TV Brasil ninguém vê.
Vamos contar um segredo a ele: os maiores interessados na universalização da banda larga são as grandes empresas de comunicação, produtoras de conteúdo para TV aberta, a cabo, celular, internet e o que mais vier.
Desconfio que o arguto Stédile entendeu mal esta “grande sacada do Franklin Martins”, que pode até ser polêmico, mas de burro nunca foi chamado.
Pensando bem, a sacada pode ser muito boa. Para Cuba. Se lá universalizarem a banda larga a ditadura não dura uma semana.
Mas, francamente, imaginar José Serra de cabelo em pé só pode ser um delírio. Talvez o companheiro Stédile estivesse pensando em outro José, o neocabeludo Dirceu, este sim, um grande interessado na banda larga estatal: os fios justificam os meios.
*Nelson Mota é escritor,compositor e jornalista

Abrindo espaço para a corrupção


O ministro do Esporte, Orlando Silva, comemora as regras mais frouxas, enquanto o procurador Marinus Marsico, do TCU, pede cautela: a pressa às vezes é companheira da corrupção.
Em outubro de 2007, na Suíça, a Fifa anunciou que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014. Era notícia boa, mas previsível. Único candidato a hospedar um dos maiores espetáculos esportivos do planeta, já se sabia pelo menos seis meses antes que o país entraria para a reduzida galeria das cinco nações com o direito de receber pela segunda vez uma Copa. Passada a euforia, foram selecionadas as cidades-sede dos jogos, elaborados os projetos de modernização dos estádios, elencadas as obras de infraestrutura necessárias, mas quase nada se fez para resgatar tudo isso do universo das intenções. Com os prazos cada vez mais exíguos, a única alternativa para evitar o vexame de perder o direito de sediar o campeonato é acelerar o cronograma. Na semana passada, o governo anunciou a liberação de 5 bilhões de reais para realizar obras nos aeroportos. Calcula-se que mais de 500 000 turistas visitarão o país durante a Copa. Construir e ampliar os terminais hoje já saturados, portanto, é imperativo. Ciente de que está numa corrida contra o tempo, o governo também enviou ao Congresso uma lei que agiliza o processo licitatório. As medidas parecem positivas, mas têm cara, jeito e cheiro de problema.Em tese, eliminar parte da burocracia, espécie de irmã siamesa da corrupção, e dar mais agilidade ao governo para executar as obras são decisões elogiáveis sob o ponto de vista administrativo. A dúvida começa a surgir quando se observam os personagens envolvidos no processo e as experiências recentes. A bolada liberada pelo governo vai ser gerida pela Infraero, a estatal que cuida dos aeroportos brasileiros. Em 2007, a CPI que investigou o setor aéreo descobriu desvios de 500 milhões de reais em contratos da estatal com empreiteiras - as mesmas, aliás, que vão participar desta nova etapa de obras. Ou seja, mesmo com todo o rigor das regras licitatórias em vigor, meio bilhão de reais desapareceu por meio de fraudes em licitações e superfaturamento de preços. Dos treze aeroportos brindados agora com 5 bilhões de reais, quatro ainda estão com as obras paralisadas em razão de irregularidades identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Apenas na reforma do Aeroporto de Cumbica, justamente onde a situação é mais precária, foi identificado um superfaturamento de 254 milhões de reais - dinheiro que saiu do bolso dos contribuintes brasileiros e foi parar na conta bancária de larápios. Apesar disso, o governo pretende despejar ali mais 920 milhões de reais nos próximos anos.
Gustavo Ribeiro,via blogspelademocracia

O bêbado e a equilibrista

O que eu mais temia aconteceu. Da mesma maneira que aconteceu na eleição passada a oposição começa a perder. De nada adianta o esforço para mostrar a este povo medíocre o perigo que nos (os) ameaça. Como criança tola, flerta com o perigo, põe o dedo na tomada para ver se dá choque. Depois chora mais é tarde. Querer que eu acredite que bastaram 10 minutos de exposição em um programa de TV para o crescimento de uma candidatura é menosprezar a minha inteligência. A TV não é um oráculo a quem eu obedeça cegamente. Meu voto é meu. É da minha única e exclusiva convicção e responsabilidade. Da mesma forma que apoios de prefeitos e governadores não determinam nada. O prefeito e o governador são donos do seu voto, e quem sabe, da mulher e dos filhos. Do meu não! Eles não mandam em mim. É como se soubessem que estão fazendo besteira e depois procurar um culpado pela irresponsabilidade. Lembro no tempo do Collor quando nada adiantava. Chegavam ao cúmulo de dizer "ele é lindo" como se beleza física qualificasse alguém para a presidência. Agora querem o "bêbado e a equilibrista"? Que fiquem com eles mas depois não venham reclamar.
Via blogspelademocracia

domingo, 23 de maio de 2010

Ela está sempre mal humorada

Na última sexta-feira, Dilma Roussef se irritou com uma tradutora na coletiva de imprensa.
A pré-candidata petista em Nova York. Dilma Rousseff chegou a chamar a tradutora de "minha santa". E olhe que quando ela chama de "minha santa" não é com carinho! Dilma, que preferiu falar em português, chegou a elogiar o primeiro tradutor. A partir da metade da entrevista, a tradução ficou por conta da angolana Marísia Lauré. Perguntada sobre o delicado tema da autonomia do Banco Central, Dilma falou da "autonomia operacional" do órgão. Lauré esqueceu uma das palavras e Dilma completou, em inglês: "operational autonomy". Em seguida, repreendeu a tradutora. "Eu peço para você traduzir literalmente, porque é complicado [o tema]". Dilma passou a falar sobre privatizações e as empresas que acredita que deviam permanecer públicas, como Petrobras, Eletrobras, as do setor elétrico e bancos públicos. A tradutora esperou que a convidada concluísse a frase para traduzir. Ao final, Dilma conferiu com a platéia: "Não faltou [o trecho] da Petrobrás?". Na frase seguinte, Dilma ouviu o início da tradução e, achando que havia mais um erro, interrompeu Lauré. "No, no,no. Yes, yes, yes", emendou, ao se dar conta de que a frase traduzida estava correta e arrancando risos da platéia. "Eu prefiro que você copie e faça [a tradução depois] porque se não eu vou quebrar meu raciocínio todo, tá bom?", pediu Dilma à tradutora.
Fonte: Folha Online

Se beber não dirija


20 anos de campanha contra as drogas e álcool no trânsito.