quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A ditadura, foi "ditamole"!

Assisti uma declaração do Gabeira já a algum tempo, onde ele diz que quando preso foi muito bem tratado pelos militares. Ele disse que teve um tratamento humano, educado, melhor do que eles davam as suas vítimas. Não foi bem assim o diálogo, mas se pesquisar na internet vai encontrar essa declaração. Noutra ocasião ele fé a mesma declaração em plenário quando discutia com o presidente da Câmara, me parece o Severino Cavalcante e alto e bom tom a mesma coisa.
Eu digo sinceramente, nada tenho a reclamar do governo dos militares. Naquela época tivemos sim uma “ditamole” que deu moleza pra muito cabra safado que hoje se encontra no poder. Já contei aqui que o meu tio foi preso, não porque participasse do movimento, mas por curiosidade e incentivo dos colegas da repartição do M. da marinha, eram comunistas infiltrados tentando fazer a sua cabeça e ele foi ao comício da Central do Brasil, era o seu caminho pra casa, onde pegaria o trem e então resolveu dar uma paradinha e foi preso logo que iniciou a baderna. A única coisa ruim foi a família não saber onde ele estava preso e tiveram que andar muito pra encontrá-lo, assim mesmo por interferência de um deputado amigo da nossa família que o localizou e elevou a minha mãe e a esposa do tio pra vê-lo. a prisão não durou um mês, eu acho. Ele foi solto e a esposa recebeu um documento do governo que declarava o meu tio morto para a nação e ela passaria a receber uma pensão de viúva e assim foi até a sua morte, décadas depois. Ele deixou 5 filhas e até hoje nenhuma delas procurou pela tal indenização e nem querem ouvir falar sobre isso. Duas delas são muito pobres e poderiam até tentar, mas será que ganhariam?
Minha única restrição ao governo dos militares foi a covardia de não terem exterminado toda essa corja quando tinham nas mãos o poder e hoje não estaríamos amargando a volta deles.
Não deixei de ir as minhas festas de adolescentes nos clubes, a shows no maracananzinho, assistir ao futebol, não fui impedida de votar e nem pressionada para votar nos candidatos deles e andava na rua sem medo da violência como hoje.
Então vivas aos tempos da “ditamole”!
*Texto de Sueli, por e-mail

Nenhum comentário: