sábado, 6 de junho de 2009

Porque hoje é sábado, uma bela mulher

A bela atriz francesa Catherine Deneuve

Empresa de eventos fatura alto no governo de Lula

Contratos da Dialog, que misturam valores inexequíveis e de mercado, estão na mira de órgãos de controle. O segredo de uma das mais poderosas empresas do ramo de eventos do governo federal começa a ser desvendado: preços irrisórios, misturados a valores de mercado para vencer licitação - prática considerada ilícita por órgãos de fiscalização - em um ministério e, assim, ter acesso a praticamente toda a Esplanada. Somam-se a isso diretores com bagagem e influência na administração pública. Criada em 2004, a Dialog Comunicação e Eventos Ltda faturou R$ 40 milhões em menos de dois anos. A Dialog ganhou fama após receber R$ 1,2 milhão para preparar, em fevereiro, o polêmico encontro de prefeitos que promoveu a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo em 2010. Esse evento foi apenas uma pequena fatia do bolo. Desde agosto de 2007, a Dialog assumiu a organização de grandes promoções do governo federal, como os lançamentos de programas de crédito da agricultura familiar, do canal digital em São Paulo pela TV Brasil, a realização do seminário da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro, e o aniversário de quatro anos do Ministério de Desenvolvimento Social. Algumas cerimônias contaram, inclusive, com a participação do presidente Lula. Esse crescimento despertou a atenção do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que estão investigando os contratos da empresa.
Leia mais no Estadão: Empresa entra na Esplanada com preços irrisórios e fatura R$ 40 mi

Aeronáutica anuncia resgate de dois corpos de ocupantes do Airbus


A Aeronáutica anunciou neste sábado (6), durante entrevista no Recife (PE), que encontrou dois corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. Segundo a Aeronáutica, na manhã deste sábado foram resgatados na água peças e corpos de vítimas do voo 447 da Air France. Segundo a Aeronáutica, os destroços foram avistados entre 5h e 6h da manhã por um avião da FAB. O primeiro corpo foi retirado da água às 9h30 pela tripulação de um dos navios que participam da busca e reconhecido como sendo do sexo masculino. Uma poltrona azul com número de série 237011038331-0 também foi recolhida, mas a Aeronáutica informa que ainda aguarda a confirmação da Air France se ela corresponde à aeronave. O local onde foram encontrados os corpos e os destroços fica a cerca de 69,5 km do ponto onde houve o ultimo reporte eletrônico automático de falha do Airbus e a cerca de 900 quilômetros de Fernando de Noronha. Segundo informou à GloboNews, Marco Tulio Moreno, parente de um dos passageiros, também foram encontradas uma valise de couro com um bilhete da Air France e uma mochila de nylon. Antes de repassar as informações à imprensa, a Aeronáutica informa os parentes dos passageiros. O voo 447 da Air France deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11. Toda a estrutura pra receber os corpos já foi montada na base da aeronáutica em Fernando de Noronha. Na manhã deste sábado, peritos da Polícia Federal, especialistas em identificação humana, desembarcaram em Fernando de Noronha.
*Com informações do Portal G1 e mapas por Folha online

Petrobras gasta R$ 180 mi com advogados, sem licitação

Contratação sem licitação de serviços de advocacia ocorreu 1998 e 2009; estatal, que tem 650 advogados, diz que custo está caindo. Empresa também injetou R$ 3,5 mi no patrocínio de eventos e publicações para entidades ligadas a juízes, advogados e promotores. Entre 1998 e 2009, a Petrobras assinou contratos de pelo menos R$ 180 milhões sem licitação com serviços externos de advocacia -apesar de ter um time de 650 advogados. Os números foram fornecidos, a pedido da Folha, pela assessoria de comunicação da Petrobras. Segundo a empresa, os gastos vêm caindo desde 2008. As contratações de advogados incluem a realização de pareceres por ex-ministros de cortes superiores, como Edson Vidigal, ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que recebeu R$ 320 mil por dois pareceres, em 2007 e em 2008, sobre assuntos relacionados a servidores públicos."Muitas empresas, mesmo com setor jurídico próprio, em alguma situação específica, encomendam pareceres ou contratam escritórios. Meu escritório trabalha para outras empresas em São Paulo que têm departamento jurídico próprio. É normal, é legal, não é aético nem imoral", disse Vidigal. Na área de patrocínios, a empresa, que é alvo de CPI no Senado, injetou R$ 3,5 milhões em apoios a publicações e eventos para algumas das mais importantes entidades representativas de juízes, advogados e promotores de Justiça. A maior parte dos recursos foi destinada a entidades relacionadas a juízes federais e trabalhistas, com R$ 2,13 milhões. Para entidades ligadas a promotores de Justiça, destinou R$ 830 mil.
Leia mais Na Folha de São Paulo em: Petrobras gasta R$ 180 mi com advogados

Mensagem indica quebra do leme do Airbus-330 da Air France

Uma mensagem automática enviada pelo Airbus-330 da Air France que caiu no mar domingo mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou. A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas. A mensagem está nos alertas do voo que a TV France 2 divulgou anteontem, sem contestação da Air France ou das autoridades francesas --a quebra não foi identificada pela rede. O Jornal Folha de São Paulo ouviu dois pilotos de Airbus e ambos foram assertivos sobre o potencial catastrófico do evento, suspeitando que ele foi provocado por alguma rajada violentíssima de vento. Às 23h10, a primeira mensagem informa que há um CTL RUD TRV LIM FAULT. Traduzindo tecnicamente: falha no controle de limitação do curso do leme. Em português: o computador indica que o leme excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou. O leme é a parte móvel do estabilizador, a "asa" vertical que fica na cauda do avião e é responsável por evitar guinadas aerodinâmicas. O leme permite alterações no curso do avião.
Seus movimentos são limitados a 25% de inclinação no próprio eixo até 296 km/h nos Airbus. A partir dos 703 km/h, essa tolerância cai a menos de 4% devido ao potencial de dano estrutural ou de fazer uma manobra que tire o avião de controle. Quando saiu do controle de radar brasileiro, 22 minutos antes do registro do defeito, o AF 447 estava a 840 km/h. É esse limitador que o computador aponta que falhou. Pior: como não é registrado defeito nos sistemas que controlam os motores elétricos que mexem o leme, os FAC, há a possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado. Nesse caso, o controle de um avião a 10,7 km de altura e a 840 km/h é quase impossível. "Certamente houve algum dano estrutural à aeronave. Se ele foi pequeno ou grande, ainda não é possível afirmar. Mas é uma informação extremamente importante", diz o engenheiro aeronáutico Adalberto Febeliano, ex-vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral e atualmente diretor da Azul. Se o leme ou até o estabilizador quebraram, fica a dúvida: teria a tempestade sido tão violenta ou havia algum problema prévio em sua estrutura, que é das mais frágeis no avião? Há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorretamente o defeito. O computador do A330 já havia causado quase-tragédias ano passado na Austrália por leitura incorreta de dados. As mensagens seguintes já haviam sido exploradas. No momento em que o defeito no leme é apontado, o piloto automático e o acelerador automático do avião são desligados. O sistema fly-by-wire, que evita que o piloto faça manobras muito perigosas, retira três das suas cinco salvaguardas. Em outras palavras, o avião vai para a mão do piloto. Como disse um dos pilotos de Airbus ouvidos, a partir daí é "desespero" em um espaço muito curto de tempo, o que explicaria a falta de pedido de socorro. O BEA (birô de investigação e análise), agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. Até aqui, só admitiu que havia tempo ruim na rota do AF 447 e que houve sinais divergentes nas medições de velocidade. Isso está explicitado na mensagem das 23h12 que indicou incoerência no ADR, um dos três computadores que recolhem dados de velocidade, altitude e velocidade vertical (se o avião sobe, desce ou está alinhado). Isso levou à especulação corrente de que um sensor externo do Airbus da Air France teria congelado.
Já houve acidente com Airbus devido a problemas no leme. Em 2001, depois de perder o equipamento, aparentemente em razão de movimentos bruscos causados por turbulências, um A300 da American Airlines caiu sobre o bairro do Queens, em Nova York, matando 255 pessoas.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

David Carradine teria morrido em acidente sexual, afirma polícia tailandesa

"Uma corda estava presa em torno do seu pescoço e uma outra em seu órgão sexual. As duas estavam ligadas uma à outra e penduradas no armário", declarou o general Worapong Siewpreecha, da Polícia Metropolitana de Bangcoc. "Nestas circunstâncias, não podemos estar seguros de que tenha cometido um suicídio, pois ele pode ter morrido em um acidente", afirmou.
Autópsia de Carradine não encontrouevidências de agressão no corpoDavid Carradine, de 72 anos, herói da série de TV "Kung Fu" e das duas partes do filme "Kill Bill", de Quentin Tarantino, foi encontrado enforcado, nu, em seu quarto de hotel na quinta-feira de manhã em Bangcoc, onde a Polícia, inicialmente, mencionou um possível suicídio.Carradine estava em Bangkok para as filmagens do filme "Stretch", dirigido pelo francês Charles de Meaux e produzido pela empresa MK2. Sua morte ocorreu três dias antes do final das filmagens.Uma primeira autópsia revelou que o ator morreu em consequência de uma brusca perda de oxigênio e que seu corpo não tinha marcas de agressão, indicou um funcionário do serviço médico-legal do hospital Chulalongkorn, que leu o relatório. Os médicos aguardam os resultados de outros exames sobre a eventual presença de drogas e de álcool no sangue.Porntip Rojanasunan, médica legista que trabalha para o Ministério tailandês da Justiça, declarou que a morte teria sido causada, aparentemente, por um "acidente autoerótico". "Não foi um suicídio ou um assassinato. Ele morreu (...) após uma masturbação", declarou Porntip. O vocalista da banda australiana INXS, Michael Hutchence, morreu em circunstâncias similares em 1997. Hospedado em um hotel de Sydney, o cantor foi encontrado no quarto, na banheira, morto por asfixia e com um cinto de couro no pescoço.
A empresa responsável por gerenciar a carreira do ator descarta a teoria. "Tudo o que podemos dizer é que David nunca cometeria suicídio", garantiu a relações públicas Tiffany Smith. "Estamos esperando que a polícia termine as investigações e descubra o que aconteceu. Ele sempre apreciou o que a vida tinha a oferecer."

Tribunal de Paris abre investigação sobre o voo 447 da Air France

O Tribunal de Paris anunciou nesta sexta-feira (5) a abertura de um processo por "homicídio culposo" relacionado com o desaparecimento do Airbus A330 da Air France com 228 pessoas a bordo, quando voava do Rio de Janeiro a Paris. O pedido de abertura foi encaminhado pelo Ministério Público. "Devido ao desaparecimento do avião Airbus A330 da Air France entre o Rio de Janeiro e Paris na noite de 31 de maio para 1º de junho de 2009, o Ministério Público de Paris abriu um processo por homicídio culposo" para investigar a responsabilidade pela tragédia, anunciou o órgão constitucional em comunicado.A instrução do sumário estará a cargo da magistrada Sylvie Zimmerman.O inquérito judicial deve determinar eventuais responsabilidades penais e procurar determinar as causas da catástrofe, paralelamente à investigação puramente técnica realizada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês). A magistrada poderá designar especialistas e confiar o inquérito a um ou vários serviços, como a polícia do transporte aéreo. O Ministério Público havia aberto uma investigação preliminar na terça-feira à noite por este caso e adiantado que "rapidamente" seria iniciado um processo.
Fontes do Ministério Público explicaram que a instrução judicial foi levada em consideração, pois "haverá diversas rogatórias internacionais e numerosas vítimas".Cada uma das famílias das 228 vítimas receberá uma notificação por correio na qual "será informada a respeito deste procedimento penal, da designação de associações de ajuda às vítimas e do início de um procedimento civil no Tribunal de Paris", acrescentou.As famílias receberão outra carta da seção civil do Ministério Público para "fornecer a elas todas as informações úteis sobre este procedimento civil", acrescentou o órgão, que também deu dois números de telefone para que os familiares possam se comunicar com sua seção civil: (00 331) 44 32 67 00 e (00 331) 44 32 57 04.

Airbus envia recomendações a clientes sobre velocidade de aviões

A Airbus enviou nesta madrugada desta sexta-feira uma recomendação a todos os seus clientes sobre os procedimentos a serem adotados em caso de incoerências nas velocidades medidas, após o acidente do voo 447 Rio-Paris da Air France, segundo relatou um porta-voz da empresa à France Presse. A recomendação chamada tecnicamente de "telex de informação sobre acidente" (Accident Information Telexes, AIT), foi autorizada pelo BEA (Escritório de Investigação e Análise francês). O BEA é encarregado da investigação técnica do desaparecimento do A330 da companhia Air France. A mensagem foi enviada a todos os tipos de aviões fabricados pela Airbus, e não apenas para os A330. Estes AIT são clássicos em caso de acidentes. Tratam-se de recomendações dirigidas aos pilotos sobre os procedimentos a serem seguidos em determinadas circunstâncias, descritos no manual de referência dos aviões.
Neste AIT, a Airbus confirmou que o A330 que fazia o voo 447 enfrentava turbulências extremas, que enviou várias mensagens de falhas ao centro de manutenção da Air France e que havia uma incoerência das velocidades medidas. Estes são os únicos elementos estabelecidos pela BEA desde que o aparelho desapareceu na noite de domingo (31) com 228 pessoas a bordo.
*Com informações do Jornal Folha de São Paulo

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mensagens do voo 447 sobre velocidade do Airbus são "incoerentes", dizem franceses

São Paulo - Folha Online: O órgão francês responsável por investigar as causas do acidente com o Airbus A-330 da Air France --que caiu no último domingo (31) no oceano Atlântico, com 228 pessoas a bordo-- afirmou nesta quinta-feira que as mensagens automáticas enviadas pela aeronave não revelam a exata velocidade em que o avião voava . A Agência de Investigação de Acidentes disse ainda que apenas duas coisas são claras: que as mensagens enviadas eram "incoerentes" a respeito da velocidade, e que o avião passou por uma turbulência e uma tempestade. O órgão francês alertou ainda para o risco de "interpretações erradas ou especulação" sobre a queda do Airbus. Segundo o jornal francês "Le Monde", fontes do escritório de pesquisas e análises (BEA, na sigla em francês), afirmaram que a aeronave viajava com velocidade "incorreta" no momento da queda. De acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, a velocidade pode ser um dos motivos que levou à queda do voo AF 447. "Um dos possíveis motivos do acidente, embora haja várias incógnitas, é que o avião voava com uma velocidade incorreta sobre o oceano Atlântico em uma zona de fortes turbulências", disse o "Le Monde".
No Rio, o chanceler francês, Bernard Kouchner negou nesta quinta-feira que a França --que coordena as investigações sobre o acidente-- esteja escondendo informações sobre as causas da tragédia. "Por enquanto, neste momento, não existe nenhuma explicação [para o acidente]. Não estamos escondendo nada, nem teríamos razão para esconder nada", disse Kouchner, em pronunciamento feito às famílias das vítimas brasileiras. A aeronave desapareceu na noite de domingo (31), quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris, com 228 pessoas a bordo.

Destroços encontrados no oceano não pertencem a avião da Air France, diz Marinha


Rio - O material recolhido nesta quinta-feira por uma fragata da Marinha na área em que são feitas as buscas pelo Airbus A330 da Air France não é da aeronave que desapareceu sobre o Atlântico quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris no domingo, disse o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB. "Até o momento nenhum pedaço de aeronave foi recolhido", disse a jornalistas o brigadeiro Ramon Borges Cardoso. A informação foi confirmada pelo Terceiro Distrito Naval da Marinha, em nota encaminhada à imprensa na noite desta quinta-feira. O militar acrescentou que a mancha de óleo avistada nesta quinta-feira junto do material que foi recolhido provavelmente não pertence ao Airbus. "A quantidade é muito pequena e não dá para fazer uma análise desse óleo dizendo se é dos destroços ou parte da aeronave. A maior probabilidade é que é óleo de navio, não é óleo de avião." Segundo o brigadeiro uma mancha de querosene encontrada, esta sim, pertence a aeronave. Com isso as buscas ficam restritas a uma área menor. No início da tarde, a Força Aérea Brasileira informou em comunicado que um helicóptero que estava a bordo de uma fragata da Marinha havia retirado do oceano um suporte utilizado para acomodação de cargas em aviões --conhecido como pallet-- e duas boias."Confirmamos que o pallet que foi encontrado não fazia parte dos destroços da aeronave. Era uma parte que estava na região muito mais considerado para nós como um lixo", disse o brigadeiro. "Qualquer objeto que nós encontrarmos, nós vamos fazer o recolhimento e depois fazer a análise, descartar aqueles que não façam parte da aeronave e trazer de volta para Recife aqueles que fazem parte da aeronave", completou. O helicóptero LYNX da Fragata recolheu um estrado de madeira de dimensões 1,20 x 0,80 x 0,15 cm, sem nenhuma identificação. Segundo nota divulgada pelo Terceiro Distrito Naval, não é possível afirmar que o estrado encontrado pertence à aeronave da Air France.
* Com informações de O Dia online

Renan mantém a CPI parada, Lula gosta!


Charge de Nani

FAB acha mais partes do AF 447

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Força Aérea Brasileira encontrou nesta quinta-feira mais destroços do avião da Air France que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo, mas ainda não há sinal de corpos, informou a FAB.A Marinha afirmou também nesta quinta que a fragata Constituição foi o terceiro navio militar a chegar ao local das buscas, a 1.100 quilômetros a nordeste de Natal, mas as embarcações ainda não visualizaram os destroços.Um avião R-99 equipado com radar identificou durante a madrugada mais objetos em três pontos distintos do mar. Três aviões Hércules da FAB, uma aeronave P-3 dos EUA e um Falcon 50 francês decolaram de Natal posteriormente para tentar visualizar os destroços, informou o Centro de Comunicação da Aeronáutica.De acordo com a FAB, os novos destroços foram encontrados a sudoeste dos penedos de São Pedro e São Paulo."Provavelmente são da parte interna, foram encontrados pedaços marrons, brancos e amarelos, que não correspondem à parte externa, mas sim à parte interna", disse a jornalistas em Recife o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB.O brigadeiro acrescentou que as buscas foram reduzidas a uma área de aproximadamente 6.000 km quadrado, devido à concentração de informações colhidas pelo avião R-99 da FAB durante a madrugada desta quinta-feira.
As embarcações da Marinha que estão na área seguem em direção aos pontos onde os destroços foram avistados pelas aeronaves. Quando forem encontrados os destroços, eles serão resgatados pelos navios e posteriormente levados de helicóptero para Fernando de Noronha.
"Quando tivermos uma quantidade de destroços a bordo dos navios, vamos usar os helicópteros para transportar para Fernando de Noronha primeiramente, e depois de avião para Recife. Todo material ficará em Recife à disposição das autoridades francesas", afirmou o brigadeiro. A investigação das causas do acidente está a cargo do governo francês.A prioridade das buscas é por corpos, mas ainda não há "nenhum sinal", de acordo com a FAB. "Se houver corpos, para-se tudo e traz para cá. A logística para fazer isso já está montada em Fernando de Noronha para receber os corpos e trazer para Recife", disse o brigadeiro, acrescentando que não há uma data prevista para terminar a operação.

Renan é o cara?

Frase do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) publicada, hoje, na coluna Painel do jornal Folha de São Paulo: - Obama acha que Lula é ‘o cara’ porque ainda não conhece Renan Calheiros. Evidentemente que foi com esforços de Renan que José Sarney (PMDB-AP) chegou a presidência do Senado. Com isso, assumiu uma certa liderança, não só no seu partido como também entre outros senadores. Para quem já escapou de ser cassado e teve seu nome execrado pela imprensa brasileira, graças a acusação de ter as despesas da ex-amante pagas através de um lobista de empreiteira, até que a performance do senador alagoano tem sua importância. Agora, aparentemente recuperado de sua via crucis, surge na condição de privilegiado interlocutor do governo. E se empenha em estabelecer sua vontade em detrimento da vontade de segmentos do Governo e, óbvio, de adversários.Aparentemente Lula quer como relator da CPI da Petrobrás o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado. E, ainda, aparentemente, Renan vetou Jucá, não se sabendo se acabará cedendo a um apelo de Lula.Lula ainda quer o senador Inácio Arrruda (PC do B-CE) na presidência da CPI, e esse, ao que parece Renan não o quer de jeito nenhum. E agora? Só o governo ganha com a CPI não instalada. Quanto mais demorar, melhor para ele. Enquanto isso, Renan põe-se a exibir os poderes recém reconquistados. Sabe-se que a CPI não interessa a Lula mas serve para Renan
manter seu pretígio recém reconquistado.

Aécio admite que Serra tem mais chances do que ele

O governador tucano de Minas, Aécio Neves, tirou a quarta-feira (3) para desfilar sob os holofotes de Brasília. Falou à TV Brasil e discursou num encontro de mulheres tucanas. Na entrevista, reconciliou-se com o óbvio: “A probabilidade de o [José] Serra ser candidato [à presidência pelo PSDB] hoje é maior do que a de eu ser candidato”. Voltou a defender as prévias tucanas. Vencida essa etapa, deu a entender que não vai conspirar pela divisão partidária: “Vou apoiar o candidato que as bases do meu partido escolher. Se o Serra for candidato, serei o mais dedicado soldado do partido”. Estimou que Dilma Rousseff, a presidenciável de Lula, ainda não adicionou aos seus índices de pesquisa todo o prestígio que herdará do presidente: “Nas pesquisas, acho que ela ainda não atingiu o patamar mínimo que um candidato com apoio do presidente pode atingir. Esse mínimo é de 30%...” “...Ela chegará a isso no final deste ano. A partir daí, a luta é outra. O poder de influência do presidente diminui muito e passa a contar apenas a imagem da candidata”. Acha que falta ao tucanato um projeto alternativo ao de Lula. “Vamos eleger três ou quatro bandeiras e, a partir daí, definir qual é o melhor candidato”. Repisou uma tecla que vem pressionando reiteradas vezes: a gestão Lula é a continuidade do governo FHC. Disse que o PSDB cometerá grave erro se levar ao palanque de 2010 uma campanha centrada na "desconstrução" da imagem de Lula. “A gestão do governo federal tem falhas enormes. O diferencial que o governo tem se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é mais que um político...” “...Se soubermos equilibrar os nossos erros e fragilidades teremos chance. E aí, a certeza do retorno dele [Lula] em 2014 pode ficar um pouco mais complicada”. No encontro de mulheres, uma homenagem do PSDB à ex-primeira-dama Ruth Cardoso, Aécio como que cobrou de seu partido a definição da agenda eleitoral. Uma agenda que, na sua opinião, deve apontar para o "pós-governo Lula". “Teremos o que mostrar e comparar com aquilo que foi feito até agora”. De resto, realçou a suposta unidade que o une ao rival: “Serra, que não pode vir aqui hoje, pediu para eu fazer das palavras dele as minhas...” “...Ninguém quebrará a unidade do país por vontade pública". O tempo passa, o tempo voa e o tucanato roda na cena pública como parafuso espanado. Não consegue levar à balança meio quilo de idéias que possam ser entendidas como um projeto alternativo de país.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ninguém acredita, mas Lula diz que não vai interferir em CPI

O presidente Lula afirmou hoje (3) que não é do seu “feitio” interferir em assuntos de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Lula também não quis comentar sobre o adiamento da instalação da CPI da Petrobras no Senado Federal. Segundo ele, a escolha dos parlamentares que vão integrar a comissão “é um problema dos partidos”. Ao finalizar, o presidente Lula disse que espera que o Congresso Nacional “faça a CPI funcionar”.

’Eu já disse por aí que você é viado?’

A reunião de avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), concluída agora há pouco no Palácio do Planalto, registrou um bate-boca inusual entre ministros. Tudo começou quando o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) se dirigiu a Alfredo Nascimento (Transportes) para cumprimentá-lo e o colega recusou o aperto de mão. "Não vou cumprimentar você". Minc reagiu afirmando que doravante somente se relacionaria "institucionalmente" com o ministro dos Transportes. "Nem institucionalmente!", disse Nascimento, irritado, lembrando que Minc o acusou de ligações com empreiteiros. Para espanto (e certo prazer) de outros ministros que assistiam à cena, Alfredo Nascimento olhou fixamente para o ministro do Meio Ambiente e disparou: "Eu ando dizendo por aí que você é viado, para você falar mal de mim?"

Noiva foge com amigo do marido logo após o casamento


'Infelizmente, meu coração me leva para outro lugar', contou a noiva.'

É um sentimento de amor que se transformou em ódio', disse o noivo.
Uma noiva italiana fugiu logo após o casamento com um amigo do marido, deixando o noivo sozinho com os convidados em um restaurante em Trieste, na Itália, segundo o jornal italiano "Il Gazzettino". Os noivos identificados apenas como Andrea, de 34 anos, e Sara, de 30, haviam casado no dia 16 de maio após dez meses de namoro. Depois de tirar fotos e recepcionar os convidados, a noiva disse que iria trocar de roupa para ficar mais confortável para o banquete. No entanto ela não apareceu e fugiu acompanhada com o amigo do marido. Enquanto Sara estava supostamente trocando de roupa, Andrea recebia os cumprimentos dos convidados. Mas, após a longa demora da noiva, ele começou a suspeitar que algo estava errado e começou a ligar para o celular da mulher. Porém o aparelho estava desligado. Ele só conseguiu falar com a mulher após ligar no celular do amigo. Foi ela quem atendeu e justificou sua decisão. "Eu entendo que cometi um erro. Mas, infelizmente, o meu coração me leva para outro lugar", afirmou Sara. Após o choque, o clima de felicidade deu lugar para tristeza. "É um sentimento de amor que se transformou em ódio", disse Andrea, destacando que ela poderia ter desistido do casamento antes, evitando o enorme gasto que ele teve.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Greenpeace acusa governo Lula de desmatar o Brasil


A ONG Greenpeace acusou ontem o governo brasileiro de financiar e lucrar com o desmatamento da Amazônia. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é sócio de empresas frigoríficas que, segundo a organização, têm como fornecedores fazendas que derrubaram floresta recentemente. O BNDES ofereceu R$ 2,65 bi a frigoríficos entre 2007 e 2009, justo as cinco maiores empresas do setor, responsáveis por mais da metade das exportações brasileiras de carne, receberam US$ 2,6 bilhões do BNDES em troca de ações, aponta o grupo em relatório divulgado ontem, no qual investiga a cadeia de custódia da carne amazônica. O banco, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tem 27% de participação na Bertin; 14% na Marfrig e 14% da JBS-Friboi, os três maiores frigoríficos, afirma o coordenador do trabalho, André Muggiati. "O governo está lucrando com o desmatamento da Amazônia."
Leia mais no Estadão: Governo dá verba para desmate, diz Greenpeace

Isto é uma vergonha!!!

O líder do governo ( também chamado de líder de qualquer Governo ) no Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou hoje (2) que a instalação da CPI da Petrobras “pode levar meses” caso não aconteça um acordo com a oposição sobre a CPI das ONGs. Nesta tarde, Jucá apresentou uma questão de ordem à Mesa Diretora para tentar reaver a relatoria da investigação sobre as ONGs para o governista Inácio Arruda (PC do B-CE). Ele lembrou ainda disse que usará todos os recursos regimentais se a oposição “não colaborar”. Arruda foi retirado da condição de titular da comissão por alguns momentos e o presidente da CPI, Heráclito Fortes (DEM-PI), nomeou Arthur Virgílio (PSDB-AM) como relator. O governo promete agora lutar para reaver a função e ameaça a instalação da CPI da Petrobras, desejo da oposição. A oposição, por sua vez, já cogita entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) caso a instalação da investigação sobre a Petrobras não seja feita imediatamente.
Comento: Se este Senador tivesse responsabilidade e tivesse a plena consciência de que o Governo que defende age de boa fé e com honestidade na Petrobrás, não teria, por certo, usado de expediente tão irresponsável. A luta é apenas pelo poder e o poder esconder a sujeira que pode haver nos subterrâneos da Petrobrás e suas ONGs "beneficiadas".

Aécio: O melhor cabo eleitoral de Dilma

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse hoje (2) que seu partido, o PDT, pode apoiar a candidatura do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), na sucessão presidencial de 2010. Após se encontrar com Aécio, Lupi afirmou que o fato de ser ministro não atrela o partido a um candidato apoiado por Lula. Em março, o também ministro Hélio Costa (Comunicações), declarou apoio a Aécio. O governador mineiro disputa com o colega paulista José Serra, a indicação do PSDB para concorrer à Presidência da República. Com todos esses "apoios" de aliados, e ministros de Lula, a Aécio, principalmente considerando que todas as pesquisas levam Aécio ao último lugar na preferência dos eleitores, se o atual Governador de Minas Gerais sair candidato é por mera figuração. E viva Lula com seu novo projeto "minha Minas, minha Dilma"!

Ele, ainda, tem a força !

O título é nosso e o texto é de Josias de Souza - Uma queda -de-
braço entre os líderes Renan Calheiros (PMDB)Aloizio Mercadante (PT) faz tremer os subterrâneos do Senado. Às turras, a dupla mede forças nos arredores da CPI da Petrobras, que será instalada nesta terça-feira (2). O consórcio governista planejara definir nesta segunda (1), véspera do início da investigação, os nomes do presidente e do relator da CPI.
Ficara acertado que a presidência será confiada a um petista. A relatoria, cargo mais importante, vai às mãos de um peemedebista. Em conversa com Lula, Renan abdicara da idéia de entregar a presidência ao oposicionista brando ACM Jr.
Rendera-se à idéia do comando integralmente governista. Mas não assumira compromissos quanto aos nomes. Mercadante adovoga que o posto de relator seja entregue ao líder de Lula no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Renan torceu o nariz.
Primeiro porque não aceita a idéia de que Mercadante dê “palpite” numa decisão que cabe ao PMDB. Segundo porque deseja deixar claro que é ele quem dá as cartas. Renan quer entregar a relatoria da CPI a um dos dois peemedebistas da CPI que lhe devotam integral fidelidade: Paulo Duque (RJ) ou Leomar Quintanilha (TO). Até a noite passada, não se havia produzido um acordo. A tentativa de entendimento será retomada na manhã desta terça. Embora não admita intromissões de Mercadante na definição do PMDB, Renan tenta meter o bedelho também na decisão do petismo. Mercadante fixou-se em dois nomes para a presidência da CPI: João Pedro (PT-AM) ou Ideli Salvatti (PT-SC). Renan não parece nutrir nenhuma antipatia incontornável por nenhum dos dois nomes. Mas prefere aquele que não for a primeira opção de Mercadante. PSDB e DEM assistem de camarote à arenga dos dois sócios majoritários do consórcio governista. A oposição aposta no aprofundamento dessa divisão para furar, ao longo das investigações, a supremacia numérica do governo –oito votos contra três. Na conversa que mantivera com Lula, Renan queixara-se de Mercadante em timbre acerbo. Depois, Renan conspirara contra a idéia de Mercadante de tornar-se membro efetivo da CPI. O líder petista cogitara presidir, ele próprio, a investigação. Prevaleceu a vontade de Renan. Mercadante acabou ficando de fora da CPI. Agora, volta a se confrontar com a birra do desafeto. Na prática, Renan movimenta-se como uma espécie de presidente informal do Senado. José Sarney (PMDB-AP), o presidente de fato, lavou as mãos na CPI. Entregou as articulações do PMDB integralmente a Renan, que faz e acontece. Nos próximos dias, a desenvoltura de Renan será ainda mais intensa. Sarney decidiu acompanhar a filha, Roseana, na cirurgia que fará em São Paulo, para se livrar de um aneurisma cerebral. Roseana interna-se nesta terça no hospital Albert Einstein. Terá o pai a tiracolo. Sarney não informou quando volta a dar expediente no Senado.

Lula gasta cada vez mais com cartões de crédito

Os gastos do governo Lula com a utilização de cartões corporativos cresceram R$ 10 milhões em pouco mais de um mês. Até o final de abril, o governo Lula havia torrado quase R$ 14 milhões com os cartões, mas até o último dia de maio o balanço já registrava gastos de R$ 23,4 milhões. A Presidência da República continua o órgão da administração pública que mais utiliza cartões: R$ 6,3 milhões só este ano. Entre os gastos da Presidência, R$ 3,5 milhões são “sigilosos” em razão de “segurança nacional”. Assim como os R$ 2,2 milhões da Abin. O Ministério do Esporte, que já andou pagando tapioca com cartão corporativo, é agora o que menos gasta: R$ 4,6 mil em um mês.
A verdade é que o Presidente continua gastando bastante com cartões e cada vez mais fazendo despesas "sigilosas", com o nosso dinheirinho.

Não está descartada, pela imprensa internacional, um ataque terrorista ao avião da Air France


Os principais veículos da imprensa internacional destacam nesta terça-feira os mistérios e as especulações sobre as possíveis causas do desaparecimento na véspera do avião da Air France que fazia o voo 447 entre o Rio de Janeiro e Paris. "O avião teria sido vítima de um clima terrível e de panes técnicas?", questiona em seu título principal o diário francês Le Monde, para quem a reconstituição dos eventos envolvendo o Airbus A330-200 será um "quebra-cabeças". "Como é possível explicar o silêncio da tripulação e da aeronave?", diz o diário, para quem "esse silêncio implica que a tragédia foi brutal". Outro diário francês, Le Figaro, observa a dificuldade das buscas no oceano e comenta que, apesar de a Air France considerar a hipótese de o avião ter sido derrubado por um relâmpago como a mais provável, "outras hipóteses também precisam ser consideradas". Entre as diversas hipóteses analisadas pelo jornal, com diversos graus de probabilidade, estão turbulências, falhas técnicas e ataque terrorista.

* Com informações da BBC Brasil, de Paris.

Avião da FAB encontra poltrona e boia em local de buscas a Airbus da Air France

Airbus da AirFrance, antes de decolar para o vôo AF 447
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou nesta terça-feira que um avião radar utilizado nas buscas ao Airbus da Air France desaparecido desde domingo (31) localizou poltrona, boia de cor laranja, tambor, querosene e óleo. O material, no entanto, ainda não foi retirado das águas.
As peças serão analisadas em busca de um código de série para saber se são do Airbus que fazia o voo AF 447 com 228 pessoas a bordo --216 passageiros e 12 tripulantes. Entre os ocupantes do voo desaparecido estão 58 brasileiros, de acordo com a companhia aérea. Segundo o coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB, duas aeronaves realizaram buscas ao Airbus durante a madrugada. "Não podemos confirmar que é a aeronave da Air France. É necessário que sejam retiradas das águas essas peças", afirmou. O coronel informou que, por volta da 1h, um avião de vigilância R-99, dotado de um radar, detectou que havia materiais metálicos e não metálicos flutuando no oceano. As coordenadas geográficas foram marcadas e indicaram que elas estavam a 650 km do arquipélago de Fernando de Noronha. Mais tarde, por volta das 5h30, um outro aparelho, um C-130, encontrou materiais distantes 60 km. Entre os objetos encontrados estavam uma poltrona, pequenos pedaços brancos metálicos, uma boia branca, um tambor e vestígios de óleo e querosene. Amaral informou que os trabalhos de busca vão se concentrar nessas coordenadas encontradas pela aeronave R-99 para que as peças possam ser retiradas das águas e, posteriormente, analisadas para se saber se de fato são ou não do Airbus A330-200.
Após retirar os objetos das águas as equipes irão analisar se eles possuem um número de série que possam indicar se pertencem ou não ao aparelho. Amaral ressaltou que a quantidade de material encontrado até agora é pequena se comparada ao porte do jato. Se confirmadas que as peças pertencem ao aparelho as equipes vão redirecionar os seus trabalhos para resgate de outras partes do Airbus que possam indicar o que ocorreu no voo AF 447. Questionado a respeito de qual país irá conduzir as investigações sobre as causas do sumiço do avião, o subchefe disse que esse assunto ainda será discutido pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31), com 228 pessoas a bordo --216 passageiros e 12 tripulantes. De acordo com a companhia área, há 58 brasileiros entre os ocupantes. O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sem surpresas, Fifa anuncia cidades para a Copa no Brasil

Sem surpresas, a Fifa anunciou neste domingo, em Nassau, as 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.Ficaram de fora Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco. Apesar de o Rio de Janeiro ser o favorito para sediar a final do torneio, nada foi anunciado sobre a decisão ou a partida de abertura. Com o anúncio, dá-se início ao processo de planejamento para a Copa do Mundo. Com as cidades decididas, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, já disse que “as cobranças irão começar”.As principais dúvidas foram sanadas com as escolhas de Manaus, Cuiabá e Natal. A primeira ficou como sede amazônica, a segunda foi escolhida devido ao Pantanal, enquanto a terceira tem a vantagem de ser próxima à Europa. "Com a escolha das 12 cidades, eu gostaria de fazer uma comparação: acabamos de passar no vestibular, temos agora cinco anos de faculdade para receber o diploma final do curso", afirmou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. "Falta muita coisa a ser feita e precisamos ter muita consciência da responsabilidade enorme que o Brasil tem perante o mundo e perante a Fifa."As cidades preteridas, porém, não ficarão longe da Copa. "Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos", conformou Teixeira.

Alckmin amplia vantagem na briga pelo governo de SP

Quatro meses após ter assumido um cargo de primeiro escalão no governo de José Serra (PSDB) em São Paulo, Geraldo Alckmin ampliou ainda mais sua dianteira na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. O resultado é da pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira pelo Jornal Folha de São Paulo.
O ex-governador tucano obtém de 47% a 50% das intenções de voto. O melhor segundo colocado nos cenários em que Alckmin é apresentado ao eleitor, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), chega a 15%.
Sem Alckmin na disputa, Marta Suplicy se isola na liderança e alcança 25%, seguida por Paulo Maluf (PP), com 15%.
A nova pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de maio. Na primeira pesquisa do tipo, realizada em março, Alckmin tinha de 41% a 46% das intenções de voto, e a petista atingia 13% no principal cenário.
Leia a reportagem completa na Jornal Folha de São Paulo desta segunda, que já está nas bancas.

PT controla repasses da Petrobras

Às vésperas da instalação da CPI da Petrobrás, o governo tem como uma das principais preocupações a blindagem da área responsável pela distribuição de recursos a ONGs, programas sociais e ambientais e propaganda institucional. Comandada por ex-dirigentes sindicais que passaram a ocupar cargos gerenciais a partir do início do governo do PT, a área de Comunicação Institucional da Petrobrás movimenta em torno de R$ 1 bilhão por ano em projetos que, em sua maioria, dispensam processos de licitação.Uma das estratégias da base aliada durante a CPI, diz um observador próximo ao governo, será focar os trabalhos em denúncias investigadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para impedir uma devassa nos contratos assinados pela área de Comunicação Institucional, comandada por Wilson Santarosa. A oposição, porém, quer aproveitar a CPI das ONGs para verificar os gastos sociais e ambientais da estatal sem os obstáculos que espera encontrar na outra comissão, que será controlada por governistas. Internamente, a companhia já iniciou uma revisão nos contratos para se antecipar a questionamentos. Além do apoio a projetos tocados por ONGs, a gerência de Comunicação Institucional é responsável pelos patrocínios culturais e esportivos e pela verba publicitária da estatal. No ano passado, segundo informações oficiais, teve um orçamento de 0,5% da receita operacional líquida da companhia, ou cerca de R$ 900 milhões.
Leia mais em: PT controla repasses da Petrobrás para ONGs

Propaganda em excesso é o segredo da popularidade de Lula


Com PT no Planalto, o número de meios de comunicação que recebem verbas de publicidade federal aumentou 961% .Ao tomar posse, comerciais do petista atingiam 21 TVs e 270 rádios; no fim de 2008 já havia 297 TVs e 2.597 rádios veiculando anúncios oficiais. Os comerciais do Palácio do Planalto atingiram no ano passado 5.297 veículos de comunicação no país. O número representa uma alta de 961% sobre os 499 meios que recebiam dinheiro para divulgar propaganda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, quando o petista tomou posse. Esse padrão de pulverização na publicidade é incomum na iniciativa privada. Segundo dados do Ibope Monitor, a Fiat anunciou em 206 meios de comunicação diferentes no ano passado. O banco Itaú, em 176. Trata-se de uma pesquisa por amostragem, mas mesmo com um desvio de 1.000% o número de veículos nos quais essas duas empresas anunciam não se aproximaria dos 5.297 escolhidos pelo governo federal.A regionalização da propaganda federal é parte de uma estratégia de marketing do governo. Presidente mais bem avaliado no atual ciclo democrático, Lula viu sua alta popularidade se consolidar numa curva quase paralela ao avanço da distribuição de seus comerciais pelo interior do país. "O fato de ter ampliado a presença do presidente na mídia regional pode ter ajudado [a elevar a popularidade do governo]", admite Ottoni Fernandes, subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, que está sob o comando do ministro-chefe da Secom, Franklin Martins.
Leia mais em: Propaganda de Lula chega a 5.297 veículos

Será que agora Aécio aprende, ou tá difícil?

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo no Jornal Folha de São Paulo mostra que, se Aécio Neves fosse o candidato tucano a presidente em 2010, o PSDB teria apenas 14% dos votos, ficando em último lugar. Nesse cenário, Ciro Gomes (PSB) fica em primeiro nas intenções de voto, com 24%. O governador de Minas Gerais perderia ainda para Dilma Rousseff (PT), que teria 19%, e ficaria tecnicamente empatado com Heloísa Helena (PSOL), que somaria 15% dos votos. Entrevistados que optaram por branco, nulo ou nenhum candidato somam 18% e os que não sabem em quem votariam representam 10%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em um cenário com José Serra no lugar de Aécio pelo PSDB, os tucanos têm 38% das intenções de voto. Dilma (16%) aparece em segundo lugar, tecnicamente empatada com Ciro Gomes (15%) e à frente de Heloísa Helena (10%). Brancos/nulos/nenhum candidato somam 10% e os que não sabem somam 8%. Em relação à pesquisa anterior, a ministra do presidente Lula subiu cinco pontos percentuais, enquanto Serra perdeu três. É o melhor resultado de Dilma na série histórica do levantamento.

Quem pode,pode. Faz e diz o que quer!


Dilma diz que Lula está certo ao afirmar que vai eleger sucessor

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), disse ontem que concorda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele afirma que fará seu sucessor na eleição de 2010. "O presidente tem grande capacidade de análise. Acredito que o candidato do governo, seja ele quem for, tem grande chance de ganhar", disse Dilma, pré-candidata do presidente Lula para a eleição presidencial do ano que vem. Dilma participou ontem à noite da abertura do São João em Caruaru (136 km de Recife), uma das festas mais populares do Nordeste. A ministra não quis comentar o resultado da pesquisa Datafolha, que mostrou uma queda na distância entre ela e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na intenção de voto para presidente. "Pesquisa é algo volátil, tem dia que sobe, tem dia que desce. Tudo isso é muita espuma. Vamos tratar do forró, que a gente lucra mais", disse a ministra ao chegar em Caruaru. Sobre o tratamento que faz contra um câncer linfático, a ministra disse que tem evitado o trabalho excessivo, mas que mantém seu o ritmo normal. "É óbvio que em alguns momentos eu me sinto mais debilitada. Em outros, não sinto nada. Quimioterapia não é algo fácil, é bastante desagradável. Agora, não é nada insuportável", disse. A ministra voltou a comentar as manifestações de solidariedade que tem recebido de pessoas de todo país. Dilma, mesmo em clima de comício e campanha disse que estava participando "apenas de uma festa." "É muito importante conhecer [a festa de São João]. Sou de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e acho que esta é uma oportunidade rara", disse. Dilma viajou de Brasília a Recife em um avião do governo de Pernambuco. Da capital até Caruaru, ela viajou de carro, acompanhada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
Comento: As atitudes de Lula e Dilma, ao montar palanques e fazer "comícios" fora do prazo da Lei Eleitoral, tem sido encaradas como mero exercício do direito de vistoriar obras e de prestigiar eventos públicos. No meu tempo isto tinha outro nome. Mas no meu tempo um Presidente não tinha tanto poder.

Cacciola é ídolo em Bangu 8

Condenado a 13 anos de cadeia em 2005, Salvatore Alberto Cacciola, 65 anos, tornou-se um presidiário de mostruário. O ex-banqueiro está a três meses e 15 dias de completar dois anos de cana. E tem se dado muito bem por lá. A informação é do blog do Josias de Souza ."Advogo há 20 anos. Nunca tinha visto uma pessoa com tamanha capacidade de se adaptar", diz o defensor de Cacciola, José Luiz de Oliveira Lima, que também cuida da defesa do ex-ministro petista José Dirceu no processo do mensalão. Lima diz que o chefe "oscila entre a depressão e a normalidade", mas que "é gentil e atencioso. Comigo e com os outros presos". O ex-banqueiro se dá bem com todo mundo. Consola, distribui conselhos e gentilezas. Tornou-se o oráculo do cárcere. É respeitado por todos. E venerado como ídolo por muitos. Salvatore Cacciola, ex-dono do Banco Marka, foi protagonista de um dos maiores escândalos do país. O caso atingiu diretamente o então presidente do BC (Banco Central), Francisco Lopes. Em janeiro de 1999, o BC elevou o teto da cotação do dólar de R$ 1,22 a R$ 1,32. Essa era a saída para evitar estragos piores à economia brasileira, fragilizada pela crise financeira da Rússia, que se espalhou pelo mundo a partir do final de 1998. Naquele momento, o banco de Cacciola tinha 20 vezes seu patrimônio líquido aplicado em contratos de venda no mercado futuro de dólar. Com o revés, Cacciola não teve como honrar os compromissos e pediu ajuda ao BC. Sob a alegação de evitar uma quebradeira no mercado --que acabou ocorrendo--, o BC vendeu dólar mais barato ao Marka e ao FonteCindam, ajuda que causou um prejuízo bilionário aos cofres públicos. Dois meses depois, cinco testemunhas vazaram o caso alegando que Cacciola comprava informações privilegiadas do próprio BC. Sem explicações, Lopes pediu demissão em fevereiro. A chefe interina do Departamento de Fiscalização do BC era Tereza Grossi, que mediou as negociações e pediu à Bolsa de Mercadorias & Futuros uma carta para justificar o socorro. O caso foi alvo de uma CPI, que concluiu que houve prejuízo de cerca de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. A CPI acusou a alta cúpula do Banco Central de tráfico de influência, gestão temerária e vários outros crimes. Durante depoimento na comissão, Lopes se recusou a assinar termo de compromisso de falar só a verdade e recebeu ordem de prisão. Em 2000, o Ministério Público pediu a prisão preventiva de Cacciola com receio de que o ex-banqueiro deixasse o país. Ele ficou na cadeia 37 dias, mas fugiu no mesmo ano, após receber liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello --revogada em seguida. Pouco tempo depois de se descobrir o paradeiro do ex-banqueiro, o governo brasileiro teve o pedido negado pela Itália, que alegou o fato de ele ter a cidadania italiana. No livro "Eu, Alberto Cacciola, Confesso: o Escândalo do Banco Marka" (Record, 2001), o ex-banqueiro declarou ter ido, com passaporte brasileiro, do Brasil ao Paraguai de carro, pego um avião para a Argentina e, de lá, para a Itália. Em 2005, a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou Salvatore Cacciola, à revelia, a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato (utilizar-se do cargo exercido para apropriação ilegal de dinheiro) e gestão fraudulenta. O então presidente do BC, Francisco Lopes, recebeu pena de dez anos em regime fechado e a diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi, pegou seis anos. Os dois entraram com recurso e respondem o processo em liberdade. Também foram condenados na mesma sentença outros dirigentes do BC: Cláudio Mauch, Demosthenes Madureira de Pinho Neto, Luiz Augusto Bragança (cinco anos em regime semi-aberto), Luiz Antonio Gonçalves (dez anos) e Roberto José Steinfeld (dez anos). *Leia a matéria completa no blog do Josias