sábado, 4 de dezembro de 2010

Jogo de cena no Rio e Janeiro

"Uma verdadeira enganação". Esta foi a definição encontrada pela secretária do Conselho Executivo da Associação de Juízes para a Democracia (AJD), Kenarik Boujikian Felippe, para a resposta das forças de segurança à onda de violência no Rio de Janeiro. A magistrada, que é titular da 16ª Vara Criminal de São Paulo, considera equivocada a maneira como o tráfico de drogas está sendo combatido. Para ela, só a base da pirâmide está sendo atingida.
"O que se vê é a prisão dos pequenos. Para se ter um efeito real, é preciso combater os que estão lá em cima. Os de baixo são substituíveis", afirma, destacando que "a ponta de cima" é o empresário que ganha muito dinheiro com o tráfico. "Esse é intocável".
A juíza condena ainda os casos de violação de direitos humanos que começam a vir à tona após as ocupações, sobretudo, do Complexo do Alemão, e o tratamento que parte da imprensa tem dado às operações policiais. Os dois assuntos foram alvos de críticas da AJD, que, no início da semana, divulgou nota repudiando "a naturalização da violência ilegítima como forma de contenção ou extermínio da população indesejada e também com a abordagem dada aos acontecimentos por parcela dos meios de comunicação de massa que, por vezes, desconsidera a complexidade do problema social, como também se mostra distanciada dos valores próprios de uma ordem legal-constitucional".
- O papel da imprensa é trazer dados, informações para que as pessoas reflitam. Se você não mostra os fatos sob o ângulo da violação - que, infelizmente, está acontecendo -, se você vende uma imagem de que aquilo é uma solução, faz um desserviço.
*Confira a entrevista clicando aqui

O cabide do Mercadante

Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato derrotado ao governo de São Paulo, foi convidado na tarde desta sexta-feira (3) pela presidente eleita, Dilma Rousseff, e vai assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia no futuro governo.
A conversa entre Mercadante e Dilma ocorreu na Granja do Torto, onde a presidente eleita está morando durante a transição.
O jornal apurou que o senador petista, que já aparecia na lista de cotados para o posto há semanas, aceitou o convite feito por Dilma.
Assim, Mercadante é o primeiro dos candidatos do partido que não tiveram êxito nas urnas a ser "socorrido'' por Dilma.
Desde a campanha já se cogitava uma compensação caso ele não conseguisse vencer Geraldo Alckmin (PSDB).
Com a escolha de Mercadante, o Ministério de Ciência e Tecnologia deixa de fazer parte da cota do PSB e passa à órbita do PT. Com isso, o partido do governador Eduardo Campos (PE), que tinha a pasta em sua cota pessoal, deverá ser recompensado com a pasta de Integração Nacional, considerada vital para o Nordeste, região na qual o PSB é mais forte

Porque hoje é sábado, uma bela mulher

A bela atriz Raquel Vilar

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A bruxa está solta: BC segura o crédito e tira R$ 61 bi da economia

O Banco Central anunciou uma série de medidas para reduzir o ritmo de aumento do crédito. A instituição aumentou o compulsório (dinheiro dos bancos que fica depositado no BC) sobre depósitos à vista e a prazo. Essas mudanças terão um impacto de R$ 61 bilhões.
O BC também reduziu o limite máximo de dedução de compra de carteiras de crédito e depósitos interfinanceiros de 45% para 36% no recolhimento compulsório sobre depósitos a prazo. O prazo de vigência dessas deduções foi estendido de 31 de dezembro deste ano para 30 de junho de 2011.
Além disso, as emissões de Letras Financeiras ficarão isentas de recolhimento compulsório (depósitos a prazo).
Segundo a instituição, as medidas têm como objetivo "aperfeiçoar os instrumentos de regulação existentes, manter a estabilidade do Sistema
Financeiro Nacional e permitir a continuidade do desenvolvimento sustentável do mercado de crédito".
"As iniciativas visam, ainda, dar prosseguimento ao processo de retirada gradual dos incentivos introduzidos para minimizar os efeitos da crise financeira internacional de 2008."
COMENTO: Depois da eleição, veremos a obra do bufão. Quanta hipocrisia ao inflar o ego do brasileiro e incentivá-lo a gastar sem controle. O povo se endividou, a inadimplência aumentou, o salário despencou e a bolha financeira inflou. Sobrou para a preposta e substituta, administrar o pepino.

O presidente e sua gênese cafajeste

O presidente será sempre uma figura inesquecível, por mais que depois de ser reconhecido na sua gênese cafajeste seja alguém, de preferência, a não ser lembrado.
Mas temos que reconhecer que é um sujeito de muita sorte. É um inteligente mafioso da prostituição política que conseguiu subornar e corromper as instituições de forma geral e quase irrestrita para implantar o projeto de poder do PT, e ainda ser agraciado com o apoio de outros países que olham o Brasil com os olhos da exploração geopolítica, estando muito pouco preocupados com o destino dos mais de 70% de cidadãos vergonhosamente explorados e manipulados pelas oligarquias políticas prostituídas.
O Retirante Pinóquio começou sua trajetória como presidente em um cenário mundial que faria qualquer sociedade medíocre que tivesse o que exportar ganhar muito dinheiro na escala do comércio internacional.
Subornou de forma sutil, com doações e perdão de dívidas, diversos países e se colocou covardemente à margem da luta das nações contra as ditaduras e o terrorismo internacional.
Oferecendo remunerar investidores com a maior taxa de juros do mundo fez caminhar para o país os donos do dinheiro disponível do mercado financeiro internacional, contando com a inestimável ajuda de economistas canalhas esclarecidos que nunca alertaram a sociedade sobre os danos sociais do futuro, pois não vai ter dinheiro para pagar a conta.
Provavelmente o próprio presidente tenha ficado surpreso com a facilidade que sua base política fez do Congresso um covil de bandidos, começando com o mensalão. Na verdade ele já conhecia os mais de 400 picaretas do Parlamento conforme suas próprias palavras algum tempo antes de se tornar presidente.
Com certeza não contava também com o valoroso silêncio da caserna que assistiu durante 25 anos o metódico trabalho de humilhação e perseguição contra as Forças Armadas, com seus atuais comandantes já parecendo terem aceitado o papel de lacaios do Estado de Direito Comunista, que deverá formalizar a corruptocracia como o novo sistema político do país. Quem poderia dizer que isso seria possível?
A partir da covardia da sociedade em reagir à degeneração moral do poder público e da postura proativa dos Tribunais Superiores ao se posicionarem como lacaios do presidente, o resto foi somente nadar de braçadas no mar da corrupção que tomou conta das relações pública e privadas.
Diante de tal degeneração moral o presidente não se faz de rogado: o “cara” do Obama já promete comandar a absolvição dos seus 40 amigos classificados como a gang dos quarenta, sendo ele o chefe em exercício. Para não pegar muito mal ele precisa proibir a disponibilidade na internet do filme de uma reunião dos envolvidos na qual ele esta presente no momento em que era iniciada a filmagem do evento bandoleiro. Ele pode proibir o que quiser já que o óbvio, por mais que negue, seja a continuidade de seu comando na essência do novo desgoverno petista. Uma coisa é estar e outra coisa é ser, não é Dilma?
Passado o risco – pensávamos que havia algum – da perda do seu terceiro mandato com a vitória da candidatura de seu fantoche, tal a incompetência, covardia e má fé da cúpula do PSDB, passou a estampar um sorriso permanente, uma expressão de felicidade do bandido que tem certeza que todas as suas sujeiras nunca serão mais descobertas, e o que for descoberto será abafado com a ajuda de um poder público absolutamente dominando pelos interesses privados do PT.
O Brasil tem um dono, o presidente Lula, em breve o retirante mais rico do país, e o líder inconteste da mais sórdida burguesia público-privada da história do país.
O óbvio ululante dos oito anos de governo tem uma explicação: foram 25 anos de disputas de poder por oligarquias políticas calhordas que, enquanto destruíam a vocação do Brasil para ser uma grande nação, lançaram em solo fértil as sementes da destruição da família e da miséria educacional e cultural, transformando as relações públicas e privadas, na sua essência, em conversa de bandido para bandido, tudo com uma regência do decálogo leninista para nenhum ditador genocida botar defeito.
A maneira como está sendo conduzida a montagem da equipe do governo Dilma demonstra que as lições do presidente em “final de mandato” serão seguidas: não se preocupe com um povo idiota e imbecil, e muito menos com a sociedade dos esclarecidos canalhas que se contentarão com alguma xepa a ser oferecida.
Parabéns presidente Lula!
Seu projeto de transformar o poder público em um covil de bandidos, e o país, no paraíso do ilícito corrupto-comunista, tem sido o maior sucesso. Que a sorte nunca o abandone, mas se isso acontecer, que seja possível apagar os rastros da fraude que representa como o mais sórdido político da história do país, que manchou para sempre a nossa biografia, e que será o principal responsável pelas desgraças sociais que sabemos estão em nossa direção e na direção de nossos filhos e de suas famílias.
Geraldo Almendra, por e-mail, via resistência democrática
03/12/2010

A humilhação de Lula

Lula considera uma humilhação a falta de autonomia do Aerolula. Elementar meu caro Watson, para viajar sem escalas, é só fazer como Obama, Angela Merkel, Sarkosy, que viajam em avião de carreira. Nosso primeiro mandatário ter avião particular, não é só uma humilhação, é um verdadeiro escracho para o povo brasileiro, onde milhões nunca entraram num avião. Absurdo maior é propor gastar 500 milhões num país onde quase metade do seu povo passa fome, vive com menos de um salário mínimo. Ele evoluiu muito em oito anos, escolheu o mais caro dos aviões para sua sucessora, cinco vezes o valor do brinquedinho dele. Constrangedor seria Dilma ter que viajar no Aerolula, um avião com espelhos rodeando camas, com o dourado por todos os cantos, um verdadeiro motel voador. Deixo uma sugestão, que se venda o Aerolula e o dinheiro seja empregado no Fome Zero, pelo menos teria mais utilidade.
Grato
João Henrique Rieder-São Paulo-SP- rieder@uol.com.br

Lula volta a defender regulação da mídia em entrevista

Na entrevista a rádios comunitárias realizada na manhã desta quinta-feira, 2, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender regras de regulação dos meios de comunicação e pediu que todos os setores estejam atentos e presentes às discussões que vão se estabelecer nos próximos dois anos para a criação destes marcos. Isso para que nenhum dos lados saia beneficiado e se chegue a um bom termo no texto.
Fazendo de conta que não sabe que o seu atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já foi escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, como novo ministro das Comunicações, o presidente Lula disse que ela certamente vai escolher alguém para a pasta que "tenha também uma afinidade com a necessidade de democratização nos meios de comunicação".
No final da entrevista de mais de uma hora, um dos radialistas perguntou a Lula se ele achava que as rádios comunitárias "derrubavam avião ou tubarão", em uma referência implícita aos grandes grupos de comunicação. Lula, então, respondeu: "Eu sinceramente não sou técnico especialista para dizer se rádio comunitária derruba avião. Obviamente que qualquer rádio que interferir no sistema do avião pode criar um problema. Mas eu acho que hoje ela preocupa muito mais o tubarão do que um avião".
*Tânia Monteiro, em O Estado de S.Paulo
COMENTO: Não tenhamos dúvidas. Elles jamais sossegarão enquanto não amordaçarem a imprensa. Querem, além do poder político, uma imprensa cativa, sob seus pés.

E para Minas, nada?

O PT do Nordeste, com os governadores Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE) à frente, terá um ministério de peso no governo Dilma Rousseff e poderá tirar de Minas uma das maiores vitrines eleitorais do governo: o Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social. Os aliados nordestinos de Dilma deverão ficar também com o Ministério do Desenvolvimento Agrário; o mais cotado para a vaga é o o ex-governador do Piauí e senador eleito Welington Dias (PT). O Nordeste poderá ter quatro ministérios.
Dias tem um forte adversário no PT: o presidente da Petrobras Bio Combustível, Miguel Rossetto. Amigo de Dilma, Rossetto ocupou o cargo no primeiro mandato do presidente Lula.
Para a pasta da Reforma Agrária, Dilma gosta do ministro, Guilherme Cassel, indicado por Rossetto. Ambos são gaúchos e tiveram o controle do setor nos últimos oito anos. Mas o ex-governador do Piauí tem apoio do PT e de movimentos sociais de Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Dilma já teria decidido deixar o Ministério da Integração Nacional sob o comando do PSB de Pernambuco. Numa indicação pessoal de Dilma, o Nordeste poderá ganhar um quarto ministério: o novo Ministério da Pequena e Micro Empresa. Está cotado para o posto o senador José Carlos Valadares (PSB-SE), o que abriria vaga no Senado para o seu suplente, o presidente do PT, José Eduardo Dutra.
*O globo

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Forças Armadas e a preservação de sua função constitucional

Li nos jornais de ontem ( 01/12) que Dilma pretende fazer da presença das Forças Armadas uma constante em todos os Estados, já que ela foi tão bem aceita pela população do Rio de Janeiro neste evento, ops... desculpe, nesta ação contra os traficantes.
Aquilo que se tornou uma apoteose sem resultados práticos robustos , ao que me conste , foi uma ajuda emergencial contra o crime organizado justamente porque a ação do Estado , atraves de suas forças policiais locais, e do governo federal - nas fronteiras -não se fez presente por muitos e muitos anos levando o Rio de Janeiro ao caos social.
Mas porque o povo aplaudiu - e no desespero, quem não aplaudiria - não significa que agora vamos aceitar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica exercendo papel de polícia permanentemente nos Estados, pois que, alem de este não ser o seu papel, me cheira muito mal esta intenção . Esta a me parecer que esta ação no Rio de Cabral , de grande efeito midiático, teve a intenção precípua de justificar esta pretensão da presidente Dilma Rousseff....ainda mais agora que, ao que tudo indica, a esquerda convive tão harmoniosamente com as Forças Armadas no Brasil... Uma pena : tudo leva a crer que as FFAA estejam hoje mais à serviço de um governo que da Nação Brasileira! Portanto, atenção a todos! Estado policialesco só na antiga União Soviética, na China, em Cuba , na Coreia do Norte e por aí vai.....todos países governados por ditadores!
*Texto de Mara Montezuma Assaf, por e-mail

Ricardo Teixeira está com a "grana toda"!

O senador Mário Couto (PSDB-PA) cobrou do governo nesta quarta-feira (23) a utilização de "dois pesos e duas medidas" para liberação de recursos: para ele, enquanto o reajuste dos aposentados, de 7,7%, saiu com grande dificuldade, o dinheiro para a Copa do Mundo de 2014 é liberado facilmente. Ele mencionou a notícia de que Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) gerenciará recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão para atender às obras necessárias à organização da Copa de 2014, por ser um dos sócios do Comitê Organizador Local.
- Todo dinheiro que entrar ali é do Ricardo Teixeira. E ele é muito sabido. É por isso que não tem dinheiro para pagar os aposentados nesse país. Presidente Lula, o ministério [dos Esportes] tem corrupção e põe o Ricardo Teixeira para administrar já entraram nos cofres mais de um bilhão - denunciou, ao acusar o presidente da CBF de "ladrão".
*Postado por Blogger no Graça no país das maravilhas

As malas de Dilma

Insatisfeito, peemedebista chama Dilma de 'ingrata'

Por Eugênia Lopes e Denise Madueño-AGE:
Brasília - A insatisfação do PMDB com o xadrez ministerial que está sendo armado pela presidente eleita, Dilma Rousseff, foi verbalizada hoje pelo ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, que toma posse daqui a dois meses em seu terceiro mandato Câmara. Na primeira reunião da bancada com os novos deputados, o ex-governador abriu o verbo: acusou Dilma de "ingratidão" e o PT de levar os melhores ministérios, além de criticar as pastas que estão sendo oferecidas ao PMDB.
"A Dilma na campanha só faltou falar 'uai'. Mas depois que venceu a eleição com uma diferença de mais de 1,7 milhão de votos em Minas ela sumiu do Estado e tirou nossos ministros. Que ingratidão", reclamou Newtão, como é conhecido. Ele aproveitou para criticar a escolha de Fernando Pimentel, candidato derrotado do PT ao Senado por Minas Gerais, para compor o futuro ministério. "Ele (Pimentel) só foi indicado porque é amigo de luta armada da Dilma", disse.
"Que expressão tem esse ministério que está sendo formado para Minas? Nenhuma", afirmou. Newtão bateu forte também na escolha de Miriam Belchior, atual coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para o Ministério do Planejamento. "No Planejamento botaram aquela mulher que é o José Dirceu de saias", disse. Miriam é ligada ao ex-ministro José Dirceu.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Maior doador de Dilma deve para o BNDES

Por Felipe Recondo e Mariângela Gallucci - O Estado de S. Paulo:
O grupo JBS-Friboi, que recebeu empréstimo de aproximadamente R$ 3,5 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), foi o maior doador da campanha da petista Dilma Rousseff: R$ 10 milhões doados em seis repasses entre agosto e setembro. Apesar do favoritismo e da vitória, a campanha do PT terminou as eleições com uma dívida de R$ 27,7 milhões.
A estratégia oficial do BNDES era transformar os frigoríficos em gigantes mundiais. Os empréstimos, vistos com desconfiança pelo mercado, bancaram a aquisição de empresas estrangeiras pelos frigoríficos brasileiros. E o grupo JBS foi o principal destinatário dos recursos da instituição. Dados recentes apontavam que o BNDES tinha 21% do capital do JBS-Friboi.
O segundo maior doador da campanha foi a Camargo Corrêa, uma das construtoras que toca obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que tiveram irregularidades graves apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A empreiteira doou R$ 8,5 milhões para campanha. Outra empresa responsável por obras com pendências no TCU, a Construtora Queiroz Galvão, foi a terceira maior doadora – R$ 5,1 milhões. A OAS, também responsável por obras em situação irregular do PAC, doou outros R$ 3 milhões para a campanha. Entre os bancos, o Itaú foi o maior doador da campanha de Dilma: R$ 4 milhões.
Os dados fechados de receitas e despesas da campanha de Dilma foram entregues ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todas as informações, incluindo as notas fiscais, serão analisadas em regime de mutirão por técnicos do TSE e auditores do Tribunal de Contas da União (TCU). As contas deverão ser julgadas até o dia 9 de dezembro. Se aprovadas, Dilma Rousseff será diplomada no dia 17 e tomará posse no dia 1.º de janeiro.
No total, a campanha de Dilma Rousseff arrecadou R$ 148,8 milhões, dos quais R$ 105 milhões foram arrecadados antes do primeiro turno. As despesas da campanha somaram R$ 176,5 milhões.
O que prejudicou as contas da campanha foi a realização do segundo turno. "As empresas se prepararam para o primeiro turno. Houve um grande volume de doações. Mas o orçamento de muitas empresas para as eleições se esgotou", explicou o tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, José de Filippi.
Nas três semanas entre o primeiro e o segundo turno, o comitê da campanha gastou quase R$ 80 milhões. Nesse período, a campanha conseguiu arrecadar apenas R$ 25 milhões.
Os principais gastos foram com a produção de programas de rádio, televisão e vídeo – R$ 39 milhões. Para realizar eventos de promoção da candidata foram consumidos R$ 11,7 milhões. Com publicidade por meio de placas, estandartes e faixas foram gastos R$ 10 milhões. Outros R$ 6,4 milhões foram consumidos com a criação e inclusão de páginas na Internet.
Nas últimas eleições, o presidente Lula deixou para o partido uma dívida de R$ 9,8 milhões, o equivalente a 10% dos gastos feitos durante a campanha. A dívida deixada agora corresponde a 15% das despesas.

Primeiro condenado pela morte de Celso Daniel é preso no ABC

Da Folha online:
O primeiro condenado do caso Celso Daniel, Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, foi preso na manhã desta quarta-feira (1º) pela Polícia Civil de Diadema, no ABC paulista, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Foragido, Santos foi julgado à revelia e condenado a 18 anos de prisão pela participação no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), em janeiro de 2002.
Pairava sobre ele a acusação de dirigir um dos carros usados para sequestrar Daniel e transportar a vítima da Favela Pantanal, em São Paulo, para o cativeiro. Santos também foi responsabilizado por encomendar o roubo de outro veículo usado na operação.
Após conduzir o júri que levou à condenação do primeiro réu, o promotor Francisco Cembranelli pretende deixar o caso. Teria considerado que sua missão já está cumprida por conseguir emplacar a tese de que o crime foi encomendado.
Outros seis acusados de envolvimento na morte de Daniel, entre eles o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, apontado pela Promotoria como mandante do crime, devem ser julgados a partir de 2012.
Daniel era coordenador da campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial de 2002 e cotado para ser um de seus ministros.

Um presidente irritadinho

Por Breno Costa, na Folha Online:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se irritou nesta terça-feira ao ser questionado se agradeceria à “oligarquia Sarney” pelo apoio dado durante seu governo. Na cerimônia que marcou o fechamento simbólico da primeira de 14 comportas da Usina Hidrelétrica Estreito, no Maranhão, erguida ao custo de R$ 4 bilhões na divisa do Maranhão com o Tocantins, estava presente a governadora Roseana Sarney (PMDB), e o aliado e ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA).
“Eu agradeço [aos Sarney] e a pergunta preconceituosa sua é grave para quem está há oito anos comigo em Brasília. Significa que você não evoluiu nada do ponto de vista do preconceito, que é uma doença. O presidente Sarney é o presidente do Senado. E o Sarney colaborou muito para que a institucionalidade fosse cumprida. Você devia se tratar, quem sabe fazer psicanálise, para diminuir um pouco esse preconceito”, disse o presidente. Roseana ainda disse que a pergunta demonstrava “preconceito contra a mulher”.
COMENTO: Preconceito? Aonde? O presidente irritadinho não admite que se faça perguntas a respeito de sua histórica contradição política, da qual se justificou alegando ser uma metarmofose ambulante. Antes crítico contumaz dos Sarney, hoje se tornaram amigos e partilham o mesmo palanque e os mesmos objetivos políticos.
Mas, os objetivos políticos de Sarney, segundo o Lula de antigamente, não eram espúrios? E agora, não os são? Será que os "erros" dos petistas serviram para redimir os Sarney.Agora são todos iguais?
Creio que sim! Hoje não fazem diferença. São iguais sob todos os aspectos.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Presidente ou presidenta?

Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira "presidenta" do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.
Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa?
Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é “PRESIDENTE", e não "Presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino.
Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um exemplo (negativo) seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."
*Recebido por e-mail

Ex-governador de Alagoas é condenado a prisão e pagamento de indenização a desembargador


Des Orlando Manso: Collor também foi ofendido mas, calou...
O desembargador Orlando Manso disse que já esperava a decisão do ministro Og Fernandes, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negando recurso e mantendo a condenação do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT), que deverá pagar uma indenização de R$ 300 mil por danos morais. Manso afirmou que a declaração feita por Lessa contra ele, figurava crime contra a honra.
O ex-governador também foi condenado a cumprir um ano e quatro meses de reclusão, revertido para prestação de serviços, pena que deve ser aplicada pelo juiz da sentença.Durante esse período, ele também deverá ficar 5h em uma casa de albergado nos finais de semana, onde há outros condenados”, destacou o desembargador.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público e ocorreu após a divulgação de uma reportagem no Jornal do Commercio, em 2001. Segundo Lessa, o desembargador, na época presidente do Tribunal de Justiça era “um ladrão desavergonhado” e só no último episódio tirou mais de R$ 3 milhões do Estado. O ex-governador foi condenado em primeira e segunda instância.
“A ação teve como prova material a declaração publicada no jornal, que foi muito forte". Orlando Manso informou ainda, que mesmo cabendo recurso, a condenação não deverá chegar até o Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que o relator do processo não deferiu o agravo impetrado pela defesa de Lessa.
“O recurso só iria para o STF se no processo houvesse ofensa à legislação ou agressão à Constituição Federal, por isso o ministro manteve a decisão inicial do TJ e não acatou o recurso. Essas declarações tiveram a intenção mesquinha de ofender a honra alheia, mas qualquer pessoa pode passar por isso. O Ronaldo Lessa disse também que qualquer preso do Baldomero era melhor que um desembargador e o Collor, que não tomou nenhuma atitude. Mas, eu fiz a denúncia e graças a Deus ele foi condenado”, ressaltou.

Polícia mantém cerco ao complexo do alemão

A operação ‘pente fino’ no Complexo do Alemão levou à prisão, ontem, segunda-feira, de mais 12 acusados de tráfico e à apreensão de grandes quantidades de armas, munições e drogas. Um bandido identificado apenas como Durval foi morto após tiroteio com policiais na favela Nova Brasília, também no Alemão. Segundo balanço divulgado à noite pela Polícia Militar, desde o início das operações já são 123 presos, 130 detidos para averiguação e 37 mortos. Entre os feridos estão quatro PMS e cinco acautelados.
Ao todo, já foram apreendidas 205 armas de diferentes calibres, 125 granadas e bombas caseiras. Também foram recolhidos 12 coquetéis molotov, oito artefatos explosivos, 12 garrafas com material inflamável, 14 litros de gasolina, cinco litros de álcool, sete galões de gasolina, seis dinamites e seis espoletas.
Ainda,nesta segunda-feira, policiais do 16º BPM (Olaria) descobriram uma casa que servia como um verdadeiro paiol do tráfico, na localidade conhecida como Vacaria, situada entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão. Lá foram encontradas 30 granadas, cerca de 15 fuzis, carregadores e farta quantidade de munição.
Durante a tarde, a polícia também apreendeu cerca de 300 kg de maconha, que estavam escondidos numa casa na localidade conhecida como Alvorada, no Alemão. No local, ainda havia dois coletes à prova de balas.
Em outro ponto, na Avenida 5, um carro abandonado servia de esconderijo para um fuzil AK-47 e um FAL. Mais tarde, policiais da 21ª DP (Bonsucesso) apreenderam, na casa do traficante Betinho, no Largo da Morte, um fuzil AR-15, uma pistola 9 milímetros, um revólver 38 com telescópio adaptado, 150 balas de fuzil, um rádio comunicador e um quilo de cocaína.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aerodilma, porque é preciso relaxar...

Governo federal negocia compra de novo avião presidencial. A Força Aérea Brasileira pediu proposta para duas aeronaves, uma delas com área VIP.
Será o Aerodilma?
O modelo favorito custa algumas vezes mais que os R$ 98 mi gastos com o Aerolula, que não tem autonomia para voos muito longos.
*Fonte: Folhapress

Cargolândia

Daniel Bramatti, Estadão.com:
Se existisse uma cidade chamada Cargolândia, habitada por ocupantes de cargos de livre nomeação à disposição do governo Dilma Rousseff, ela teria cerca de 7 mil moradores, população superior à de 1.967 municípios brasileiros.
Durante a campanha presidencial, o tucano José Serra atacou em diversos momentos o loteamento político da administração federal - em debate com a adversária Dilma, citou o número de 21 mil cargos, "a maior parte voltada a partido, a companheiro".
Levantamento feito pelo Estado, porém, revela que são pouco mais de 7.060 os funcionários que os futuros ministros poderão nomear sem a necessidade de concursos públicos.
Se todos esses cargos forem ocupados, os salários consumirão cerca de R$ 34 milhões por mês dos cofres públicos.
O número citado por Serra é o total dos chamados DAS, cargos comissionados exercidos por quem tem função de chefia ou direção e pela elite dos assessores de ministros e secretários.
Em julho passado, o governo abrigava exatamente 21.623 funcionários com DAS. Mas um decreto assinado em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva determina que a maioria desses cargos seja preenchida por servidores públicos concursados - em tese, isso reduz a influência política nas nomeações.