sábado, 5 de dezembro de 2009

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher


A bela atriz Danielle Winitis, aniversariando nesta semana

Quando o Chile bate o Brasil


O Chile, com uma política e economia sólidas evolue.

América Latina vive atualmente sob duas forças contrárias, uma que puxa para o populismo autoritário e outra que empurra, ainda que com dificuldade, para a normalidade democrática e institucional. Na maioria dos países da região, as eleições presidenciais são o motor que abre caminho para a direção a ser seguida nos próximos anos. Nesse quesito, o Chile é uma admirável exceção. O candidato favorito para substituir a socialista Michelle Bachelet é Sebastián Piñera, um político de direita. Em um país onde a Concertación, coalizão de partidos de centro-esquerda, domina a política desde 1990, trata-se de uma tremenda mudança, percebida, no entanto, como um acontecimento perfeitamente normal - o que não é pouco considerando-se a história do continente, cheia de veias abertas e, recentemente, de canais de oposição fechados. A última vez em que um conservador ganhou nas urnas no Chile foi em 1958. No primeiro turno, marcado para o próximo domingo, Piñera tem 38% das intenções de voto e uma boa distância de seus adversários, o ex-presidente Eduardo Frei (27%) e o socialista Marco Enríquez-Ominami (22%). As pesquisas para o segundo turno indicam uma vitória apertada de Piñera. Independentemente do candidato vencedor, a escolha do novo presidente não implicará alterações radicais de rota. O Chile consolidou nas últimas décadas um modelo econômico que vem dando resultados e é muito improvável que mude de direção. “Os candidatos à Presidência coincidem em relação aos principais desafios do país: melhorar a educação e modernizar o estado”, disse a VEJA o sociólogo chileno Patrício Navia, da Universidade de Nova York. “As diferenças entre eles resumem-se a questões de ênfase e prioridades.”
Li na Veja desta semana, nas bancas.

O campeão da mídia

Quatro semanas antes da final do campeonato brasileiro a rede Globo de televisão ( no seu Jornal da Tarde ) já anunciava 0 Flamengo com pinta de campeão.
Contando com a juda preciosa de arbritragens distraídas, o time rubro-negro, então, disparou no campeonato chegando aos primeiros lugares em apenas três rodadas.
No próximo domingo o Flamengo sagrar-se-á campeão do campeonato brasileiro de 2009. O mérito do time carioca foi, sem dúvida, ter ao seu lado três fatores preponderantes para ganhar o campeonato: A força de sua imensa e aguerrida torcida (um invejável potencial consumidor ), o apoio incondicional da mídia carioca e os equívocos "excessivos" dos árbitros no campeonato brasileiro deste ano.
Outro fato, desta feita mais vergonhoso, foi a atitude do Corinthians em "entregar" o jogo na última partida com o rubro-negro. O Corinthians agiu como um time de várzea, e olhe que os times de várzea até que têm mais vergonha ou pudor! Em todo caso, há um fator de extrema importância na conquista do time carioca: Seu adversário na partida final não quer vencer. Alegando, na sub-reptícia a rivalidade com o Internacional ( que poderia ser campeão com a vitória do Gremio sobre o Flamengo ) vai "entregar" o jogo de forma passiva e vergonhosa, ao anunciar que jogará apenas com ( no máximo ) quatro titulares.
O Grêmio não se ajuda ou melhor faz questão de ajudar o Flamengo já que está envolvido indiretamente na disputa do título do Campeonato Brasileiro, e parece fazer questão de aumentar ainda mais as desconfianças ( ou seria certeza? ) sobre sua performance na partida contra o Flamengo, no domingo. Caso empate com o Mengão e o Inter vença o Santo André, os maiores rivais dos gremistas serão os campeões. Dirigentes e comissão técnica tentavam fazer, desde domingo passado, mistério sobre o time que será colocado em campo no Maracanã. No Olímpico, ninguém quer ser acusado de entregar a partida, mas também não quer ajudar o rival. Para aumentar o suspense, o treino de sexta-feira foi fechado para torcedores e imprensa. A lista de jogadores que embarcam para o Rio de Janeiro foi divulgada somente neste sábado pela manhã. Até o momento, tudo indica que o time deverá ter somente quatro titulares. Seriam Mário Fernandes, Fábio Santos, Adilson e Douglas Costa. Os zagueiros Réver, com fadiga muscular na coxa, e Rafael Marques, que sente a virilha, não devem atuar. O mesmo ocorre com Fábio Rochemback, suspenso. O meia Tcheco não jogará mais pelo clube e Souza ( o único que mostraria raça no jogo de domingo ), após a declarações polêmicas de domingo passado, ficará fora por decisão da diretoria. O goleiro Victor e o atacante Maxi López também devem ser poupados. Alguns reservas também não devem embarcar para a Cidade Maravilhosa. São os casos dos atacantes Jonas e Perea, do volante William Magrão e do meia Renato Cajá. O mais provável time do Grêmio no momento teria: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Wilian Thiego, Léo e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Maylson e Douglas Costa; Róberson e Herrera.
Uma vez Gremio sempre Flamengo e...vice-versa.
Parabéns Flamenguistas!!!

Poder, dinheiro, corrupção e…


DEPARTAMENTO DA PROPINA

José Roberto Arruda tinha um secretário encarregado exclusivamente de subornar aliados e achacar empresários
Na Veja:
No dia 4 de setembro de 2006, no auge da eleição para o governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda encaminha-se até o escritório do delegado aposentado Durval Barbosa, então secretário do governo e seu coordenador de campanha. Ele aperta a mão de Durval e lhe dá um tapinha nas costas: “Meu presidente!”. Arruda acomoda-se gostosamente no sofá, dá um profundo suspiro e pede um chazinho à secretária. Tira do bolso um papelzinho e diz a Durval: “Queria ver quatro coisinhas com você. Só posso pedir para você porque é algo pessoal”. Arruda começa pela corrupção miúda, pedindo a Durval que consiga emprego para o filho dele numa das empresas que mantêm contratos com o governo. Depois abusa um pouquinho mais e recomenda que o delegado “ajude” a empresa de um amigo. Finalmente pergunta sobre o financiamento para a campanha. “Estou medroso com esse troço”, diz Arruda. Durval tenta tranquilizá-lo: “A gente só não pode internalizar o dinheiro”. Ato contínuo, Durval abre o armário, pega um pacote com 50 000 reais e o entrega a Arruda. “Ah, ótimo”, agradece o candidato. Num lapso de 23 minutos e 45 segundos, com o equipamento do ladino Durval e a desfaçatez de Arruda, produziu-se o primeiro capítulo da mais devastadora peça de corrupção já registrada na história do país.
Talvez encantado com o espírito do Natal que se aproxima, Arruda veio a público na semana passada para dizer que, sim, ele recebeu o pacotão de dinheiro que aparece no vídeo - mas que, por nobreza de coração, usou os recursos na compra de panetones para os pobres que habitam a periferia de Brasília. Nem Papai Noel acreditou. A burlesca cena protagonizada por Arruda está num dos trinta vídeos entregues por Durval aos promotores do Ministério Público do Distrito Federal, aos quais VEJA teve acesso na íntegra (assista a uma seleção dos vídeos exclusivos). Ele também forneceu documentos e prestou um minucioso depoimento, expondo as vísceras do esquema de corrupção chefiado por Arruda e pelo empresário Paulo Octávio, vice-governador de Brasília. Até o início da crise, o ex-delegado era secretário de Relações Institucionais - uma espécie de embaixador da corrupção do governo de Brasília. Cabia à turma dele coordenar as fraudes nas licitações do governo, achacar os fornecedores e repassar o butim a Arruda e Paulo Octávio, distribuindo o restante da propina aos deputados da base aliada na Câmara Legislativa do DF. Ou seja, uma versão brasiliense e democrata do mensalão petista.
Leia mais na edição desta semana, nas bancas.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Abundância

http://www.sponholz.arq.br/

Recado

Sabe porque os companheiros serão aplaudidos pelo povo brasileiro porque destruíram as instalações da Câmara Distrital?Porque existem dezenas de vídeos esclarecedores e estarrecedores. É o que passamos a semana tentando explicar.Ninguém viu o José Dirceu, o José Genoino e o Delúbio Soares atiradões no sofazão, recebendo um envelope pardo de dinheiro sujo do mensalão do PT.No mensalão do DEM, todo mundo viu o Arruda recebendo propina na mão. Será que é preciso DESENHAR? Será que é difícil entender que o DEM, por covardia ou cumplicidade do seu presidentinho, acabou, perdeu o discurso ético, virou um zumbi?

Presidente do DEM vê ‘falta de solidariedade’ do PSDB na crise do DF


Na BBC Brasil:
Em meio à crise desencadeada pelas acusações de corrupção contra políticos do Distrito Federal, o presidente do Democratas (DEM), deputado Federal Rodrigo Maia (RJ), diz que "não é hora" de o PSDB discutir se o DEM terá ou não direito de apontar o candidato a vice-presidente que irá compor a chapa dos tucanos nas eleições do ano que vem.
Para ele, discutir o assunto nesse momento é "falta de solidariedade" do partido aliado.
"Ainda não tive a chance de conversar com eles (PSDB), mas pelo que vi até o momento, acho que faltou um pouco de solidariedade", disse o deputado, entrevista à BBC Brasil.
Segundo ele, o PSDB "já viveu crises no passado" e tratar de candidatura a vice "é se esquivar do problema e não ser solidário ao aliado".
O DEM deve decidir na próxima quinta-feira se expulsa ou não do partido o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que vem sendo acusado de comandar o esquema de corrupção.
Maia disse também à BBC Brasil que a proposta de conceder a Arruda, em uma reunião da Executiva Nacional do DEM na terça-feira, um prazo para sua defesa - e não expulsá-lo sumariamente - foi apoiada pela "maioria" do partido.
Leia a entrevista aqui

STF abre ação penal contra Azeredo por mensalão mineiro


Na Folha Online:
Por 5 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) transformou hoje o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em réu em uma ação penal pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. O tucano foi denunciado pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento com o mensalão mineiro --esquema de arrecadação ilegal de recursos durante a campanha a governador de 1998.
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator ministro Joaquim Barbosa que entendeu que o senador precisa ser investigado porque há indícios de ligação com o suposto esquema montado em 1998 com desvio de recursos de patrocínios de estatais mineiras para eventos esportivos fechados para irrigar a campanha eleitoral. Além de Barbosa também votaram pela abertura de ação penal os ministros Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cesar Peluzo e Marco Aurélio. Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), fez duras críticas à prática de caixa dois. "Costuma [caixa dois] ser o início de toda corrupção. Caixa dois é uma desgraça nos costumes eleitorais brasileiros, parece reprise de um filme que já vimos. Um modelo que fez escola", disse. Marco Aurélio afirmou que o recebimento da denúncia não representa a condenação, mas o início da investigação. "O STF não e cemitério de inquéritos e ações penais de quem quer que seja. O STF atua a partir dos autos, dos elementos do processo e chega num ambiente democrático prevalecendo a ordem jurídica constitucional. Digo e registro que não estamos a condenar. Estamos em uma fase embrionária", disse. Os ministros José Dias Toffoli, Eros Grau e Gilmar Mendes votaram pelo arquivamento da investigação. Eles entenderam que não estavam claros os indícios de que Azeredo participou ou sabia do esquema. "Não vejo vínculo do indivíduo Azeredo com os crimes com que se cuida. Rejeito a denúncia", disse Eros. Os ministros Ellen Gracie, Carmen Lúcia e Celso de Mello não participaram do julgamento. Durante o julgamento de hoje, Toffoli e Barbosa se desentenderam sobre as provas da denúncia do Ministério Público Federal e chegaram a trocar provocações. Toffoli colocou em dúvida provas que foram apresentadas pelo Ministério Público, como um recibo de R$ 4,5 milhões assinado por Azeredo e que comprovaria o esquema ilegal, além de uma lista assinada ex-tesoureiro do senador Cláudio Mourão, e entregue à Polícia Federal e à imprensa pelo lobista Nilton Monteiro, que também havia trabalhado na campanha de Azeredo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A precaução de Lula

Segurança determina que ministros ou visitantes só podem despachar com Lula sem portar aparelhos eletrônicos.
Por Jorge Serrão no blog Alerta Total:
O efeito Arruda e o caso Cesar Benjamin apavoraram $talinácio. Tanto que o Presidente resolveu reforçar sua blindagem de teflon político com uma inédita medida de segurança. Quem for despachar ou se reunir com Lula – seja ministro, empresário, “amigo” ou aliado - terá de passar por um pente fino eletrônico realizado pelo Gabinete de Segurança Institucional.Nos encontros com o Presidente, os visitantes ficarão impedidos de portar aparelhos eletrônicos. A medida de restrição vale do simples telefone celular até algum sofisticado aparelhinho espião de gravação - como canetas, relógios ou medalhas. Todos só chegarão até Lula depois de passarem pelos detectores. As salas onde Lula mantiver encontros também serão previamente monitoradas e sofrerão varredura prévia por agentes de inteligência.O aviso de restrição eletrônica já foi passado aos ministros, oficialmente, por comunicado do chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho – gato escaldado com a arapongagem. Carvalho foi alvo de muitos grampos durante a apuração do assassinato do seu amigo, o prefeito de Santo André, Celso Daniel. Aos demais visitantes de Lula, para evitar constrangimentos, a varredura de possível escuta ou filmagem será feita, discretamente, na entrada, e durante o encontro – sem que ninguém perceba.Depois que as câmeras indiscretas revelaram as entranhas do Detrito Federal, flagrando o governador José Roberto Arruda em pleno esquema de recebimento de dinheiro, Lula foi aconselhado a cuidar, ainda mais, de sua segurança pessoal. A equipe de Lula teme que ele seja flagrado em seus momentos de descontração, nos quais fala bobagens a interlocutores – como no caso revelado por Cesar Benjamin – ou quando o presidente se excede em sua ira, abusando dos palavrões.Momentos assim – filmados e caindo em um YouTube da vida – são constrangedores para um “Filho do Brazil” com mais de 80% de popularidade.

Morre a atriz Leila Lopes

No Portal G1:
Lopes, de 40 anos, foi encontrada morta no início da madrugada desta quinta-feira (3) em seu apartamento na região do Morumbi, Zona Oeste de São Paulo, informou a Polícia Militar (PM).PMs do 16º Batalhão encontraram a atriz já morta, caída ao lado da cama. Uma equipe dos bombeiros também foi acionada até a residência, e informou que a atriz sofreu parada cardiorrespiratória seguida de morte.O delegado plantonista do 89º DP (Portal do Morumbi), esteve no imóvel e acionou a perícia para investigar as circunstâncias da morte da atriz. Segundo a Polícia Civil, aparentemente nenhuma marca de violência física teria sido encontrada no corpo de Leila.Em outubro, Leila Lopes ficou duas semanas internada por causa de fortes dores abdominais. Os exames revelaram que ela sofria de endometriose, uma alteração do endométrio, dentro do útero. No mês passado os médicos retiraram o útero da atriz, que se recuperava da cirurgia.Entre seus principais trabalhos na TV estão as novelas "Pantanal", em 1990, quando interpretou Lúcia; "O Rei do Gado", em 1996, como Suzane; e "Renascer", em 1993, no papel da professorinha Lu.A atriz, que nasceu em 1969 na cidade de São Leopoldo (RS), também fez um ensaio fotográfico para a edição de março de 1997 da Revista Playboy. A partir de 2008 entrou para o elenco da produtora de filmes pornográficos Brasileirinhas, com o filme "Pecados e Tentações".

Congresso hondurenho rejeita restituição de Manuel Zelaya

O Congresso hondurenho rejeitou nesta quarta-feira (2) a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya.
Confira ao lado o relato do enviado especial da TV Globo, José Roberto Burnier
Até às 19h (horário local, 23h de Brasília), 67 dos 128 deputados haviam votado contra e apenas nove apoiavam a restituição, formando assim a maioria simples que garante a ratificação da decisão tomada pelo Congresso em junho.
Segundo o enviado especial da TV Globo a Honduras, o repórter José Roberto Burnier a votação continua, com os deputados justificando seus votos, muitas vezes com longos discursos.
A responsabilidade do Congresso pela decisão sobre a restituição do líder deposto estava prevista no acordo Tegucigalpa San-José, assinado em outubro por representantes de Zelaya e do governo interino, liderado por Roberto Micheletti.
Com a decisão, o Congresso ratifica a medida que adotou em 28 de junho, quando destituiu Zelaya, que poucas horas antes foi levado à Costa Rica por um grupo de militares que o expulsaram de sua residência.
Sem apoio
Mais cedo,o Partido Nacional já havia decidido não dar seu apoio à volta de Zelaya ao poder. O partido é a sigla de Porfírio Lobo, presidente eleito nas contestadas eleições presidenciais hondurenhas de 29 de novembro.
O acordo Tegucigalpa-San José determinava que fosse avaliada pelo Congresso a volta ao poder de Zelaya. Na realidade, em tese, a volta de Zelaya valeria até a posse do futuro presidente, Porfirio Lobo.
*Li na Folha Online

Lula diz que corrupção é deplorável

http://www.sponholz.arq.br/

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Presente de natal

http://www.sponholz.arq.br/

Deplorável

O filho do Brasil falou e taxou de deplorável o esquema de Brasília. Que bom saber, presidente, que o senhor deplora a corrupção...nós, povo brasileiro, também deploramos. Deploramos todos os mensaleiros, todos os gastadores do dinheiro público, todos os deputados e senadores que entram em esquemas de propinas....Também deploramos senhor presidente campanhas políticas fora de hora, o uso da maquina pública para promover candidatos da situação, deploramos empresas que fazem negócio com o governo e que financiam filmes épicos para o mesmo...enfim, presidente, de cuecas e meia estamos cheios. Deploramos também, presidente, apagões mal explicados, dossiês que viram bancos de dados...e deploramos principalmente aqueles que não sabem, não veem e nem querem saber.Presidente, o senhor também deplora isso? Perguntar não ofende.
Presidente, o tal esquema em Brasília é sim deplorável. O Arruda vai ter que sair, pedindo será melhor para ele e para o partido dele, mas saira, por bem ou por mal, mas presidente...e os outros? Alguma ideia?Deplorável, presidente, é a cara de pau de alguns.
*Li no blog dois-em-cena

Cadê meu panetone?

No site do Claudio Humberto:
Não há registro de gastos com panetones na prestação de contas da campanha em que José Roberto Arruda (DEM) foi eleito governador do Distrito Federal. Essa foi a primeira versão apresentada por Arruda para o vídeo em que aparece recebendo R$ 50 mil das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, autor da gravação e das denúncias de corrupção que envolveram o governador, integrantes do primeiro escalão e deputados distritais num escândalo de corrupção do DF batizado de mensalinho do DEM. As imagens constam do inquérito da Operação Pandora, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira. Para a PF, o dinheiro que Arruda embolsa seria fruto do pagamento de propina em contratos públicos. O governador disse ter usado os recursos para comprar panetones para crianças carentes em 2006. Nas doações de campanha de Arruda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contudo, não se encontram despesas com alimentação nesse valor. O total de despesas com comida, numa campanha que gastou cerca de R$ 8 milhões, chegou a R$ 314 mil, segundo apurou a repórter Tainá Falcão para este site. Leia aqui.

Uma alternativa jurídica para afastar Arruda

Enquanto José Roberto Arruda aposta que a encrencada Câmara Distrital jamais reunirá os dois terços de votos necessários à abertura de processo contra o governador, juristas que analisam o propinoduto no Distrito Federal acham que Arruda não deveria estar tão seguro de sua sobrevivência no cargo. Citam decisão do STF, em 2006, sobre escândalo de corrupção em Rondônia.
Naquela ocasião, com base em relatório da ministra Cármen Lúcia, a Corte reiterou decisão do STJ e entendeu que a Assembleia estava por demais envolvida para decidir sobre a prisão de deputados. A licença foi concedida sem consulta à Casa. Por essa tese, o STJ poderia dar sinal verde ao processo -e consequente afastamento- de Arruda.
*Li na Folha de São Paulo

Tomaz Nonô e o "abacaxi"

Segundo reportagem de Odilon Rios, no O GLOBO, o ex-deputado José Thomaz Nonô (DEM), escolhido relator do processo disciplinar contra o governador José Roberto Arruda (DEM-DF), acusado de comandar um esquema de corrupção em seu governo, admitiu nesta quarta-feira que está com um "abacaxi" em suas mãos. O relator indicado inicialmente para conduzir o caso, deputado José Carlos Machado (DEM-SE), recusou a missão menos de uma hora após ser designado.
- Recebi a ligação do Rodrigo (Maia, presidente do DEM) ontem à noite. É um abacaxi - disse Nonô, ao falar do caso, sem entrar em detalhes sobre seu parecer.
O novo relator também reconhece que o escândalo abalou o partido.
- É algo que coloca em xeque o sistema político e afeta politicamente meu partido. Isso não é algo agradável nem frívolo - acrescentou Nonô, que viaja nesta quarta ou quinta-feira a Brasília para ter mais informações do processo.
Ainda, segundo Ilimar Franco, também em O Globo, o governador José Roberto Arruda está com os dias contados no DEM. A esmagadora maioria dos 44 integrantes da executiva o querem fora do partido. O prazo para defesa é mera formalidade. Arruda será despachado no dia 10, se ainda estiver na sigla até lá. O único quadro que o DEM pretende salvar é o vice-governador Paulo Octávio. Acusado de participar do mensalão de Brasília, ninguém no DEM está pedindo sua cabeça e todos fingem ignorar seu eventual envolvimento no escândalo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mensalinho do arruda



O réu confesso do DEM

De Ilimar Franco em O Globo:
Na reunião com o DEM, o governador José Arruda relatou aos companheiros de partido que, por milagre, não foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Contou que, na conversa monitorada do dia 21 de outubro, Durval Barbosa ofereceu uma pasta executiva para Arruda transportar o dinheiro, que estava marcado. O governador contou que, se tivesse recebido a pasta de dinheiro, teria sido preso. Explicou que foi salvo por causa de problemas técnicos no grampo da PF.
.........................................................................................
Comento: O cidadão é réu confesso, existem provas contra ele e não renuncia ao cargo de governador?

Mensalão do DEM: Falta de vergonha suprapartidária


O governador do DEM amplia a bancada suprapartidária da bandidagem com imunidade.

A volta de José Roberto Arruda ao noticiário político-policial era tão previsível quanto a mudança das estações, a descoberta de outra mentira de Dilma Rousseff, a nomeação de mais parentes por José Sarney ou o assassinato do plural num improviso de Lula. Questão de tempo, sabia quem acompanha mesmo de longe a biografia que começou a ficar com cara de prontuário quando Arruda se diplomou no curso de bandidagem com imunidade do professor Joaquim Roriz.

Leia inteiro teor do texto de Augusto Nunes

O efeito eleitoral do desastre de Brasília

O efeito eleitoral de Brasília é zero, no que se refere à disputa nacional pela presidência da República. Em 2006, lá votaram pouco menos de 1 milhão e 400 mil eleitores e Lula tirou uma vantagem de 187 mil votos sobre Geraldo Alckmin. O mais interessante de tudo é que Alckmin perdeu 16 mil votos em relação à sua votação do primeiro turno. E Lula ganhou estes 16 mil votos do "chuchu" e mais 250 mil votos de Cristovam Buarque e Heloísa Helena. José Roberto Arruda, que era o palanque tucano na capital federal, fez quase 100 mil votos a mais do que Alckmin, sendo eleito no primeiro turno. No segundo turno, assim como Serra fez em São Paulo, o demo deixou o tucano a ver navios. Lula ganhou as eleições de 2006 por uma diferença de 20 milhões de votos. O Distrito Federal contribuiu com menos de 1% para esta montanha de votos. O problema de Brasília é exclusivamente do DEM e o que os demais partidos devem evitar é que ele venha explodir no seu colo, pois não vale à pena.
Li no blog Coturno noturno

Mensalão do Arruda: Dinheiro na cueca


Alcyr Collaço seria um dos responsáveis por receber propina para o PPS

BRASÍLIA - O mensalão do DEM, no Distrito Federal, não ficou só nas meias, sacolas e bolsos de paletó. Agora, apareceu o dinheiro na cueca. Um vídeo gravado por Durval Barbosa, o ex-secretário de Relações Institucionais do DF que resolveu implodir o governo do democrata José Roberto Arruda, mostra o empresário Alcyr Collaço, dono de um pequeno jornal em Brasília e apontado no inquérito como emissário do PPS, escondendo maços de notas de R$ 100 na cueca.
..........................................................................................
Comento: Ué, será que o irmão do Deputado Genoíno(PT) fez escola?

Mais um Tapa na Cara do Itamaraty


"Acho que é uma dupla moral reconhecer as eleições iranianas, que não foram limpas e onde houve uma série de casos, e até um candidato resolveu desistir do segundo turno, e não reconhecer as hondurenhas".

Oscar Arias
, Prêmio Nobel da Paz, presidente da Costa Rica, falando sobre o não reconhecimento das eleições hondurenhas pelo Brasil, que reconheceu as eleições iranianas.

Prudente escondeu dinheiro de "caixa dois" na meia

Segundo o site do Jornalista Claudio Humberto, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Leonardo Prudente (DEM), disse nesta segunda (30) que escondeu dinheiro em suas meias “por segurança”. Prudente aparece em um dos vídeos do inquérito da PF colocando dinheiro nos bolsos do seu terno e em suas meias, após receber maços de notas do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. Prudente admitiu que recebeu dinheiro não contabilizado para sua campanha, no entanto, ele não quis dizer se isso caracteriza crime, afirmando que esse é o papel da Justiça Eleitoral.

O ex-menino do MEP fala de novo: Nem sim, nem não

E as instâncias intermediárias entre o “sim” e o “não” continuam a ser testadas na história do “Menino do MEP”. João Batista dos Santos, então militante do Movimento de Emancipação do Proletariado, que esteve preso com Lula em 1980, falou com a Folha. À VEJA desta semana, indagado sobre o conteúdo do artigo de Cesar Benjamin — segundo quem Lula lhe relatara que havia tentado violar, sem sucesso, o “menino do MEP”—, Santos respondeu: “Isso tudo é um mar de lama. Não vou falar com a imprensa. Quem fez a acusação que a comprove”. E só!
A resposta ao repórter Fábio Amato, na Folha de hoje, parece ainda mais enigmática. Lula tentou subjugá-lo? “Não tenho nada para comentar sobre o assunto”. Num e-mail ao repórter, já havia escrito que nada diria a respeito, afirmando que se converteu a uma religião que o proíbe de mentir.
Santos, hoje com 6o anos, casado, oito filhos, chegou a se dizer “emocionado” com o relato que Cesar Benjamin fez de sua própria passagem pela cadeia, “sendo que aqueles mais ferozes da prisão foram amigáveis para com ele”. Se vocês se lembram, o articulista afirma que foi entregue, aos 17 anos, para ser usado pelos outros presos, mas que foi respeitado por todos. Santos se emocionou justamente com esse respeito.
Ele também criticou a Folha e afirmou que, se Octavio Frias de Oliveira, morto em 2007, estivesse vivo, o texto não teria sido publicado.
Li no blog do Reinaldo Azevedo
............................................................................................
Comento: Tá certo, cidadão, se não é para mentir a resposta está dada. Nada mais semelhante ao sim do que o silêncio.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Arruda tem que cair fora

Não sei se José Roberto Arruda vai conseguir manter seu mandato — afinal, o esquema de falcatruas do Distrito Federal também atinge a Câmara Distrital. Tomara que seja posto pra fora. Com tudo o que já se viu e já se sabe, competente ou não, ele perdeu a condição moral de liderar um governo. Alguns de seus auxiliares, nota-se pelos filminhos, se comportam como quadrilha. Em todos eles, a estrela é Durval Barbosa. Era, como se nota, era o homem da mala preta no governo Joaquim Roriz e seguiu sendo no governo de Arruda. Por que tipos como Barbosa — como dizia certa musiquinha antiga, “seu caso não é de ver pra quer; tá na cara” — se tornam peças-chave do poder? Porque os poderosos precisam de tipos como Barbosa. Ou como Delúbio…
O destino de Arruda no governo depende em boa parte do comportamento da Câmara Distrital. Mas o seu destino no DEM depende unicamente da direção do partido. Ele é o único governador da legenda, e isso significa uma perda objetiva importante. MAS, ATÉ POR ISSO, A DIREÇÃO NÃO PODE HESITAR: O ESTRAGO QUE ARRUDA PROVOCARÁ SE FICAR SERÁ INFINITAMENTE MAIOR DO QUE SE SAIR. Se o DEM o expulsa, deixa claro que nada tem a ver com seus métodos e que a direção do partido nem os aprova nem partilha de seus desmandos — e não há sinais de comprometimento até agora.
Diga o governador o que disser, não há desculpa plausível para as imagens. Não é por acaso que, quando se tenta dar uma explicação, mergulha-se fundo no ridículo. Aquela história de que a dinheirama seria destinada à compra de panetone para os pobres integrará o anedotário das desculpas esfarrapadas.
Digamos, para ficarmos no mero exercício das hipóteses, que o governador realmente não tivesse nada a ver com a roubalheira. Então é um omisso. O que mais aconteceria em seu governo que ele ignora de forma tão vexatória? Mas Arruda sabe que a desculpa não cola. Das duas uma: ou é chefe de quadrilha ou, na prática, era chefiado por uma quadrilha. Em qualquer dos casos, convém que seja apeado do governo do Distrito Federal.
Vai, Arruda, pede pra sair! Ou, então, saiam com Arruda!
Li no blog do Reinaldo Azevedo

BRINDEMOS HONDURAS, O PAÍS QUE VENCEU CHÁVEZ E TIPOS COMO AMORIM, GARCIA E INSULZA

Porfírio Lobo, lidera as pesquisas nas eleições em Honduras
Cinco meses sob uma pressão que ouso dizer inédita em tempos modernos, e Honduras deu a volta por cima e realizou eleições limpas e transparentes, endossadas por centenas de observadores internacionais. A democracia vence no país, apesar do governo brasileiro — que hoje lidera, com mais estridência do que Hugo Chávez, os protestos delinqüentes contra a vontade inequívoca das urnas e das instituições. “Manuel Zelaya também foi eleito!”, grita o petralha, ousando tirar do chão os membros dianteiros. Mas tentou fraudar a Constituição, a exemplo do que fazem os bolivarianos e amigos. E foi posto pra fora. Honduras recusou o chavismo. Que as instituições fiquem atentas porque a canalha não vai sossegar.
Até quando escrevo este post, com mais de 60% dos votos apurados, Porfírio Lobo (foto) , do Partido Nacional, liderava com 55,9% dos votos; já é o virtual presidente eleito. As eleições transcorreram numa clima de calma. Em San Pedro Sula, cerca de mil zelaystas entraram em confronto com a polícia, o que não altera o clima geral da eleição. Para quem prometia guerra civil…
Sim, leitores, cinco meses durou uma farsa de dimensões verdadeiramente planetárias contra aquele pequeno país. Vocês conheceram cada passo dessa história, nos mais de 130 posts deste escriba a respeito. Nem as nações mais delinqüentes da Terra — cujos governos financiam o terrorismo, matam por empresa, esfolam os adversários, calam a Justiça, fecham o Congresso, ameaçam outros países — foram alvo da pressão que se abateu sobre Honduras. E tudo assentado numa mentira básica, essencial, escandalosa, que procurava negar que a deposição de Zelaya tivesse sido constitucional, legal, democrática. Já está provado hoje, evidenciado pela ONG Human Rights Foundation, que a Organização dos Estados Americanos, presidida por José Miguel Insulza, era uma espécie de co-patrocinadora do golpe que Zelaya pretendia dar no país.
Mas Honduras venceu, realizando eleições limpas e respeitando a Constituição, o exato oposto do que fazem vândalos da democracia como Hugo Chávez, Rafael Correa e Evo Morales. Honduras venceu e expôs de modo dramático, vexatório, escancarado, a ruindade da diplomacia brasileira e a vigarice de sua política externa.
Li no blog do Reinaldo Azevedo

A UNE, quem diria? Fazendo falcatrua...

A União Nacional dos Estudantes (UNE) transferiu recursos públicos destinados à pesquisa sobre a história estudantil para a mesma empresa de segurança de Salvador usada para fraudar um orçamento de outro convênio da entidade estudantil com o governo federal.
No dia 19 de dezembro do ano passado, a UNE repassou R$ 7,8 mil para a conta da MG Portaria e Limpeza, que tem como endereço uma sala em um pequeno sobrado na região da Baixa dos Sapateiros, na capital baiana. O dinheiro saiu da conta do convênio do projeto Sempre Jovem e Sexagenária, celebrado entre a entidade e o Ministério da Cultura em 2008.
Em junho do ano passado, a UNE recebeu R$ 435 mil para realizar o projeto, que propunha escrever um livro e produzir um documentário sobre a militância estudantil secundarista. Ontem, o Estado revelou que, apesar de o convênio ter terminado em junho, o livro e o documentário não foram feitos e nenhuma prestação de contas chegou ao ministério.
Leia mais na reportagem de Leandro Colon no O Estado de São Paulo

Falcatrua no DETRAN de São Paulo

Empresas contratadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para emplacar veículos em São Paulo são acusadas de fraudes que deram prejuízo estimado de pelo menos R$ 40 milhões. Delegados e empresários são suspeitos de participar do suposto esquema milionário. Laranjas controlariam a principal empresa contratada pelo departamento.
A fraude principal seria o superfaturamento de até 200% da medição dos serviços contratados. Ela envolveria centenas de Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de São Paulo - o Estado tem 344. O esquema era simples.
As Ciretrans enviavam todo mês ao Detran um documento atestando que a empresa emplacara mais carros do que havia efetuado. O atual diretor do Detran, Carlos José Paschoal de Toledo, suspendeu os pagamentos nos últimos três meses e constatou que as empresas deviam receber só um terço do que pleiteavam. Passou a pagar só o que devia.
Os pagamentos a mais eram feitos sem que os gestores dos contratos - alguns deles carcereiros - confrontassem a prestação de contas das empresas com os registros de veículos emplacados nas Ciretrans. Eram as prestações de contas das empresas que serviam de comprovação para a liberação dos pagamentos pelo governo. Quem mandava pagar com base nesse documento era a Divisão de Administração do Detran.
Leia mais na reportagem de Marcelo Godoy no Estadão