sábado, 15 de agosto de 2009

Porque hoje é sábado, uma bela mulher

A bela atriz brasileira Alice Braga

A sedutora Norminha

Dira Paes, a Norminha de “Caminho das Índias”, é capa da revista Joyce Pascowitch de agosto. Além de aparecer linda nas fotos, a atriz fala sobre a carreira e também sobre a polêmica personagem. “Norminha não é uma tchutchuca da Lapa, ela é uma dama antiga. É de uma elegância... Sua autoestima transborda. Mas ela tem necessidade de seduzir. Eu sinceramente acredito que represento muitas mulheres da vida real”, diz à revista.
Sobre o por que de só fazer uma novela das oito agora, depois de 25 anos de carreira, ela usa uma metáfora: “é como fazer um bolo gostoso: eu tinha os ingredientes e a capacidade. Só precisaria buscar o recheio, uma camada mais profunda em mim e no personagem para poder voar”, afirma.

Woodstock completa 40 anos: o sonho acabou?

Há exatos 40 anos, 500 mil pessoas se reuniam não somente para usar drogas e cultuar nomes que mudaram a história da música mundial. Mais do que colocar no mesmo palco artistas como Jimi Hendrix, Joan Baez, Santana, Janis Joplin e The Who, o lendário festival de Woodstock, realizado entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969, em Bethel, a 129 quilômetros de Nova York, tinha propósitos muito maiores.
Diferente do que vimos hoje, à época os festivais eram embasados em ideais, o que justifica porque o Woodstock dividiu águas e é até hoje uma referência. Sob o slogan de "paz, amor e música" o Festival surpreendeu todas as expectativas. "O público conseguiu que Woodstock funcionasse e fosse algo incomparável", disse recentemente a Agência EFE Joel Rosenman, um dos organizadores do festival, durante a apresentação em Nova York da edição de colecionador do documentário "Woodstock - 3 Dias de Paz, Amor e Música" (1970), quando se reuniram alguns dos presentes em 1969.
Contra-cultura, rebeldia, liberdade, luta, tudo isso estava presente no maior festival musical de todos os tempos. De lá para cá, todos os demais concertos, ainda que bem sucedidos, não passam de réplicas mal acabadas. Mesmo que os organizados consigam hoje uma melhor infra-estrutura, ou reunir os principais nomes da música atual, uma característica do Woodstock nunca será conquistada: sua essência. Prova disso é que em 1994 e 1999, dois megaeventos tentaram reproduzir, sem sucesso, o ambiente hippie do festival de Woodstock original. O resultado é que não conseguiram passar nem perto da versão pioneira. Ao contrário, a última tentativa foi desastrosa, terminando com pancadaria e alto índice de violência.
Mas então, os sonhos e ideários “woodstockianos” ficaram para trás? É muito provável que sim, pois qualquer movimento musical sem originalidade, como a maior parte do que, infelizmente, somos obrigados a “entubar” hoje em dia, não passa de réplica sem fundamentos, ideais e, principalmente, atitude.

O retrocesso da América Latina


http://www.sponholz.arq.br/

Oposição quer acareação entre Dilma e Lina no Senado

Da Folha Online:
A oposição está disposta a defender a convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) no Senado para explicar o encontro com a ex-secretária da Receita Lina Vieira, no qual teria feito pedido para agilizar as investigações contábeis sobre familiares do senador José Sarney (PMDB-AP). Senadores do DEM e PSDB estudam também pedir acareação de Dilma com Lina para que as duas versões sobre a denúncia sejam apresentadas.
"O ideal seria acareação das duas. Temos que tentar convocar a Dilma. É evidente que isso se resolveria com uma acareação", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Os oposicionistas reconhecem, porém, que não têm número suficiente de parlamentares para aprovar a acareação. Quanto à convocação da ministra, a estratégia de senadores do DEM e PSDB é tentar aprová-la em uma das comissões permanentes da Casa comandadas pela oposição --uma vez que na CPI da Petrobras os parlamentares não têm maioria.
A estratégia da oposição será esperar o depoimento de Lina à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, marcado para o dia 18 de agosto, antes de incluir o pedido de convocação da ministra.
Os oposicionistas esperam que Lina confirme sua versão, revelada em entrevista à Folha, de que Dilma pediu para que ela agilizasse as investigações sobre as empresas da família Sarney.
"Tudo vai depender do depoimento da Lina. O debate e a exposição do contraditório nos permite a busca da verdade com maior eficiência", disse Dias.
A oposição também quer ter acesso, no Senado, às imagens captadas pelo circuito interno da Casa Civil no dia em que Lina teria se encontrado com Dilma --uma vez que a reunião foi negada pela ministra.

PF abre inquérito para apurar morte de Jacqueline Ruas

Do Portal G1:
A Polícia Federal de São Paulo abriu nesta sexta-feira (14) inquérito para apurar as circunstâncias da morte da estudante Jacqueline Ruas, de 15 anos, que morreu dentro de um avião no voo entre o Panamá e o Brasil, em 2 de agosto. Ela voltava de uma excursão à Disney e, segundo o Instituto Médico-Legal, morreu de pneumonia. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, as investigações serão comandadas pela delegacia no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Foi neste terminal que os pais de Jacqueline a esperavam e ficaram sabendo da morte da adolescente. O advogado da família da garota, Renato Tucunduva, informou que, ainda nesta sexta, pretende enviar aos Estados Unidos uma requisição ao Celebration Hospital, na Flórida, onde ela foi atendida. “Estou requisitando o prontuário médico”, disse ele. Os parentes de Jacqueline querem saber por que ela foi liberada se, de acordo com a Tia Augusta Turismo (que levou a garota à Disney), os médicos americanos diagnosticaram “princípio de pneumonia” na menina. Uma das acompanhantes levadas pela agência para acompanhar o grupo de 29 pessoas à Disney foi Gisele Martins dos Santos, que, segundo o Ministério do Turismo, não está cadastrada no Cadastur, o cadastro nacional dos guias de turismo, como informou o G1.

Bombeiros controlam incêndio em Copacabana

O incêndio registrado na tarde desta sexta-feira (14), na Rua Santa Clara, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi controlado pelos bombeiros. Cerca de 70 homens, dos quartéis da Gávea, do Humaitá e de Copacabana, foram deslocados para o local.
Quatro pessoas foram socorridas pelos bombeiros no local, entre elas uma idosa de 78 anos.
Os bombeiros informaram que ainda não sabem as causas do acidente. Somente a perícia da Polícia Civil poderá descobrir o que teria provocado as chamas. Uma idosa de 78 anos e sua empregada doméstica foram resgatadas de rapel do prédio que pegou fogo. Segundo a idosa, identificada como Elza Alves, moradora do apartamento 1101 (cobertura), ela e a empregada tentaram descer as escadas, mas, quando chegaram ao 9º andar, não conseguiram enxergar por causa da intensidade da fumaça e resolveram subir novamente para pedir ajuda. Os bombeiros tiveram que resgatá-las de rapel. Um funcionário do prédio, que realizava a limpeza da caixa d’água, foi salvo da mesma forma.
* Veja fotos do incêndio em Copacabana

PT descarta reivindicar mandato de Marina no Senado se ela for para o PV

A cúpula do PT não pretende reivindicar a cadeira da senadora Marina Silva (PT-AC) no Senado caso a petista decida deixar o partido para se filiar ao PV com a perspectiva de concorrer à Presidência da República em 2010.
Apesar de o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) ter afirmado em seu blog que o mandato de Marina "pertence ao povo do Acre e também ao PT", senadores petistas defenderam que a legenda não reivindique a sua cadeira no Senado com base na regra da fidelidade partidária.
Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), fixada em 2007, estabeleceu a fidelidade partidária ao punir com a perda do mandato os parlamentares que trocarem de partido. Dessa forma, Marina corre o risco de perder a sua cadeira no Senado se decidir trocar de legenda --caso PT decida reaver o seu mandato na Justiça.
Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP) saíram em defesa da manutenção do mandato da petista mesmo que ela decida se filiar ao PV. "Quero dizer que eu não tenho nenhuma concordância com aqueles do PT que acham que, ao fazer a opção por essa caminhada, ela deixaria de ter os vínculos históricos que tem com nosso partido. Não vejo nenhum sentido em discutir a Marina perder o mandato, apesar da fidelidade partidária", afirmou Mercadante.
O senador disse não ter certeza sobre as chances de Marina permanecer no PT, mas prometeu apoiá-la qualquer que seja sua decisão. "Não sei se será possível. Lutarei até o último momento para que isso aconteça. Mas ela me disse, com os olhos cheios de lágrimas, que a bancada dela será sempre a bancada do Partido dos Trabalhadores, qualquer que seja a decisão que ela tome, a nossa bancada", afirmou.
Suplicy, por sua vez, disse que a cúpula do partido não está disposta a reivindicar o mandato de uma senadora que ficou por 30 anos na legenda. "Felizmente percebo que em todo o partido, na própria direção do partido hoje, do seu presidente, dos que se candidatam à presidência, já há manifestação explícita de que isso não será feito. O Partido dos Trabalhadores, se porventura ela resolver aceitar o convite do Partido Verde, vai respeitar isso e não iremos solicitar à Justiça Eleitoral que ela perca o seu mandato por essa decisão", disse.

Justiça manda prosseguir denúncia contra Edir Macedo

A Sétima Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região acatou, por unanimidade, um recurso do Ministério Público Federal e determinou que a Justiça Federal em Santa Catarina volte a analisar uma denúncia do órgão contra o bispo Edir Macedo.
O Ministério Público denunciou o bispo e outras duas pessoas à Justiça em 2008 por falsidade ideológica e uso de documento falso. Na análise do processo, o juiz federal substituto Marcelo Adriano Micheloti negou o recebimento da denúncia.
O juiz entendeu que a pena máxima a que os réus seriam submetidos caso fossem condenados seria de dois anos. Para esta pena, o prazo para processar os responsáveis pelos delitos é de até quatro anos. Como a denúncia foi apresentada sete anos após o fato, o crime estaria prescrito.
Para o procurador da República em Florianópolis, Marcelo da Mota, o juiz fez um "exercício de futurologia". Segundo ele, a pena para o crime de falsidade ideológica varia entre um a cinco anos de prisão e o juiz não poderia ter previsto a pena que seria imputada aos réus em caso de condenação para considerar o crime prescrito. "Se levar em conta a pena máxima, que é de cinco anos, você leva a prescrição para 12 anos", disse.
Com a decisão, o processo deve retornar agora ao juiz federal, para que ele decida se receberá ou não a denúncia. Na nova análise, o juiz levará em consideração os indícios de crimes presentes no processo. Segundo o TRF-4, ele não poderá voltar a alegar a prescrição do crime para recusar a ação.

Aécio diz que espaço do PMDB no governo Lula é exagerado

Da Folha Online:
O governador de Minas Gerais e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta sexta-feira, em Recife (PE), que considera "exagerado" o espaço que o PMDB ocupa na administração federal e que o governo não pode se submeter "a uma ditadura de qualquer partido, seja ele qual for, mesmo o PMDB".
Para o tucano, "no momento em que o PMDB não for o único responsável pela governabilidade, não terá o espaço que vem tendo hoje".
"Lula tem 39 ministérios, muitos dos quais só para acomodação dos aliados e de companheiros do partido."
O governo, disse Aécio, "não é para ser ocupado pela companheirada". "É preciso qualificação na vida pública, é preciso indicar pessoas qualificadas, ter metas de desempenho para servidores e ministros."
O governador afirmou que considera o PMDB "uma grande federação de interesses regionais" e que acha "fundamental" que o futuro presidente estabeleça "desde o início qual o nível da relação política".
"Prestigiar quadros qualificados de um partido é uma coisa. O PMDB tem os seus quadros. Submeter-se às indicações do partido, quaisquer que sejam elas, é outra coisa muito diferente", afirmou. "O novo governo tem que estabelecer um novo padrão nas relações partidárias", declarou.
Mas Aécio disse que seria "muito difícil" governar sem o apoio dos peemedebistas. "O que tenho dito é que é possível construir alianças nas quais o PMDB se inclua sem fazer a relação que se construiu no Brasil, com a troca tão explícita de favores ou espaços no poder."
Uma aliança com a sigla em eventual governo do PSDB, afirmou, "é claramente possível". "Você, no momento em que assume com autoridade, apoio popular, pode buscar os quadros qualificados que existem", afirmou. "Eu acho que uma parcela do PMDB se disporia a participar conosco."
Acompanhando Aécio na visita, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o PMDB "é um grande partido brasileiro" e que "não se governa sem ele". Sobre os reflexos dos confrontos no Senado em uma eventual administração tucana, ele afirmou que as discussões na Casa não envolvem partidos.

Colômbia anuncia ter concluído negociação com EUA sobre acordo militar


Da Folha Online
O governo colombiano informou nesta sexta-feira que fechou o acordo de Cooperação e Assistência Técnica em Defesa e Segurança com os Estados Unidos, que levantou críticas de países vizinhos -especialmente Venezuela e Equador-- por permitir aos EUA utilizar bases militares na Colômbia. Os EUA preveem investimentos de até US$ 5 bilhões pelo novo pacto.
"Este acordo reafirma o empenho das partes na luta contra o tráfico de drogas e terrorismo", informa um comunicado do Ministério da Defesa colombiano. "O texto acordado passa agora para a análise técnica por parte das instâncias governamentais de cada país para sua posterior assinatura."
O acordo, que começou a ser negociado neste ano, logo após a saída dos americanos da base de Manta, no Equador, prevê que os EUA mantenham 1.400 pessoas, entre militares e civis, em até sete bases na Colômbia, pelos próximos dez anos. Os dois aliados afirmam que o acordo não é novo, mas apenas uma extensão do acordo de combate ao narcotráfico e às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) chamado de Plano Colômbia; e argumentam que todas as bases ficarão sob o controle colombiano.
No entanto, o acordo gerou tensão e discursos sobre uma possível corrida armamentista na região. No Brasil, o assunto gerou especial desconfiança depois de vir à tona a informação de que os aviões americanos que operarão na base de Palanquero, no centro da Colômbia, têm um raio de ação muito superior ao necessário para o combate ao narcotráfico, com o potencial de cobrir o território brasileiro.
Mas o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones, afirmou na semana passada que os aviões precisam ser capazes de realizar voos de longas distâncias somente por causa da distância entre os EUA e a Colômbia. "Não há mágica, não há segredos sob a mesa", disse.

Petrobras terá participação mínima de 30% dos blocos do pré-sal

Da Folha Online:
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta sexta-feira que a Petrobras terá uma participação mínima de 30% na composição acionária dos consórcios para exploração de Petróleo no pré-sal. Lobão explicou que esse percentual incide sobre a fatia dos investidores privados do consórcio. Já a participação do governo em cada bloco será definida, caso a caso, pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). A participação da Petrobras será prevista no edital de licitação de cada bloco.
O ministro disse que o grupo interministerial, que se reuniu hoje para apresentar as propostas ao presidente Lula, ainda não chegou a um consenso sobre como serão distribuídos os royalties da exploração do pré-sal entre os Estados e que esta é a principal questão que impediu o fechamento da proposta.
"Tínhamos esperança de ter tudo isso fechado hoje, mas não se conseguiu e o nosso cronograma foi adiado por uma semana", afirmou.
Na próxima semana, os ministros Lobão e Dilma Rousseff (Casa Civil) terão reuniões com empresários, sindicalistas e lideranças políticas para apresentar as propostas e a expectativa é de que até o final do mês um novo marco regulatório seja definido e três projetos de lei sejam encaminhados ao Congresso.
As propostas serão encaminhadas em formato de projeto de lei, e não por medida provisória, como se cogitou, e o governo não deverá pedir urgência na discussão.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O susto de Dilma


Charge de Amarildo-Blog do Noblat

Virgílio quer vetar senador com "ficha suja" no Conselho de Ética do Senado

Na Folha Online:
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), encaminhou ontem, quinta-feira, projeto de resolução à Mesa Diretora da Casa que proíbe a eleição de senadores para o Conselho de Ética que respondam a processos judiciais, em qualquer instância, por crimes contra o patrimônio, a administração e as finanças públicas. O tucano argumenta que os integrantes do conselho devem ter lisura ética para julgarem os colegas. "É imperioso que os membros do conselho, titulares ou suplentes, tenham a isenção necessária para avaliar a conduta ética de seus pares. O projeto dá transparência e segurança às ações do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, bem como transmite para a sociedade um padrão de isenção quanto ao julgamento dos seus representantes legitimamente eleitos", afirmou. Atualmente, não há restrições para a indicação de parlamentares ao Conselho de Ética. As vagas são divididas de acordo com o tamanho das bancadas partidárias na Casa. Cada líder de partido com assento no colegiado indica os seus representantes. O projeto de Virgílio foi motivado pela crise política que atinge o Senado há mais de três meses. A oposição ficou irritada com a escolha de dois aliados do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), para a presidência e a vice-presidência do colegiado --os senadores Paulo Duque (PMDB-RJ) e Gim Argello (PTB-DF).

Bolívia expulsará 20 famílias brasileiras da fronteira, diz vice-ministro

Na Folha Online:
O Ministério de Terras da Bolívia anunciou ontem, quinta-feira, que irá despejar 20 famílias de brasileiros que moram no povoado de San Ignacio de Velasco, no departamento (Estado) de Santa Cruz, no leste do país. Conforme o governo boliviano, elas se assentaram ilegalmente em território boliviano e trabalhavam no corte indiscriminado de árvores.
"Os assentamentos de brasileiros em Velasco, Santa Cruz, serão despejados muito em breve. Em uma ou duas semanas, será pela força", declarou o vice-ministro de Terras boliviano, Alejandro Almaraz, em entrevista à rádio boliviana Erbol.
Há uma semana, Brasil e Bolívia coordenam com a Organização Internacional de Migrações (OIM) a mudança de outras cerca de 1.500 famílias brasileiras que vivem perto da fronteira entre ambos os países na região de Pando, na Amazônia boliviana, fronteira com o Brasil. O plano prevê o assentamento destas famílias em terras no interior da Bolívia ou no Brasil e será executado entre outubro e dezembro próximos.
A medida responde ao novo texto constitucional boliviano promulgado em fevereiro passado, segundo o qual nenhum estrangeiro pode adquirir ou ter propriedades em território nacional sob usufruto em uma faixa de 50 km a partir da fronteira.
Além disso, a Bolívia começou a aplicar, nesta semana, um plano para transferir camponeses bolivianos de outras regiões para Pando.
Segundo o governo, o objetivo do programa é "garantir a soberania" nas fronteiras e proteger o território boliviano de ocupações ilegais. Mas a oposição rejeita o plano sob o argumento de que é uma estratégia do governista Movimento Ao Socialismo (MAS) para mudar a tendência eleitoral nessa região, onde os opositores costumam vencer nas urnas.

Paraguai retira proposta de adesão da Venezuela ao Mercosul por medo de negativa

Da Folha Online
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, surpreendeu e retirou, nesta quinta-feira, o pedido que havia feito ao Senado para aprovar a adesão da Venezuela ao Mercosul. Segundo fontes oficiais, a manobra foi feita para prevenir a derrota da proposta e eventuais rusgas. "O governo paraguaio aguardará condições mais favoráveis para remeter novamente o pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul", disse o chanceler Héctor Lacognata.
O Senado do Paraguai, que tem maioria oposicionista, se preparava para tratar do assunto --que também está pendente no Congresso brasileiro-- na primeira hora nesta quinta-feira. Os Congressos da Argentina e do Uruguai já aprovaram a reivindicação venezuelana. A adesão da Venezuela foi aprovada pelos governos do Mercosul em julho de 2006.
O pedido de retirada da proposta foi feito em carta do presidente Lugo ao presidente do Senado e do Congresso, Miguel Carrizosa. O chanceler paraguaio reconheceu haver um "ambiente negativo, com risco de rejeição" e disse que o governo "se reserva o direito de apresentar o assunto em outro momento".
Ele admitiu, no entanto, que a opinião da oposição e de setores do governo em relação ao governo do presidente Hugo Chávez não deve mudar "em um mês ou em um ano".
Muito além da questão diplomática, o Paraguai temia também que a rejeição atrapalhasse as negociações de restauração da empresa estatal de energia do Paraguai, a Petropar, com a análoga venezuelana, a PDVSA, no valor de US$ 300 milhões.

Jornalistas são atacados em protesto contra projeto de educação em Caracas

Na Folha Online:
Ao menos 12 jornalistas venezuelanos, que protestavam contra o projeto de lei da Educação do governo de Hugo Chávez, foram agredidos por militantes chavistas nesta quinta-feira, durante uma manifestação em Caracas, quando distribuíam folhetos em favor da liberdade de expressão.
Segundo uma jornalista que participou do protesto, os cerca de 30 jornalistas foram atacados quando distribuíam panfletos aos motoristas e pedestres na avenida Urdaneta, uma das principais de Caracas. Os folhetos destacavam o artigo 50 da Lei Orgânica de Educação, atualmente em debate no Congresso, que prevê sanções aos meios de comunicação "que produzam terror e incitem ao ódio". Os manifestantes também recolhiam assinaturas em favor da liberdade de expressão.
Os militantes chegaram ao local gritando "revolução" e "Esta rua é o povo", e começaram a bater nos jornalistas, segundo relato de Gledys Pastrana, uma das manifestantes."Chegaram gritando, dizendo palavrões contra os funcionários [...] Tinham pedras, objetos contundentes e até bombas de gás lacrimogêneo", contou um jornalista.
"Fomos distribuir panfletos pacificamente e fomos selvagemente espancados" por supostos aliados do governo "que nos acusaram de sermos apoiadores da oligarquia", disse Ubaldo Arrieta, um dos outros atacados.
Marcos Ruiz, jornalista do diário "Últimas Noticias", de Caracas, que foi atacado por pelo menos quatro pessoas, que o espancaram com bastões e murros, foi transferido emergencialmente para um hospital, disseram testemunhas à agência Efe.
O presidente da rede Capriles, Miguel Angel Capriles, repudiou que os jornalistas que trabalham em suas empresas tenham sido "atacados desta forma brutal".
Também nesta quinta-feira, centenas de estudantes e professores foram reprimidos pela polícia, que utilizou bombas de gás lacrimogêneo para impedir sua chegada ao Parlamento, que debate o projeto de lei. Segundo o comissário da Polícia Metropolitana, Carlos Meza, as forças da ordem tiveram que "dissuadir" os manifestantes porque o protesto não era autorizado.
A rede Capriles é um dos grupos editoriais mais importantes do país e publica os jornais "Últimas Noticias", "El Mundo Economía y Negocios", e o jornal esportivo "Líder".

STF extingue crédito-prêmio do IPI e governo vence batalha de R$ 300 bi

O governo ganhou uma disputa de quase R$ 300 bilhões com exportadores. Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal extinguiu o crédito-prêmio do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Todos os ministros acompanharam o voto do relator, Ricardo Lewandowski, que entendeu que o benefício deixou de valer desde 1990. Segundo ele, um decreto de 1981, que restabeleceu o incentivo fiscal sem prazo de revogação, não tinha validade.
Na avaliação de Lewandowski, a Constituição de 1988 anulou os efeitos do decreto porque previa a extinção, em dois anos, de todos os incentivos fiscais que beneficiassem setores isolados da economia caso não fosse editada uma nova lei.
No entendimento do relator, o crédito-prêmio se encaixava nesse perfil porque os decretos que criaram o incentivo faziam menção direta a produtos manufaturados, o que, na prática, limitava o benefício à indústria e ao setor exportador.
Instituído em 1969, durante o regime militar, o crédito-prêmio do IPI tinha como objetivo incentivar as exportações de produtos industrializados, permitindo que empresas compensassem o imposto recolhido por meio de créditos tributários (abatimentos de impostos) no mercado interno.
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que as empresas não tinham mais o direito a esse incentivo fiscal, e o assunto foi a julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal). Apesar de o benefício ter deixado de vigorar em 1990, várias empresas conseguiram, na Justiça, manter a compensação dos créditos. Segundo estimativas da Receita Federal, a dívida com o governo, em quase 20 anos, está em torno de R$ 280 bilhões.
No início do mês, o Congresso Nacional incluiu na medida provisória que criou o programa Minha Casa, Minha Vida uma emenda sobre o tema. A emenda estabelece que a compensação é válida até 2002. Dessa forma, a dívida dos empresários só seria contabilizada de 2003 em diante.
Aprovada pelo Congresso, a extensão do benefício consta na medida provisória. Cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a decisão sobre sancionar ou vetar a emenda. No entanto, com a decisão do Supremo, a emenda será declarada inconstitucional caso seja sancionada.

Collor se tornará imortal

Deu no Correio Braziliense:
Autor de um único livro, que ainda nem foi publicado, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) será o próximo ocupante de uma cadeira na Academia Alagoana de Letras e entrará para o grupo de imortais, ao lado de historiadores e literários. Famoso por seus discursos áridos no plenário do Senado e pelo grande poder de oratória, o ex-presidente da República tem o apoio de praticamente todos os integrantes da entidade e tornou-se candidato único à sucessão da cadeira 20, que era ocupada pelo falecido poeta e defensor da cultura alagoana Ib Gatto. A eleição de Collor deve acontecer no próximo dia 20. Para justificar a escolha, que deve ser feita por unanimidade, os integrantes da academia ressaltam o talento como orador e a atuação do parlamentar à frente do grupo de comunicação Arnon de Mello, que Collor herdou do pai. Para tornar-se candidato, o ex-presidente apresentou à entidade uma coletânea dos seus discursos e artigos sobre os mais variados temas. Também mostrou um esboço do livro que escreve há anos sobre sua versão do impeachment. O livro, intitulado A crônica de um golpe, está em fase final de produção. Em plenário, o senador já anunciou que pretende lançá-lo em breve. “A história dos homens se escreve com palavras vitoriosas, e se agora posso relembrar aqueles momentos com o distanciamento do tempo, é porque a vitória, no final, seria minha”, diz um trecho do primeiro capítulo. A Academia Alagoana de Letras é atualmente presidida pelo médico Milton Ênio, defensor declarado da escolha do senador para o grupo de imortais. Ênio é amigo da família Collor há quase 30 anos. Outro entusiasta da eleição de Collor é o ex-secretário de Saúde José Medeiros. “Ele apresentou tudo que era preciso. Achávamos que poderia haver outros candidatos, mas ninguém se inscreveu”, comenta.
Assinante do jornal leia mais em: Collor se tornará imortal

Aeroporto Santos Dumont, no Rio, fechará das 22h às 6h

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informou na manhã de ontem, quinta-feira, que foi notificada oficialmente pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) sobre a suspensão dos voos entre as 22h e as 6h no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. Segundo a administração do aeroporto, a medida vai afetar 22 voos.
A Infraero, que administra o terminal, afirma que a notificação foi entregue por volta das 10h30, mas será analisada pelo setor jurídico. A Infraero poderá recorrer à Justiça para pedir prazo para se adequar às novas medidas. A Anac disse que os voos que operam no Santos Dumont, no período das 22h às 6h, serão cancelados. As companhias aéreas que se sentirem prejudicadas poderão solicitar alteração no horário ou para operar o voo em outro aeroporto, no caso o Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

Programa que regulariza terras na Amazônia recebe 4 mil pedidos em 60 dias

O governo estima haver um total de 297 mil posseiros que reúnem as condições básicas para conseguir título definitivo da terra. Eles ocupam terrenos de até 15 módulos fiscais (1,5 mil hectares) e já estavam nessas terras antes de dezembro de 2004.
No total, há 67,4 milhões de hectares de terras federais na Amazônia ainda irregulares.
O coordenador do programa Terra Legal, Carlos Guedes, diz que o ritmo atual de cadastramentos é "muito bom" porque o processo ainda tem quase três anos para ser completado. O governo vem organizando mutirões que visitam cidades da Amazônia para cadastrar os posseiros.
"O mutirão Terra Legal já esteve em 19 municípios e percebemos um interesse muito grande. Normalmente, entre 50% e 80% dos potenciais beneficiários em cada município vem fazendo seus registros", afirma Guedes.
Mas ambientalistas como o pesquisador-sênior do Instituto para o Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Paulo Barreto, duvidam da eficiência do sistema de cadastramento voluntário.
"Se quiser conhecer a situação fundiária da Amazônia, o governo tem que ir a campo e fazer uma varredura, visitando propriedade por propriedade”, diz.
Clique Veja o especial da BBC Brasil sobre a lei de regularização de terras na Amazônia

Lula precisa defender democracia em nível internacional, diz ‘Economist’

Segundo a publicação, a estabilização econômica, aliada à “cordialidade” e ao “instinto de conciliação” de Lula - “que faz com ele tenha amigos em todo lugar” -, fizeram do Brasil um país influente em nível internacional.
No entanto, esta influência, na opinião da publicação, não veio com o “peso da responsabilidade” que deveria acompanhá-la, o que faz com que Lula corra o risco de deixar um legado “decepcionante” e “ambíguo”.
"O Brasil precisa decidir o que realmente defende e quais são seus verdadeiros amigos, ou corre o risco de que outros façam esta escolha em seu lugar.”
Segundo a revista, o governo Lula tem mostrado uma “embaraçosa negligência com a democracia fora de suas fronteiras”.
Entre os exemplos desta postura, a publicação cita o “alinhamento do Brasil na ONU com países como China e Cuba para proteger regimes abusivos” e o fato de Lula ter comparado a crise que se seguiu às eleições presidenciais iranianas às reclamações da torcida de um time que perde uma partida de futebol. A revista também critica a postura adotada por Brasil em relação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que classifica como “um homem que ameaça começar uma nova Guerra Fria na região”, referindo-se às desavenças em relação ao possível acordo sobre o uso de bases militares colombianas pelos Estados Unidos.
“Só um paranoico pode conceber (o acordo) como uma ameaça à Venezuela e à Amazônia. Mesmo assim, o Brasil decidiu expressar preocupação com as bases, permanecendo em silêncio em relação às evidências de que membros do governo Chávez venderam armas às Farc”, diz a revista.
A Economist finaliza dizendo que o modo de Lula evitar uma “nova guerra fria” na região é “não confundindo democratas e autocratas”.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dona Mariza está certa

http://www.sponholz.arq.br/

Collor no ventilador

No blog do Noblat:
"O elegante Fernando Collor obrou de novo. Desta vez no ambiente solene e sobre os tapetes macios de azul profundo do plenário do Senado Federal. Na sessão de segunda-feira (10/08/2009), expelindo pela boca a graça retórica e a graxa intestina que regurgitou sobre o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, colunista da revista Veja, o nobre senador Collor confessou ao país: "Eu tenho obrado em sua cabeça nesses últimos dias, venho obrando, obrando, obrando em sua cabeça".
Obrando, Collor deixou o rastro de um estilo inconfundível que alcança os olfatos mais distantes e sensíveis. Obrando, Collor depositou em sua presidência, aqui e ali, obradinhas discretas, quase imperceptíveis, e despejou também obradas monumentais, que impressionam pelo volume e pela consistência, que não se desfaz ao longo do tempo.
A imagem sempre composta, empertigada, aprumada, de ternos bem cortados, gravatas de grife e sapatos de fino cromo, não permitia imaginar que aquele homem fino, como qualquer um, também tivesse seus momentos de íntima comunhão com a fisiologia. Pois agora sabemos, nessa surpreendente auto-purgação, que Fernando Collor também obra. Obrando, Collor desce à condição humana que até ele, como uma estátua sedestre, precisa assumir em alguns privados momentos do dia."
O trecho acima faz parte de um artigo do jornalista Luiz Cláudio Cunha, especial para o blog do Noblat: Leia aqui

Governo teme o depoimento de Lina Vieira

Na Folha de São Paulo:
O governo pretende usar o tempo de que dispõe, até terça-feira, para tentar, no dizer de um ministro, "reverter" o depoimento de Lina Maria Vieira à CCJ do Senado. Mas a oposição se preveniu: a sessão de ontem foi suspensa, e não encerrada, pelo presidente da comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO).
Isso significa que o quorum de terça estará garantido ainda que o governo tente esvaziar a audiência com a ex-secretária da Receita, que afirma ter recebido de Dilma Rousseff pedido para apressar investigação sobre empresas da família Sarney. Resta a tática de tentar desqualificar Lina. Ontem, o líder do governo, Romero Jucá, dizia que a audiência servirá para saber a "real razão" de sua saída do cargo. A oposição usará como escudo seus 30 anos de serviço público.
Mudos. A governadora Wilma Faria (PMDB-RN) e o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) até agora não disseram palavra em defesa da ex da Receita Federal, que foi secretária da Fazenda de ambos, sempre elogiada.

Renan e Sarney pedem a Lula para enquadrar o PT

No Globo Online:
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), decidiram apelar mais uma vez ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enquadrar o PT.
Em conversas separadas com Lula na terça-feira à noite, pediram a intervenção do presidente para que a bancada petista não apoi e qualquer dos 11 recursos da oposição pela reabertura de processos contra o presidente do Senado no Conselho de Ética. Lula garantiu que atuaria junto ao PT. Renan procurou ainda o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).
Em reunião na noite desta quarta com o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), e com a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (SC), Sarney reiterou que não aceitaria, em hipótese alguma, ser investigado.
A conversa ocorreu no gabinete da presidência do Senado. Para evitar constrangimentos ao PT, que não esconde a dificuldade em ficar contra a abertura de todas as investigações, Renan e Sarney articulam a nomeação para o Conselho de Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Romero Jucá (PMDB-RR) - este só se houver cessão da vaga pelo PT - para duas das quatro vagas de titulares do Bloco de Apoio ao Governo.
Isso permitiria que os petistas Delcídio Amaral (MS) e Ideli voltassem à suplência. Outra opção seria a nomeação de Roberto Cavalcante (PRB-PB), caso Crivella não aceite.

Gabeira quer montar palanque duplo: Serra e Marina

Encontra-se em estágio avançado a articulação para que Fernando Gabeira (PV) se torne candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2010. O deputado cogita entrar na disputa estadual associado a duas candidaturas presidenciais: a de José Serra e a de Marina Silva. Há cerca de dez dias, Gabeira esteve em São Paulo. Reuniu-se reservadamente com o governador José Serra (PSDB).
Discutiram detalhes da campanha –do financiamento aos arranjos partidários. Gabeira iria às urnas cavalgando uma coligação de quatro legendas.
Além do PV, o acerto incluiria o PSDB de Serra, o PPS e o DEM. Àquela altura, eram ainda incipientes os entendimentos do partido de Gabeira com Marina Silva.
O PV convidara a senadora do PT a trocar de legenda e entrar na briga pela presidência. Marina entusiasmou-se com a idéia.
Nesta quarta (12), Gabeira se reúne com uma Marina já de malas prontas para deixar o PT. O deputado vai expor à senadora os seus planos.
Gabeira sente-se na obrigação de apoiar a virtual candidatura presidencial de Marina. Ao mesmo tempo, considera vital o acerto com Serra.
Para Serra, a entrada de Marina na briga nacional é alvissareira. Dá-se de barato que ela roubará votos da candidata de Lula, Dilma Rousseff.
Leia mais http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Chefe de gabinete da Receita confirma declaração de Lina

Na Folha Online:
A chefe de gabinete do secretário da Receita Federal, Iraneth Dias Weiler, corroborou detalhes das declarações que a ex-secretária Lina Maria Vieira faz sobre encontro que teria tido com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), informa reportagem de Leonardo Souza e Andreza Matais, publicada nesta quinta-feira pela Folha de São Paulo. Em entrevista à Folha no domingo, Lina disse que, no final do ano passado, foi chamada para uma reunião reservada com Dilma no Planalto. No encontro, segundo Lina, a ministra pediu para acelerar a auditoria que, por decisão da Justiça, o fisco faz nas empresas da família de José Sarney (PMDB-AP), dirigidas pelo filho mais velho do senador, Fernando. Nesta semana, várias vezes, Dilma afirma que jamais esteve a sós com Lina, que não houve reunião no Planalto e que não fez pedido nenhum. Depois, desafiou a ex-secretária a provar o que havia afirmado.
Funcionária de carreira da Receita, Iraneth confirmou que Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, foi ao gabinete de Lina no final do ano passado. "Ela entrou pela porta do corredor, não passou pelas secretárias. Não foi uma coisa que constava da agenda."
Segundo Iraneth, Lina falou com ela sobre o convite do Planalto logo após a visita de Erenice e disse "que teria um encontro reservado no Planalto".
Lina foi demitida em 9 de julho. A Folha apurou que a recusa dela a atender pedidos de políticos contribuiu para a sua queda.

Dira Paes: 'Achei que o público ia rejeitar a Norminha'

Em entrevista à “Caras”, no 37° Festival de Cinema de Gramado, Dira Paes revelou que se surpreendeu com a popularidade de Norminha em “Caminho das Índias”. “Achei que o público ia rejeitar essa mulher, mas, na verdade, vi que ela tem uma graça própria”.

Lula recebe Cesar Cielo

Como sempre, Lula gosta de posar com atletas, principalmente àqueles que tenham logrado uma conquista. No caso do recordista brasileiro Cesar Cielo, nadador velocista, medalhista de ouro e uma das maiores e significativas figuras na natação mundial, há uma característica invejável: Sua performance é creditada a seu esforço pessoal, ao incentivo de sua família e ao treinamento nos Estados Unidos.
Cielo nada deve ao governo brasileiro e, graças a Deus, Lula só o quis ver após a conquista. Antes, seria um desastre para o "Cesão".
Mas uma coisa Cielo não pode negar. Ele e Lula tem alguma coisa a ver já que ambos vivem de conquistas advindas de atividades semelhantes, afinal, o que um faz nas piscinas o outro faz no governo: Nada.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Yvone se vinga da surra de Melissa

Está todo mundo curioso para saber como Yvone (Letícia Sabatella) vai se vingar da surra histórica que levou de Melissa Cadore (Christiane Torloni) em “Caminho das Índias”. Gloria Perez mata a curiosidade de todo mundo. “Espere pelo brinde que Melissa vai receber: uma cestinha de produtos indianos que fazem algum estrago na pele! O rosto dela vai ficar pipocando. Melissa e Sheila (Priscilla Marinho) vão ficar furiosas!”, conta a autora.
*As informações são do Portal http://extra.globo.com/

Pesquisa eleitoral indica vantagem de Marina sobre Dilma

No Estadão Online:
SÃO PAULO - O tamanho do estrago feito pela senadora Marina Silva (PT-AC) na candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) finalmente vem a público, em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só nesta terça-feira, 11, foi entregue, inteiramente tabulada, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois.
A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%). A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.
A pesquisa, coordenada por Antonio Lavareda, foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho e ouviu 2 mil eleitores de todo o País. A "margem de erro máxima para os totais", como define o pesquisador, é de 2,2%. Ele recorre a essa expressão porque, segundo explicou, essa margem "pode ser maior em universos menores dentro da pesquisa".
Leia mais http://www.estadao.com.br/

Governistas prometem retaliar decisão da oposição de ouvir Lina Vieira na CCJ

Na Folha Online:
A base aliada do governo no Senado prometeu nesta quarta-feira retaliar a decisão de senadores da oposição de aprovar, no plenário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), convite para a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira prestar depoimento na comissão.
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que a partir de agora vai exigir a verificação de quorum (número de senadores presentes) em todas as votações das comissões para evitar "surpresas" aos governistas.
"Foi uma quebra de procedimento do presidente da CCJ. O senador Demóstenes Torres [DEM-GO] tem acordo de procedimento respeitado todo este ano de não votar matérias polêmicas sem quorum e sem que as forças políticas fossem previamente informadas", afirmou.
A oposição conseguiu aprovar hoje o convite para o depoimento de Lina Vieira aproveitando um "cochilo" dos governistas, que tinham como representante na CCJ somente o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) no momento da votação. De forma simbólica, os senadores aprovaram sob o comando de Demóstenes o depoimento de Lina para o dia 18 de agosto.

A pizza da oposição

Na Folha Online:
O presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), decidiu nesta quarta-feira arquivar o processo contra o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) por quebra de decoro parlamentar. Duque não acolheu a representação do PMDB, que acusava o tucano de empregar um funcionário fantasma em seu gabinete.
O PMDB denunciou Virgílio ao conselho por ter mantido por 18 meses o pagamento de um servidor de seu gabinete que estava estudando na Espanha. O tucano prometeu devolver mais de R$ 210 mil aos cofres da Casa como ressarcimento às despesas desse assessor que continuou recebendo vencimentos mesmo estando na Europa.
O senador já depositou R$ 60.696,58 e ainda vai pagar três parcelas de R$ 50 mil. O valor total a ser pago, segundo a diretora de Recursos Humanos, Doris Peixoto, é de R$ 210.696,58.
Virgílio vendeu um terreno de sua mulher para pagar a primeira parcela e, segundo ele, o dinheiro deve garantir o pagamento de outras duas parcelas. O ressarcimento da última parte deve ser feito com o ganho na venda de um carro.
Segundo reportagem publicada hoje pela Folha, senadores governistas costuraram ontem um acordo para livrar tanto o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como Arthur Virgílio de punições.
Apesar de ter arquivado a ação contra Virgílio hoje e ter tomado a mesma decisão com relação às acusações contra Sarney, o presidente do Conselho de Ética negou participação no suposto "acordão".
Duque disse que pretende levar à análise do conselho todos os recursos contra o arquivamento das acusações contra Sarney, assim como o caso Virgílio. "Não tem acordo paralelo nenhum. Que eu tenha participado, não tem nada", afirmou.
A Folha Online apurou que a bancada do PT no Senado pediu mais tempo para estudar um a um os recursos apresentados pela oposição contra o arquivamento das ações contra Sarney. Os três votos de senadores petistas no Conselho de Ética são considerados decisivos para senadores do DEM e PSDB, que tem apenas cinco das 15 vagas de titulares no colegiado.
Se os três petistas votaram pela abertura de processo contra Sarney, o conselho vai investigar as denúncias que pesam contra o peemedebista.
Ontem, porém, a bancada do PT no Senado sinalizou que vai apoiar a abertura de parte dos processos contra o senador. Apesar de o partido ainda não ter fechado questão sobre o andamento dos processos, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) disse que cada senador petista integrante do conselho vai votar "de acordo com a sua consciência".
"O sentimento da bancada é contrário à tese do arquivamento sumário das denúncias e representações. Mas vamos dar argumentos consistentes para o posicionamento da bancada", disse Mercadante.

O palhaço quem é?

http://www.sponholz.arq.br/

Tasso Jereissati pede desculpas a Nação

O dia de ontem foi marcado por gestos políticos dos dois lados. O mais emblemático veio do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que subiu à tribuna para pedir desculpas pela troca de insultos com Renan na semana passada. "Foi um acontecimento deplorável. Eu queria publicamente dizer da minha insatisfação comigo mesmo, lamentar profundamente e pedir desculpas aos meus pares senadores e à população brasileira por ter me comportado de uma maneira que não seria adequada a um senador", disse.
Renan não apareceu no plenário para evitar o clima de confronto, numa sessão que foi presidida em parte por Sarney.
Tucanos e democratas avaliaram que a manutenção do clima de guerra no plenário do Senado não os beneficiava mais, pois estava jogando a imagem de todos na lata de lixo.
O PT adiou mais uma vez sua decisão sobre os 11 processos arquivados contra Sarney, mas nos bastidores fazia a negociação que pode decidir pela reabertura de pelo menos um deles --o que trata da nomeação do namorado de uma neta feita por meio de ato secreto.
Os petistas diziam ser impossível manter o arquivamento de todos os processos diante do desgaste político, num ano véspera de campanha eleitoral pela renovação de seus mandatos.
O líder da bancada do PT, Alozio Mercadante (SP), deve liberar o voto dos três representantes do partido no Conselho, mas espera que todos votem a favor da abertura desse processo. Ontem, os petistas Marina Silva (AC) e Eduardo Suplicy (SP) assinaram documento da oposição que pede a saída de Sarney da presidência.

Acordo pode dar absolvição definitiva a Sarney e Virgílio

Na Folha Online:
Senadores governistas costuraram ontem um acordo para livrar tanto o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), de punições.
Enquanto a oposição decidia baixar a temperatura da crise no plenário, líderes governistas e petistas buscavam uma saída negociada, que passa, num primeiro momento, pela abertura de processo no Conselho de Ética contra Sarney e Virgílio. Depois, os processos seriam arquivados definitivamente.
A ideia dividiu a base aliada. O líder do PMDB, Renan Calheiros, não concorda com esse procedimento, tanto que foi se queixar dos petistas com o presidente Lula no final da noite.
O grupo de Renan acenou com outra proposta: aceitava arquivar o processo contra Virgílio desde que os 11 impetrados contra Sarney ficassem arquivados, como decidiu o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ).

Lula propõe concessão de rádio a filho de Renan

Na Folha Online:
Em plena crise no Senado, o presidente Lula encaminhou ao Congresso o processo para aprovação de uma concessão de rádio FM para a família de Renan Calheiros, líder do PMDB e um dos comandantes da tropa de choque para a manutenção de José Sarney na presidência da Casa, informa reportagem de Elvira Lobato, publicada nesta quarta-feira pela Folha.
Lula enviou a mensagem ao Congresso na sexta, um dia após violento bate-boca, no plenário, entre Renan e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Renan nega ter influenciado a tramitação. O senador não figura como acionista da JR Radiodifusão, mas sim seu filho, José Renan Calheiros Filho, prefeito de Murici (AL). O principal acionista, Carlos Ricardo Santa Ritta, é assessor de Calheiros no Senado. Outro acionista, Ildefonso Tito Uchoa, também foi seu assessor no Senado.
O consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, disse que a crise no Senado não influenciou na decisão do governo de enviar o processo de autorização da rádio ao Congresso.
Leia a reportagem completa na edição da Folha desta quarta-feira.

Vídeo de Miss Brasil falando inglês gera comentários na web

No Portal G1:
A Miss Brasil Larissa Costa optou por falar em inglês no vídeo oficial de apresentação de cada candidata feito pela organização do Miss Universo . Algumas dificuldades de pronúncia cometidas pela brasileira renderam comentários de internautas no site de vídeos YouTube. Segundo a organização do concurso Miss Brasil, Larissa não teve tempo para treinar seu inglês depois que foi eleita a representante do país, e uma eventual falta de fluência na língua inglesa não prejudica a candidata.
Larissa Costa, de 25 anos, representou o estado do Rio Grande do Norte no concurso nacional. Ela viajou no dia 1º para as Bahamas para se juntar a outras 84 candidatas que disputam 15 vagas na final, marcada para o dia 23. Pelo regulamento do Miss Universo, as candidatas passam duas semanas em ensaios, treinamentos e eventos de promoção do concurso. O contato com a família e representantes brasileiros só será permitido a partir de domingo (16).
“A Larissa ficou à vontade para fazer o que quisesse no vídeo”, diz Boanerges Gaeta Jr, diretor do Miss Brasil. “As candidatas podem falar em seu idioma e pedir uma tradutora, mas se ela achar que pode responder em inglês não há nenhum problema. O desempenho no idioma não interfere na pontuação das candidatas. O que os jurados avaliam é a presença e a objetividade na resposta.”

O encontro de Dilma e Lina para quem sabe ler

Por Reinaldo Azevedo:
Lina Vieira, ex-secretária da Receita, reafirmou nesta terça, agora em entrevista ao Jornal Nacional, que se encontrou, sim, com Dilma Rousseff e que a ministra tentou interferir na investigação das empresas da família Sarney. E lembrou algumas coisinhas óbvias: a ex-chefe de gabinete dela sabe disso, a de Dilma também, o motorista sabe… Dilma, suponho, mesmo sendo Dilma, deve ter oferecido uma cafezinho à então secretária. O garçom do ministério deve saber… O que é que Dilma vinha afirmando? Que jamais havia se encontrado a sós com Lina. A negativa está, por exemplo, na submanchete da Folha desta terça. Aliás, quem editou a primeira página do jornal decidiu dar mais espaço para a negativa de Dilma (duas colunas) do que para a afirmação da ex-secretária (uma coluna). É um critério engraçado: ou a primeira notícia foi subestimada com uma coluna, ou a negativa foi superestimada, com duas… Mas isso agora é o de menos. Importante é o furo jornalístico publicado pelo jornal. Alguém deve ter lembrado a Dilma que negar o encontro era uma fria. Sempre há um subalterno para desmentir. Então a ministra, hoje, mudou a sua fala: “Não teve essa discussão”. Entenderam? Antes, não havia acontecido o encontro; agora, não aconteceu a discussão. A razão da mudança é simples: não seria difícil provar que o encontro aconteceu; mas é praticamente impossível provar que houve a discussão. Tanto é assim que, com a simpatia habitual, referindo-se a Lina, disse: “A gente não afirma, a gente prova”. Ah, bom! Pronto! Dilma começou negando o encontro e desistiu. Em seguida, negou a existência da discussão. De certo modo, desistiu também. Agora, ela se contenta em afirmar: “Ela [Lina] que prove”. Para quem sabe ler…
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Marina e Suplicy assinam carta pedindo saída de Sarney

Brasília - A senadora Marina Silva (PT-AC) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) assinaram um manifesto pela licença de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. Ao todo, cinco senadores do PT já assinaram o documento. Além de Marina e Suplicy, já haviam assinado a carta os senadores petistas Tião Viana (AC), Flávio Arns (PR) e Augusto Botelho (RR). O manifesto é assinado ainda pelos líderes do PSDB, PDT, DEM, PSOL e pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Renato Casagrande (PSB-ES). A carta diz que, "para recuperar a dignidade do Senado, é preciso a apuração com credibilidade de todas as denúncias contra a administração da Casa" e, por isso, os senadores defendem a licença de Sarney do cargo.

73% não têm energia para sexo no Reino Unido

Uma pesquisa feita no Reino Unido revelou que 73% dos habitantes do país dizem não ter energia para uma noite de sexo com o parceiro ou parceira.
Dois mil adultos de várias cidades britânicas foram entrevistados no levantamento, feito pela rede de serviços médicos e spa Nutfield Health, uma entidade sem fins lucrativos.
Dos 73% que se disseram sem energia para sexo, 58% disseram que o problema se deve à falta de condicionamento físico.
A pesquisa também mostrou outros sinais de que as tentativas do governo britânico de melhorar a saúde e o condicionamento físico da população estão fracassando.
O estudo verificou, por exemplo, que cerca de um terço (36%) dos ouvidos não correria para pegar um ônibus.
Mais da metade (59%) tomaria um elevador em vez de subir dois andares de escada e, se o controle remoto estivesse quebrado, 15% prefeririam assistir a um programa de TV de que não gostam a levantar e trocar de canal.
Cidades "preguiçosas"
A pesquisa estabeleceu um ranking das cidades mais "preguiçosas" do Reino Unido. A campeã da preguiça é Glasgow (onde 75% admitiram não fazer exercícios suficientes), seguida de perto por Birmingham. Londres foi a quarta mais preguiçosa.
Apesar da preocupação crescente com altos índices de obesidade entre crianças, dois terços (64%) dos adultos com filhos admitiram estar sempre "muito cansados" para brincar com as crianças.
*Com informações da BBC Brasil

Brasil recebe aprendiz de ditador, defenestrado em Honduras

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, vai encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta quarta-feira (12). Segundo o Palácio do Planalto, o encontro deve ocorrer às 15 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil. Zelaya deve desembarcar em Brasília na noite desta terça-feira (11). A visita de Zelaya ao Brasil para o dia 12 de agosto estava marcada antes mesmo de o hondurenho ter sido destituído do poder por meio de um golpe de Estado, no dia 28 de junho. Mas a confirmação de sua vinda ao Brasil estava difícil justamente em função de sua campanha para retornar à Presidência. “Para o governo brasileiro, Zelaya é o representante do povo hondurenho. Por isso, se vier, será tratado como chefe de Estado”, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores a ÉPOCA. A Embaixada de Honduras em Brasília não confirma a visita de Zelaya.
COMENTO: O aprendiz de ditador Zelaya, juntamente com seus colegas de bolivarianismo (na foto abraçando o sub-ditador cubano Raul Castro ) pensavam em transformar Honduras em mais uma ditadura disfarçada. Quebraram a cara. Agora Zelaya vive perambulando pelas Américas em busca de apoio.

Que mentira que lorota boa...

Na Época Online:
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), encontrou uma nova justificativa para a série de denúncias que vem sofrendo há mais de dois meses. Segundo ele, as denúncias são fruto de um movimento para enfraquecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tentará fazer da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua sucessora nas eleições de 2010. “Pelo fato de minha luta política ter algum peso na sucessão desencadeou-se essa crise para enfraquecer o presidente da República”, disse Sarney em um encontro com vereadores, prefeitos, deputados e senadores do Amapá, Estado pelo qual ele se elegeu. Em meio a aliados, Sarney falou abertamente sobre a crise, o que tem evitado fazer em público e até mesmo no Plenário, onde decidiu concentrar sua defesa em um pronunciamento de 50 minutos na última quarta-feira (5).
COMENTO: O nobre senador do Amapá, deve estar precisando dos relevantes serviços do "Doutor Castanho" - aquele mesmo da novela das oito - e no encontro acima citado, Sarney esqueceu de contar aquela que ele morre...no fim!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Planalto costura acordo para por fim a crise no Senado

Charge de Sinfronio-Diario do nordeste

Juíza rejeita pedido de afastamento de Yeda do cargo

A juíza federal Simone Barbisan Fortes rejeitou nesta segunda-feira à noite (10) pedido do Ministério Público Federal de afastamento da governadora Yeda Crusius (PSDB) do cargo. Na decisão, a juíza diz que o afastamento é “desnecessário” porque entre outros motivos, “não seria útil à instrução [do processo].
Yeda é acusada de improbidade administrativa. Segundo o MP, a governadora teria sido uma das beneficiárias de um esquema de fraude que desviou R$ 44 milhões do Detran do estado entre 2003 e 2007. A governadora nega.
Segundo a governadora, os procuradores armarem um "circo político" no qual não apresentaram provas, sob alegação de segredo de Justiça. "Não sei do que sou acusada" , afirmou a governadora. Ela disse ainda que, "se for legal" , ela própria divulgará o teor das acusações assim que seu advogado tiver acesso ao processo. "Eu sou uma pessoa que respeita as leis."
*As informações são do Portal G1

Edir Macedo e mais nove são denunciados por lavar dinheiro

Em O Globo:
SÃO PAULO - O juiz da 9ª Vara Criminal de São Paulo, Glaucio Roberto Brittes de Araújo, aceitou nesta segunda-feira denúncia do Ministério Público Estadual contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Eles são acusados de lavagem de dinheiro desviado da Universal, de maneira reincidente e com organização criminosa, e formação de quadrilha. O dinheiro dos fiéis era repassado a empresas de fachada ligadas à Universal, que mandavam os recursos para paraísos fiscais no exterior. O dinheiro voltava ao país para a compra de empresas de comunicação e outros bens. É o que mostra reportagem de Adauri Antunes Barbosa, Flavio Freire, Ricardo Galhardo e Soraya Aggege na edição desta terça em O Globo.
Segundo a denúncia, Macedo seria o chefe de uma quadrilha que usava empresas de fachada para desviar recursos provenientes de doações dos fiéis da Universal e praticar uma série de fraudes.
Apenas em 2004 e 2005, as empresas Unimetro Empreendimentos e Cremo Empreendimentos teriam recebido R$ 71 milhões da Igreja Universal. O dinheiro seria usado em benefício da quadrilha denunciada, o que, em tese, desvirtuaria a finalidade das doações à Universal, que tem isenção de impostos.

Sarney não se responsabiliza pela ética

Charge por Ivan Cabral

Marina Silva tem potencial para seduzir eleitores de Dilma e Serra

Deu na Folha:
A eventual candidatura à Presidência da senadora Marina Silva (PT-AC) pelo PV trouxe frescor ao cenário político nacional e preocupação, principalmente, aos aliados da pré-candidata Dilma Rousseff (PT), pelo potencial de transferência de votos. O PV vai além e acredita que a campanha do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), líder das sondagens, também será afetada. Um tarimbado analista de pesquisa eleitoral, no entanto, se mostra descrente, classificando a iniciativa de "simbólica". Ex-ministra que empunha a bandeira da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, com forte ênfase na Amazônia, Marina tem chance de atrair votos principalmente da classe média informada e preocupada com a preservação ambiental. Na disputa direta com Dilma, pesaria não apenas sua trajetória política como a disputa pelo voto feminino. "Ela claramente é um figura com imagem positiva, biografia respeitável e tem entrada em certos setores de esquerda, os mesmos aos quais Dilma se dirige", disse o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da UFMG. Mesmo o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), acredita que Marina corre na mesma raia eleitoral que Dilma. "Ela tem um perfil mais próximo do eleitor do PT. Se for candidata, estaria mais no nosso campo", disse o deputado. "Não duvido que possa ter esse efeito [tirar votos de Dilma]." Pesquisa divulgada pelo PV indica que Marina tem, dependendo do cenário de candidatos previsto para 2010, entre 10% e 28%. A sondagem telefônica encomendada ao Ipespe, instituto do sociólogo Antonio Lavareda, entrevistou 2.000 eleitores. Em um embate com Dilma, Serra, o deputado Ciro Gomes (PSB) e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), Marina teria 10%. A decisão da senadora de trocar o PT pelo PV, partido que lhe convidou há duas semanas para disputar a sucessão de 2010, será tomada nos próximos dias, no mais tardar até o fim de agosto, de acordo previsão de integrantes das duas legendas.

1/3 dos senadores é alvo de inquérito ou ação na Justiça

Deu na Folha:
Um terço dos senadores brasileiros é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis, informa reportagem de Fernando Barros de Mello e Pedro Dias Leite, publicada,ontem, segunda-feira pelo Jornal Folha de São Paulo. Segundo a reportagem, dados de diversos tribunais do país apontam que 27 dos 81 senadores do país enfrentam algum caso na Justiça. O cálculo não leva em conta litígios de natureza particular ou movidos apenas por adversários políticos. A revelação ocorre num momento em que o Senado enfrenta uma das piores crises de sua história, na esteira de uma série de denúncias contra seu presidente, o senador José Sarney (PMDB-AP). Dos 27 senadores com ocorrências na Justiça, 10 são da oposição e 17 da base aliada. O partido com maior número de senadores citados na Justiça é o PMDB, 8 de uma bancada de 19 congressistas (42%). Do total de senadores com ocorrências na Justiça, cinco são suplentes que assumiram o cargo com a saída do titular. Os senadores ouvidos pela Folha negam as acusações levantadas em processos ou investigações judiciais.