sábado, 9 de janeiro de 2010

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher

A bela atriz Adriana Esteves

Governo Indiano rejeitou os aviões que Lula insiste em comprar

Charge de Thomas Larson
O avião-caça Rafale, francês, multi-motor-fighter foi considerado fora de cogitação na compra de 126 aviões de combate para a Força Aérea da Índia, cujo contrato estima-se no valor US $ 10 bilhões. O Rafale, um dos seis concorrentes, foi oficialmente rejeitada pelo Ministério da Defesa em razão do não cumprimento dos requisitos qualitativos do contrato.
A IAF afirmou que todos os seis candidatos - F-18 americanos e F-16, Eurofighter Typhoon, russo MiG-35, sueco Gripen NG e o Rafale, para a média Multi Role Combat Aircraft (MMRCA), cumpriram exigências técnicas.
Mas um alto funcionário do Ministério da Defesa disse hoje que o Rafale Dassault Aviation foi rejeitado na fase de avaliação técnica por não atender aos requisitos mínimos de desempenho detalhados no edital. Ensaios de vôo para os restantes cinco participantes da licitação, deverão começar dentro de três meses, disse o oficial.
Informaçoes do Jornal Indian express

Lula prepara (de novo) o golpe de Estado do terceiro mandato

SE ISSO PROSPERAR, VOLTAMOS À ESCURIDÃO POLÍTICA

Por Carlos Hugo Studart:
Desde que foi criado, há 28 anos, o PT vem sendo chamado pelos intelectuais liberais de a “UDN de macacão”. Esse apelido, inventado pelo professor Cláudio Lembo, tinha por objetivo ironizar o falso-moralismo e a histeria denuncista demonstrados pelos petistas – obviamente até estourar o escândalo do mensalão. Pois agora o PT apresenta uma outra característica daquela velha UDN do brigadeiro Eduardo Gomes: a atração atávica por golpes de Estado.Pois o presidente Lula voltou a se movimentar pelo terceiro mandato. Ano passado ele ensaiou a idéia duas vezes.
Leia mais aqui

A imprensa em direção ao abismo

Entre os grandes veículos, só O Globo e os principais jornais da TV Globo deram o devido destaque à ameaça de censura à imprensa contida no tal “decreto dos direitos humanos”, aquela peça notavelmente autoritária que vale por uma espécie de miniconstituinte. O texto resolveu cuidar de tudo: além da revanche contra os militares, da extinção da propriedade privada e do cerceamento à imprensa, trata do casamento gay, da descriminação do aborto, de quilombolas, pescadores, hortas, viveiros, pomares… Em suma, meus caros leitores, pensem aí numa palavra qualquer e acionem a tecla “localizar”. Se a procura der negativa, é só questão de achar o sinônimo.
Trata-se de uma absoluta novidade jurídica - e, como diz certo clichê, se é coisa que só dá no Brasil, não sendo jabuticaba, então é besteira. O decreto, como demonstrei aqui, é uma peça notável de proselitismo político, pautado pela extrema esquerda do PT. Os dois setores mais visados por sugestões de caráter claramente punitivo são a agroindústria E A “MÍDIA”.
Imaginem tudo acontecendo conforme querem Dilma Rousseff, Franklin Martins, Paulo Vannuchi, Tarso Genro e… LULA - AQUELE QUE SEMPRE SABE DE TUDO. A imprensa será controlada por um “tribunal de ética” (num artigo, José Dirceu perdeu o pudor de vez e chamou de “tribunal”) formado pelo PT, conforme proposta aprovada na Confecom, e por um tribunal dos direitos humanos, também controlado pelo partido. Eles definirão o que pode e o que não pode ser escrito. Tudo depende do Congresso, conforme deixei claro no primeiro artigo que escrevi sobre o decreto. Mas isso é só um perigo adicional.
A despeito dos fatos, esses setores da imprensa preferem fazer de conta que o decreto atinge os interesses de “ruralistas, católicos e militares reacionários”. Não são dignos da liberdade de que desfrutam — liberdade conquistada pela resistência democrática e que nada deve, nem uma miserável vírgula, aos terroristas que tentaram implementar uma ditadura comunista no país. Se não dispunham dos meios adequados e/ou suficientes para lograr seus objetivos, isso só revela a sua estupidez adicional, sem jamais enobrecer os seus propósitos.
Porque os idiotas não estão à altura dessa liberdade, há quem se ofereça para dispor dela, solapando-a. Candidatam-se a áulicos do rei, a serviçais do regime, a escribas do poder. Bem, se assim acontecer, o vício já então adquirido certamente não lhes há de provocar qualquer estranhamento. Acostumados a servir por vontade, nem irão perceber que terão passado a servir por obrigação.
Boa parte da imprensa caminha feliz para o abismo, como aquela imagem na carta de Tarô. E prefere acusar o “exagero” e a “paranóia” de quem lhes causa o incômodo de chamar a coisa pelo nome que a coisa tem. Não entendo rigorosamente nada de adivinhações. Católicos são aborrecidamente racionais para se dedicar a essas coisas. Não tenho a menor noção se, embora aparentemente negativa, a carta traz um bom auspício. Uma coisa eu sei sem adivinhação nenhuma: a liberdade de imprensa é o próximo alvo dos petistas. E a dita grande imprensa está tomada de jornalistas que, na prática, indagam: “Liberdade pra quê?”
Extraído do texto de Reinaldo Azevedo – Texto original aqui

Consumo vai ampliar a inflação

O brasileiro deve se preparar porque o custo de vida subirá este ano. Poderemos nos deparar com maior índice de inflação, já que a economia poderá registrar consumo maior.
"As pessoas vão comprar mais e isso tende a elevar os preços dos produtos", afirma a economista Andréia Tonani, também professora do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto-SP.
Segundo a professora Andréia Tonani, o provável crescimento da inflação não deve preocupar. "O aumento que falamos para 2010 poderá significar uma recuperação, ou seja, a saída da crise econômica", comenta.

E o filho do Brasil foi um fiasco

A distribuidora Downtown Filmes, responsável pelo lançamento de "Lula, o filho do Brasil", fechou novo acordo com sindicatos e exibidores do filme para que qualquer trabalhador sindicalizado pague meia entrada em todos as salas de cinema do país para assistir ao filme.
Esse é o terceiro acordo que a Downtown Filmes faz com os sindicatos, com o propósito de promover e atrair mais público para o filme. Até agora somente 329.278 foram até os cinemas para ver a produção orçada em R$ 12 milhões, ou seja, o filme mais caro da história do cinema brasileiro. Para as expectativas, um fiasco!
Comento: O apelo para um público dirigido ( os sindicalistas e sindicalizados ) pode atrair público "a preços subsidiados". É uma apelação no sentido mais perjorativo. O apedeuta achou que encheria as salas do país com preços subsidiados. Nem assim... será.
*Com informações da Folha Online

Qual é a tua Aécio Neves?

Os jornais informam que Hélio Costa (PMDB-MG), o favorito em todas as pesquisas para ser o sucessor de Aécio Neves (PSDB-MG) em Minas Gerais, pode abandonar a sua posição de liderança para ser o candidato a vice-presidente, compondo a chapa com Dilma Rousseff (PT-RS). Com isso, Antônio Augusto Anastácia(PSDB-MG), o inexpressivo vice-governador e preferido de Aécio Neves, que tem um terço das intenções de votos de Costa, poderia decolar nas pesquisas e suceder o tucano, apoiado pela força da máquina e pela inegável popularidade do atual governador. O PMDB apoiaria Anastácia. Parte do PT faria corpo mole para Anastácia. E Aécio Neves faria o quê? Apoiaria a mineira Dilma Rousseff, assim como apoiou Lula em 2006, traindo novamente o seu partido e o seu país. Aécio Neves ainda precisa mostrar que é confiável. Ou vai passar para história conhecido como Aécio Silvério Neves, jamais chegando à presidência que tanto almeja. Li no blog Coturno noturno.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O PT tenta matar a democracia num processo lento

"Boa parte das pessoas - no jornalismo, então, nem se diga! - prefere perder a vergonha a perder o conforto da companhia, a sensação de pertencer a um grupo ou a uma corporação. Por isso há tanta mesmice no jornalismo."
Os bestalhões saíram a defender um decreto que tinha na criação da tal comissão o seu aspecto menos deletério, embora igualmente absurdo. Ocorre que, entre outras barbaridades, o mesmo texto que contempla aquela aberração também extingue, na prática, o direito de propriedade e institui a censura sob o pretexto de defender os direitos humanos. Vale dizer: alguns “patrões da mídia” (como gostam de dizer a esquerda e muitos vigaristas que participaram da Confecom) estão pagando o salário de solertes companheiros que lhes põem uma corda no pescoço - e no pescoço do regime democrático. Em muitos casos, com efeito, trata-se de covardia; em outros, de ação partidária, deliberada: estão cumprindo uma tarefa.
Alguns “juristas petralhas” (como se não houvesse nisso um clamoroso oximoro…) resolveram lembrar que a decisão será do Congresso etc e tal. Não tentem me ensinar o que eu mesmo escrevi no primeiro texto de ontem: “Muito dirão que quase tudo o que há naquela estrovenga depende de projeto de lei e que será o Congresso a dar a palavra final. E daí? O texto não se torna constitucional por isso. Ademais, dados os métodos de cooptação dessa gente, isso não significa uma garantia, mas um risco adicional.”
Petralhas e até alguns inocentes acusaram: “Você está exagerando na interpretação do decreto”. Não estou. O governo é que exagera na empulhação. E volto, então, ao início dessa conversa. Não se mata a democracia do dia para a noite. Seu último suspiro é apenas o ponto extremo de uma longa trajetória. Se é um regime de liberdade o que queremos, pautado pelos códigos legais que nos fazem também um estado de direito, então o decreto de Lula há de ser alvo do nosso repúdio. E ele tem de ser expresso agora, não depois, antes que se multiplique em projetos de lei num Congresso que já não morre de amores pela imprensa.
A Confederação Nacional de Agricultura, felizmente, reagiu ontem com firmeza. Numa entrevista, a presidente da entidade, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), não poderia ter sido mais exata: “Quando o governo apresenta um documento de intenções dificultando e obstruindo a urgência em reintegrar posse e concessão de liminares, de certa forma, está apoiando os movimentos criminosos que invadem terras, e isso nós não podemos permitir” (no Jornal Nacional, aqui).
Ditosos produtores rurais que têm uma entidade atenta a seus direitos - notando que o decreto ameaça quaisquer propriedades, também as urbanas. Já a imprensa pisa nas próprias liberdades distraída.
É que os esbirros do petismo que defendem a criação da ”Comissão da Verdade” estão tão imbuídos do espírito humanista que não se importam nem mesmo em recorrer à mentira para fazer o que entendem ser “justiça”.
* Li no blog do Reinaldo Azevedo - Texto original aqui

Katia Abreu: "Governo tenta segregar o agronegócio"

O setor agrícola reagiu nesta quinta-feira ao decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que instituiu o programa. Segundo a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o plano discrimina o setor agrícola ao afirmar que o agronegócio viola os direitos humanos no país.
A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), acusou o governo de elaborar um plano ideológico contra o agronegócio em um texto com "plataforma socialista" do governo federal.
"Eu vejo uma parte deste governo que têm tendência bastante radical, ideológica, de esquerda extrema. Isso é uma plataforma socialista de governo, uma tentativa explícita de segregação do nosso setor, de preconceito abusivo", disse Abreu.
A senadora disse que um dos anexos do plano afirma que o agronegócio "não tem preocupação nem compromisso com os direitos humanos dos pequenos e médios agricultores, e das populações rurais". O setor também não teria preocupação com os direitos trabalhistas dos trabalhadores rurais, de acordo com a senadora.
Leia mais na Folha Online

Acredite: Arruda pede perdão por envolvimento em corrupção

De Márcio Falcão na Folha Online:
Em um longo discurso nesta quinta-feira, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), pediu perdão indiretamente por ser acusado de participação em um esquema de corrupção. Sem apontar quais seriam seus erros, o governador disse que tem passado os últimos 40 dias perdoando aos que o agridem porque só assim poderá "pedir perdão por seus pecados".
Ao falar durante a cerimônia de posse de diretores da rede pública de ensino, Arruda disse que tem sofrido agressões por causa da força das imagens do vídeo no qual aparece recebendo dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, delator do esquema de pagamento de propina a parlamentares aliados. "Talvez, ingenuamente, permiti que esses interesses contrariados ficassem tão próximos de nós. Devo também ter cometidos erros, é claro. E todos os dias, eu tenho nesses 40 dias... Eu quero dizer a vocês, de coração mesmo, que eu já perdoei todos os que me agrediram. Eu perdoo, a cada dia, aos que me insultam. Eu entendo as suas indignações pelas forças das imagens. E sabem por que eu perdoei? Porque só assim eu posso também pedir perdão dos meus pecados", disse.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Campanha da Dilma: PSDB contesta no STF créditos extras do governo

Dilma, além dos comícios, verbas para quem quer verbas

PSDB protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação direta de inconstitucionalidpara contestar medida provisória editada pelo governo Lula que abre créditos extraordinários para órgãos e entidades do Poder Executivo. A MP direciona R$ 18 bilhões para a implantação do trem de alta velocidade que ligará o Rio de Janeiro e São Paulo, para a construção de terminais fluviais no Amazonas e implantação e melhoria de sistemas públicos de abastecimento de água em municípios de até 50 mil habitantes. De acordo com o PSDB, pela Constituição, o crédito extraordinário só pode ser aberto para “atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública”.
A dinheirama, coincidentemente, foi alocada pelo governo Lula para fazer face ás despesas em pleno ano eleitoral. A Suprema Corte deverá analisar a ação apenas em fevereiro.
.......................................................................................
Comento: 18 bilhões é muito dinheiro,principalmente, considerando a intenção de "fatiá-lo" entre municípios de até 50 mil habitantes. É, sem dúvida, uma estratégia eleitoral que faria a alegria de milhares de prefeitos neste país. Angariar "cabos eleitorais" com nosso dinheiro...

É do Peru, Lula!

Apesar do exagerado ufanismo de Lula e seus asseclas ( quem dera tudo fosse realidade ) o Brasil perde feio para o pequeno Peru, país da América do Sul muito bem administrado e sem alardes. Vejamos os dados:
1. As exportações peruanas cresceram 250% em quatro anos, de 2004 a 2008. Nesse período diminuiu 12,4 pontos a pobreza e aumentou 17,5% o investimento privado. Nos últimos anos o Peru assinou grande quantidade de acordos de livre comércio e negocia outros tantos. Dia 28 de dezembro o risco país do Peru era de 166 pontos, o do Brasil, 194; Colômbia 200; Argentina 659; e a Venezuela, 1032.
2. Desde a década de 80 até Fujimori (presidente entre 1990 e 2000), a entrada média de investimentos foi de 30 milhões de dólares anuais. Na década de 90 foi de US$ 2,3 bilhões. Em meados dos anos 90, o Peru figurou entre os dez principais países em desenvolvimento receptores de investimento estrangeiro direto. Nos anos 90, a Argentina recebia 3 vezes mais investimentos que o Peru. Hoje recebe a metade.
3. Entre 1992 e 2007 o PIB do setor mineral triplicou. Entre 1993 e 2003, o investimento nesse setor foi de US$ 6,7 bilhões e depois se acelerou. A lei de investimento estrangeiro garante a estabilidade das regras, inclusive fiscais. A previsão de crescimento para 2010 é de 5,5% e a inflação entre 1,5% e 2,5%, com um superávit comercial de US$ 8 bilhões. Peru é um grande exportador de matérias primas, principalmente minerais como cobre, ouro, prata e zinco.
*Fonte: Blog do César Maia

Curte Lula, "tô pagandoooooooo!"

Foto agência A Tarde
A Marinha informou ontem que gastou R$ 800 mil para reformar a casa de praia onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o Réveillon deste ano, na Bahia. A casa é parte das instalações da Base Naval de Aratu, área privativa na praia de Inema, a 40 km de Salvador.
É a quarta vez consecutiva que Lula passa férias de fim de ano no local. A Marinha não especificou o período em que as obras foram realizadas. Disse, em nota, tratar-se de uma "casa de fazenda, carecendo de obras de estruturas e conforto, visto que suas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias ainda remontam à época de sua construção", o ano de 1936.
Questionada se a reforma foi feita apenas para recepcionar Lula e seus convidados neste fim de ano, a Marinha não respondeu.
*Li na Folha de São Paulo

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Palestinos recusam proposta de Lula

Ministro Riad Malki
O governo da Autoridade Palestina agradeceu, mas recusou por enquanto a proposta do presidente Luiz Inacio Lula da Silva de realizar um amistoso da seleção brasileira de futebol contra um combinado de jogadores israelenses e palestinos. A proposta já havia sido ironizada pela imprensa internacional, que alertava que Lula esperava resolver um problema milenar com o futebol. Lula queria a partida durante sua turnê pelo Oriente Médio, em meados de marco. Hoje, respondendo a uma pergunta do Estado, o ministro de Relacões Exteriores da Autoridade Palestina, Riad Malki, confirmou que a ida da seleção nao deve ocorrer por enquanto. "Apreciamos a oferta de Lula para mandar a seleção. Consideramos que, por enquanto, porque não ha processo de paz e ainda há um impasse de ambos os lados, o momento pode não ser o certo para fazer isso", disse o chanceler.

*Li no O Estado de São Paulo - Texto original aqui

Indio também vota

De Leonencio Nossa, da Agência Estado:
A Fundação Nacional do Índio (Funai) ampliará seus poderes nos grotões amazônicos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a cumprir uma promessa feita há dois anos a lideranças indígenas. Ele assinou nesta segunda-feira, 28, decreto que reforça a estrutura da entidade, com o aumento de 20% no número de funcionários já em 2010. Atualmente, o órgão conta com 2400 servidores. No próximo ano, serão abertas 425 vagas por concurso de nível superior e 85 cargos comissionados de nível médio. Até 2012, entram outros 2.645 concursados.O número de postos indígenas em áreas com indícios de tribos isoladas passará de seis para 12, segundo informou o presidente da Funai, Márcio Meira. Atualmente, 100 servidores trabalham na proteção a comunidades sem contato com a sociedade nacional. A área de isolados, considerada o "filé mignon" da Funai, por atrair o interesse da comunidade internacional, terá 75 novos indigenistas.

PSOL pede impeachment de vice-governador de SC

De Ana Conceição - Agencia Estado:
O diretório do PSOL de Santa Catarina protocolou ontem, na Assembleia Legislativa, um pedido de impeachment do vice-governador do Estado e ex-senador, Leonel Pavan (PSDB). O documento foi entregue pelo presidente estadual da legenda, Afrânio Boppré.A solicitação deverá ser analisada pela Assembleia a partir de 4 de fevereiro, quando os deputados retornam do recesso parlamentar. O pedido deve enfrentar dificuldades para tramitar na Casa, já que o PSOL não tem nenhum deputado estadual eleito.Boppré, pré-candidato do PSOL ao governo do Estado, protocolou o pedido no mesmo dia em que Pavan decidiu adiar a posse como governador interino para que o titular, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), se retirasse para disputar uma cadeira ao Senado nas eleições deste ano. De acordo com a assessoria do vice, ele precisa de tempo para preparar sua defesa em um caso de denúncia por corrupção.Pavan foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por corrupção passiva, advocacia administrativa e violação de segredo profissional depois que seu nome surgiu durante a chamada Operação Transparência da Polícia Federal, que investigou suposto caso de corrupção envolvendo a empresa Arrows Petróleo do Brasil, o vice-governador e outras seis pessoas.O esquema teria envolvido o pagamento de R$ 100 mil para que Arrows recuperasse sua inscrição na Secretaria da Fazenda. A inscrição foi cancelada porque a empresa deve impostos ao Fisco. Sem a inscrição, a Arrows não pode operar no Estado.No documento, que possui 14 páginas, o PSOL pede o afastamento imediato do vice-governador até que a assembleia termine as investigações. O PSOL também quer a cópia integral do processo que tramita no Tribunal de Justiça, incluindo os vídeos e áudios que comprovariam as acusações contra o vice-governador - as imagens estão protegidas pelo segredo de Justiça.A assessoria de imprensa de Pavan informou que o vice-governador não vai se pronunciar sobre o pedido de impeachment por se tratar de uma questão partidária. Procurada, a executiva regional do PSDB ainda não se pronunciou sobre a ação.

O preço do homem do ano


'Decisão sobre caças será sempre política', diz Celso Amorim
O Presidente Lula já manifestou preferência pelo Rafale e tem dito que compra é para consolidar parceria com a França.
O chanceler Celso Amorim afirmou nesta quarta-feira, 6, em Genebra, que a decisão sobre os caças que serão comprados pelo governo brasileiro "será sempre política". Segundo Amorim, a escolha sobre o caça vencedor da licitação será do presidente Lula, que pretende ignorar relatório do Comando da Aeronáutica que avaliou o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o melhor para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), informou um de seus mais próximos auxiliares. Lula já manifestou a preferência pelo caça francês Rafale e tem repetido que a decisão sobre a compra dos 36 aviões é "política e estratégica" para consolidar a parceria entre o Brasil e a França.
*Com informações da Agência Estado

Juiz é acusado de reter ação contra PT

De Fausto Macedo, no O Estado de São Paulo:
A Promotoria do Patrimônio Público e Social representou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o desembargador Antonio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça de São Paulo - a quem acusa de reter há 3 anos e meio os autos de investigação sobre supostas irregularidades envolvendo o Instituto Florestan Fernandes (IFF), ligado ao PT, na gestão Marta Suplicy (2001-2004).O documento informa que desde 7 de julho de 2006 Malheiros "não adotou providências visando a levar o caso para julgamento definitivo pela 3ª Câmara de Direito Público do TJ". A promotoria sustenta que está diante de "fatos gravíssimos, com provável prejuízo ao erário de mais de R$ 12 milhões causado por agentes públicos".Malheiros concedeu liminar em agravo de instrumento da defesa do IFF contra decisão do juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, que havia decretado a quebra do sigilo fiscal, bancário e financeiro da entidade.Marta não é alvo da apuração, mas ex-secretários dela. O promotor Saad Mazloum apura se o instituto foi favorecido em subcontratações. Para rastrear a movimentação de recursos, o Ministério Público ingressou com ação cautelar na Justiça alegando que cinco secretarias municipais firmaram, sem licitação, ao menos 11 contratos de prestação de consultoria, no valor de R$ 12,8 milhões, com duas fundações que teriam subcontratado o instituto. Ao CNJ a promotoria alerta que a investigação "não pode avançar, pois depende de informações e documentos bancários e fiscais"."A representação perdeu o objeto porque já decidi levar a julgamento o agravo nas próximas sessões", reagiu Malheiros. "Tive muito cuidado para decidir porque esse tipo de demanda requer cautela especial. O Ministério Público está absolutamente correto. Houve mesmo uma demora grande, mas procurei verificar tudo direitinho para ver se é caso ou não de quebra de sigilo."Em nota, Maria Tereza Augusti, presidente do IFF, classificou o procedimento da promotoria de "ação equivocada". Segundo Tereza, "embora totalmente infundadas, tanto é assim que, passados mais de três anos, nada se comprovou contra o IFF, as alegações do Ministério Público foram fartamente difundidas na imprensa, causando sérios danos à imagem e reputação do instituto, forçando-o inclusive a paralisar suas atividades"."O IFF tem tanto ou mais interesse do que o Ministério Público de ver o recurso definitivamente julgado pelo tribunal", diz a nota. "Afinal, não apenas é o autor do recurso, como tem plena convicção de que a corte manterá a decisão do relator do processo de bloquear a arbitrária investida contra o instituto."
*Texto original aqui

PSDB faz representações contra PT

O PSDB parece haver descoberto que o ano eleitoral já começou para o PT e partiu para ofensiva. Antes acomodados numa confortável liderança, os tucanos mudaram de estratégia e até entraram com duas representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para impedir a exibição do programa do PT em maio.
Nelas, o PSDB acusa o PT de "terrorismo eleitoral", propaganda antecipada e promoção pessoal de Dilma no programa partidário veiculado em dezembro. A propaganda eleitoral só é permitida a partir de julho. Numa das representações, o PT é também acusado de incitar o preconceito de classe, ao afirmar que tucanos "separavam o que consideravam coisa de pobre e coisa de rico".
"Para eles, apenas os ricos pareciam ter o direito de ser feliz", dizia a propaganda, após listar carne e carro como "coisa de rico" e desemprego e escuridão como "coisa de pobre".
* Li na reportagem de Catia Seabra no Folha de São Paulo.

Briga de petistas no Rio de Janeiro

De Ilimar Franco em O Globo:
Os petistas que apoiam o prefeito Lindberg Farias vão se reunir dia 15 de janeiro para relançar seu nome à sucessão estadual. Avaliam que a direção regional petista resiste a apoiar sua candidatura ao Senado.
Estão irritados, sobretudo, com a interferência do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), a favor de Benedita da Silva. Lindberg dá o grito de guerra: "Os paulistas nunca mais vão intervir no PT do Rio de Janeiro".

Petistas que mentem - Eles não mudam nunca

Propaganda enganosa - Está no site do respeitável Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) um artigo capaz de incendiar os ânimos na blogosfera Assinado por Marcos Verlaine, jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap, o artigo tem como título "Lula x FHC: por que os tucanos evitam as comparações". No final do artigo, seu autor escreve: "Estes dados não foram inventados por mim, muito menos por algum petista ou pelo governo. São da conceituada revista britânica The Economist".
Logo abaixo do artigo, uma leitora chamada Ana Maria escreveu: "Marcos, este "artigo" não é seu. Você apenas copiou um panfleto petista que circula na internet desde que saiu essa edição da Economist. Até onde sei, o autor dessa "comparação" foi o Emir Sader e não a Economist! Pelo menos, foi repassada ao blog do Paulo Henrique Amorim, há várias semanas, pelo Fernando Moraes, que atribuiu a autoria ao Sader. Até porque são falsos, mera peça de propaganda - enganosa, aliás -, jamais poderiam ter sido publicados na Economist. Tenho a Economist aqui. Se quiser, mando-lhe o link original ou a tradução. Nem remotamente a reportagem diz o que você supostamente transcreve. Ao contrário, diz, por exemplo, o que segue: "Lula tem razão em dizer que seu país merece respeito, assim como ele merece muito dos agrados que recebe. Mas ele também foi um presidente de sorte, colhendo os frutos da alta do preço das commodities e operando a partir da sólida plataforma para o crescimento erguida por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso."Mais dois leitores comentam o artigo de Verlaine: "Escrito por petrafan, janeiro 05, 2010: Não é possível encontrar esses dados na Economist pela simples razão de que eles são falsificados". "Escrito por Marcelo Soares, janeiro 05, 2010: Prezado Marcos, tenho aqui comigo a versão impressa dessa edição da Economist e não consigo encontrar esses dados que você menciona. Pode informar em que página da revista, ou ao menos em qual dos artigos, eles estão?". Verlaine nada disse até agora. Nem a direção do DIAP.

* Li no blog do Noblat - Texto original aqui

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PSDB decide engrossar o tom das críticas ao governo Lula

De Thiago Herdy no Correio Braziliense:
Para tentar frear o crescimento da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nos próximos meses, e evitar que ela continue a beber da alta popularidade do presidente Lula, o PSDB promete elevar o tom das críticas ao governo petista, a 10 meses da eleição presidencial. A opção por uma estratégia mais agressiva foi acertada ontem na primeira reunião do ano com representantes da cúpula do partido, no Rio de Janeiro.O primeiro ato depois do encontro, que simbolizará a nova postura do partido, é o ingresso de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o PT, pedindo à Justiça Eleitoral que considere propaganda antecipada as inserções de rádio e televisão veiculadas pelo partido governista em dezembro do ano passado. As mensagens apresentaram a ministra e pré-candidata Dilma como estrela principal das realizações do governo Lula.O PT promete reagir e devolver o ato com a mesma moeda, provocando o TSE a também declarar propaganda antecipada as inserções do PSDB que apresentaram as realizações dos governadores e então pré-candidatos do PSDB ao governo federal, José Serra e Aécio Neves. Nos programas, a dupla exaltou realizações e o modo tucano de governar, em vez de bater em Dilma ou em Lula. O tom do PSDB mudará nos próximos dias, quando o partido cobrará uma atuação mais forte dos parlamentares, seja na Câmara ou no Senado, para que contestem realizações e números divulgados pelo governo federal. Pesquisas internas do partido confirmam a força e a popularidade do presidente Lula, mas mostram também a insatisfação de setores da opinião pública com a atuação do governo em áreas como infraestrutura, saúde e segurança pública.
Leia mais aqui

2010 começa com dois abacaxis militares para Lula

Da Folha Online:
Após as férias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá resolver dois "abacaxis" na área militar, segundo Eliane Cantanhêde, colunista da Folha e da Folha Online. Um deles refere-se ao Plano Nacional de Direitos Humanos, que cria a chamada "Comissão da Verdade", para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar (1964-1985). De acordo com a colunista, "os militares acham que suas sugestões não foram consideradas e o plano ficou desequilibrado". O Plano Nacional colocou em lados opostos o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) e a cúpula militar do governo --apoiada pelo ministro Nelson Jobim (Defesa). Os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ameaçaram pedir demissão caso o presidente Lula não revogue alguns trechos do plano. Outro abacaxi está relacionado ao projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que a Aeronáutica entregou a Jobim sobre o projeto de compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG, da sueca Saab, foi o mais bem avaliado, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo lugar. A informação foi antecipada por Cantanhêde na Folha desta terça-feira. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em setembro passado pelo Planalto, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica não havia sido concluída. No meio disso tudo, segundo Cantanhêde, paira ainda a possibilidade de o ministro Nelson Jobim não encerrar o primeiro semestre no cargo. "Ele está doido para ir para casa", completa a colunista.

Serra e Dilma intensificam inaugurações

Os dois principais pré-candidatos ao Planalto, o governador de São Paulo José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), têm a agenda tomada por inaugurações em 2010, informa a reportagem de Fernando Barros de Mello e Simone Iglesias no Jornal Folha de São Paulo.
No ano em que pretende eleger Dilma como sucessora usando o Programa de Aceleração do Crescimento, o presidente Lula deve inaugurar ao menos 203 obras. Desde fevereiro de 2007 -- início do programa --, Lula foi a 52 inaugurações. O presidente deixou para 2010 inaugurações de 178 escolas técnicas, tema que, depois de vistorias a obras de infraestrutura, dominou a agenda de viagens presidenciais país afora em 2009.
A lista de Serra contempla sobretudo áreas que são vitrines da gestão, que promete entregar 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades). Até hoje, são 19. O governo prevê 5.000 unidades habitacionais e 5.000 títulos de propriedade. O governo paulista também centra fogo nas obras do metrô. A promessa é que no primeiro trimestre estejam prontas as novas estações Faria Lima e Paulista, primeiro trecho da Linha 4-Amarela do Metrô.
Se anunciarem as candidaturas oficialmente, Serra e Dilma terão de deixar seus governos até 3 de abril. Serra tem 37% das intenções de voto, e Dilma, 23%, segundo o Datafolha.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Voa Lula, voa!

Um leitor gaúcho, que escreveu para a coluna do Jornalista Claudio Humberto, propõe uma campanha nacional “Lula, 365 dias fora do Brasil”.
O leitor, atento, atribui o bom momento do país ao fato de que sem o presidente, quem manda é o chefão do Banco Central, Henrique Meirelles.

Governo perde 20,5 Bilhão para "turbinar" ano eleitoral

No Correio Braziliense:
Incapaz de mobilizar sua base para votar alterações no Orçamento 2009, o governo viu rumarem à gaveta R$ 20,5 bilhões em créditos adicionais(1) enviados ao Congresso que não foram aprovados antes do recesso parlamentar. As propostas remanejariam recursos de ministérios e empresas estatais para obras consideradas prioritárias para o ano eleitoral, como parte do esforço para encorpar a candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Mas esbarraram na desmobilização de deputados e senadores aliados e na resistência da oposição.O valor engavetado representa quase metade dos R$ 49,8 bilhões em créditos especiais e suplementares enviados ao Congresso ao longo de 2009 e um golpe nos planos do governo de concentrar os recursos orçamentários em ações e programas que rendam dividendos eleitorais na próxima campanha ao Palácio do Planalto. Com o dinheiro realocado, a meta seria privilegiar obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em execução e obras de estatais, como Petrobras e Eletrobrás, responsáveis por parte significativa dos investimentos da União.Segundo o vice-líder do governo na Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Colbert Martins (PMDB-BA), a apreciação dos créditos foi prejudicada pela votação do Orçamento de 2010, feita ao longo da semana antes do Natal, antes do recesso parlamentar. A isso, soma a resistência dos partidos da oposição, à qual atribui caráter eleitoral. "Naquele momento, os acordos eram necessários para votar o Orçamento, ficou difícil votar os créditos. A obstrução fica muito mais dura quando há a perspectiva de uso dos recursos para fins eleitorais", avalia.Ao todo, os partidos de oposição - PSDB, DEM e PPS - conseguiram barrar a votação de 16 créditos adicionais. O líder do DEM na CMO, deputado Cláudio Cajado (BA), argumenta que as propostas que foram à gaveta contemplavam emendas de parlamentares governistas com recursos para obras em suas bases eleitorais. "Os deputados da base conseguiriam liberar os recursos para apoiar o governo. Já os parlamentares da oposição não teriam o mesmo tratamento, ficariam em desvantagem. Estamos em ano eleitoral", admite.
Leia mais aqui

FHC foi melhor para as classes menos favorecidas

Leiam, abaixo, o artigo de Élio Gaspari na Folha de São Paulo:
O professor Claudio Salm investigou os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1996 e 2002 (anos tucanos) e daí a de 2008 (anos petistas). Ele verificou que a ideia segundo a qual Nosso Guia mudou radicalmente a vida do andar de baixo nacional é propaganda desonesta. Estimando-se que no andar de baixo estejam cerca de 50 milhões de pessoas (25% da população), o que se vê nas três Pnads estudadas por Salm é uma linha de progresso contínuo, sem inflexão petista. Em 1996, quando Fernando Henrique Cardoso tinha um ano de governo, 48,5% dos domicílios pobres tinham água encanada. Em 2002, ao fim do mandato tucano, a percentagem subiu para 59,6%. Uma diferença de 11,1 pontos percentuais. Em 2008, no mandato petista, chegou-se a 68,3% dos domicílios, com uma alta de 8,7 pontos. Coisa parecida sucedeu com o avanço no saneamento. Durante o tucanato, os domicílios pobres com acesso à rede de esgoto chegaram a 41,4%, com uma expansão de 9,1 pontos percentuais. Nosso Guia melhorou a marca, levando-a para 52,4%, avançando 11,3 pontos.O acesso à luz elétrica passou de 79,9% em 1996 para 90,8% em 2002. Em 2008, havia luz em 96,2% dos domicílios pobres.Esses três indicadores refletem políticas públicas. Indo-se para itens que resultam do aumento da renda e do acesso ao crédito, o resultado é o mesmo.Durante o tucanato, os telefones em domicílios do andar de baixo pularam de 5,1% para 28,6%. Na gestão petista, chegaram a 64,8% das casas. Geladeira? 46,9% em 1996, 66,1% em 2002 e 80,1% em 2008. O indicador da coleta de lixo desestimula exaltações partidárias. A percentagem de domicílios pobres servidos pela coleta pulou de 36,9% em 1996 para 64,4% em 2008. Glória tucana ou petista? Nem uma nem outra. O lixo é um serviço municipal.Nunca antes na história deste país um governante se apropriou das boas realizações alheias e nunca antes na história deste país um partido político envergonhou-se de seus êxitos junto ao andar de baixo com a soberba do tucanato.
.........................................................................................
Comento: Elio Gaspari não esquece de alfinetar o PSDB. Injusto, como sempre, com a cabeça sempre voltada a seu ídolo "luizinácio", deixa claro que o PSDB se evergonhou de divulgar seus êxitos junto aos menos favorecidos. Enganou-se meu caro Elio, ao que me parece o PSDB apenas não fez e não faz propaganda de êxitos obtidos com um trabalho que é mera obrigação dos gestores públicos.

'Financial Times': mérito de Lula é continuar FHC

De Suely Caldas no O Estado de São Paulo:
A cotação do presidente Lula está em alta na Europa. Escolhido o "Homem do Ano" pelos jornais Le Monde (francês) e El País (espanhol), o inglês Financial Times (FT) listou-o entre as 50 personalidades que moldaram a primeira década do século 21. Ao justificar a sua escolha, o jornal britânico tratou de dividir o sucesso de Lula com seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Sobre sua popularidade, destaca: "O que faz os brasileiros amarem Lula é a baixa inflação" - herança do Plano Real da era FHC. E lembra que, quando oposição, Lula criticou duramente as ações da política econômica do antecessor, "mas foi esperto o suficiente para mantê-las". Faltou ao FT dizer que no Congresso, nos comícios, nas campanhas eleitorais, nos sindicatos e nas ruas Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) trabalhavam para derrubar, uma a uma, as ações de política econômica que eles trataram de preservar quando chegaram ao governo. Quem viu Lula e o PT em campanha contra as privatizações, com xingamentos agressivos, não o imaginava dois anos depois desautorizando o ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, a tentar reestatizar a Vale. "Não quero que meu governo passe a imagem de que somos contra e vamos desfazer as privatizações", advertiu Lula em 2003.
Leia mais aqui

Cerca de 42 mortos em Angra dos Reis-RJ

O Corpo de Bombeiros confirmou que o corpo de uma menina de aproximadamente seis anos foi encontrado na neste domingo no morro da Carioca, no centro de Angra dos Reis (RJ). Com o dado, sobe para 14 o total de mortes em deslizamentos no local e para 42 na cidade. De acordo com os bombeiros, a avó da menina encontrada neste domingo já havia sido retirada dos escombros ontem (2). Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados. A corporação informou também que pelo menos quatro pessoas ainda estão desaparecidas no morro da Carioca. Já na praia do Bananal, na Ilha Grande, 28 corpos foram localizados, entre eles o da filha do dono da pousada Sankay, que foi parcialmente atingida pelo deslizamento de terra. Bombeiros contam com a ajuda de cães farejadores para tentar encontrar outras vítimas.
Onde estava Cabral?
Lula tentou falar com o governador Sérgio Cabral sobre a tragédia de Angra dos Reis, no mesmo dia do acontecimento. Não conseguiu. Falou com o vice Luiz Fernando Pezão. Outros governadores tentaram - sem sucesso. Queriam prestar solidariedade a Cabral e oferecer seus préstimos. A assessoria de Cabral informou que ele estaria na manhã seguinte, logo cedo, em Angra dos Reis - mas não disse onde ele estva. Você viu o governador Sérgio Cabral por aí? Ele havia dito que passaria o revéillon na casa que tem em Mangaratiba. O vice-governador Luiz Fernando Pezão desembarcou em Angra dos Reis tão logo ficou sabendo dos deslizamentos que mataram dezenas de pessoas. De uma praia na Bahia, onde repousava, Lula acionou o ministro da Integração Nacional para que ajudasse o Rio. O ministro suspendeu suas férias. Cabral teve tempo suficiente para aparecer - mas não apareceu. Se não foi para Mangaratiba vai ter que se explicar. Do Rio não saiu em vôo comercial. Se saiu do Rio em jatinho vai ter que se explicar. Enfim, apareceu Domingo.Onde você imagina que estava Cabral?

Lula compara paulistas a porcos

Na cidade governada por José Serra, ao inaugurar o UPA em São Paulo com a ministra-por-enquanto da Saúde, Luís Inácio finalizou o ano com mais uma de suas grandiosas frases de efeito: "Você não pode deixar de dar comida ao porco porque não gosta do dono." Lula não está dando comida aos "porcos" paulistas, está trocando o que seria obrigação do Governo por votos em 2010. Prova disso é que, durante o período de Cesar Maia, os "porcos" cariocas quase morreram de inanição.´
QUE EM 2010 O BRASILEIRO TROQUE FARELOS POR DIGNIDADE.
Recado a José Serra: Não se preocupe com o desamor de Luís Inácio. Um dia ele já detestou José Sarney, abominou e lutou contra Collor, já foi inimigo de Severino Cavalcanti e Jáder Barbalho. Hoje, é o maior amigo e defensor de todos eles. Um dia pode chegar também a sua vez.

Dilma como mandato tampão de Lula

A esquerda escocesa, do melhor scott, das mais caras iguarias, dos cartões corporativos, da corrupção institucionalizada no país e às custas do suor e dos impostos escorchantes sobre a massa trabalhadora, dispõe agora de R$ 90 bilhões de reais, para aplicar no PAC e por extensão conseguir um mandato-tampão para Lula, conforme os acordos dos bastidores de Brasília e dos intelectóides do Gramscismo, objetivando efetivação do Bolivarianismo por toda América Latina, essenciamente no nosso Brasil, como contra-ponto e imprescindível para sobrevivência do regime falido e ultrapassado da família Castro. Lula, com embaixador e puxa-sacos-mor dos ditadores e dos caudilhos, em especial da família Castro de Cuba e de outras que se assentam pelo o mundo, tem o maior interesse de um poder aed-eternum, quando tenciona obter a impunidade para seus desmandos, o que foi sempre a sua praxis desde os tempos das articulações para formação do Foro de São Paulo e, por via assimétrica por resultar em propostas contra os verdadeiros interesses dos trabalhadores, em fundações dos sindicatos por todo país e abertura política no Brasil. Eis então o processo de instalação da República Bolivariana no Brasil, com oLula e demais petralhas na crista dos movimentos sociais e na conquista da Presidência da República, de onde não pretende mais sair e tendo na Dilma, um mandato-tampão e a sua permanência no poder e o Brasil entranto num processo de degração moral e social. O Lula, enfim, sempre teve um projeto de poder pessoal e não de desenvolvimento para nação brasileira. A Dilma é então uma quimera, mas vai ser um entrave para o povo brasileiro.
*Li no blog Brasil Republicano

No vale tudo eleitoral "Bondades" sociais custarão R$ 26 bi em 2010


Na Folha de São Paulo:
No ano eleitoral de 2010, medidas do governo incluem contratações, Bolsa Família ampliado e aumento real para aposentados Estudo mostra que, desde 1980, taxa de miséria caiu e renda domiciliar cresceu em todos os anos com eleições legislativas ou presidenciais Com o aumento das aposentadorias, do salário mínimo e do seguro-desemprego, anunciado nas últimas semanas de 2009, o governo concluiu o amplo pacote de benefícios sociais com o qual pretende marcar o encerramento do segundo mandato do presidente Lula. O pacote concentra, neste único ano eleitoral de 2010, a reedição de praticamente todos os benefícios concedidos desde o início do atual governo petista, em janeiro de 2003. Entre eles também estão: ampliação do Bolsa Família, revisões de remunerações de carreiras do setor público e novas contratações. Todos esses itens terão um custo fiscal de R$ 26 bilhões ao longo de 2010 -o preço de dois Bolsas Família. Segundo Marcelo Neri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, esse cenário deve confirmar a "tradição da nova democracia brasileira de apresentar melhores resultados sociais em anos eleitorais".