sábado, 29 de janeiro de 2011

Acredite, Lula é doutor!

Com a presença de seis mil pessoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado ontem pela Universidade Federal de Viçosa com o título de Doutor Honoris Causa.
Viçosa é uma cidade essencialmente universitária, fica na Zona da Mata mineira, a cerca de 230 quilômetros de Belo Horizonte. A honraria foi entregue pela reitora Profa. Dra. Nilda de Fátima Ferreira Soares e equivale a um doutorado acadêmico."Vocês não têm dimensão de como um homem que já passou por todas as emoções que um homem pode passar se sente emocionado ao receber hoje o meu quarto diploma: o primeiro diploma do primário, o segundo diploma do Senai, o terceiro diploma de presidente da República e o quarto diploma, de Doutor Honoris Causa aqui da Universidade Federal de Viçosa", afirmou Lula. "Vocês não imaginam o que vai acontecer neste mundo agora, quando as pessoas olharem para mim com desdém, porque eu não tenho diploma universitário, e eu vou mostrar aquela foto, vestido como Doutor Honoris Causa de Viçosa".
O ministro da Educação, Fernando Haddad, que assistiu à solenidade, informou que Lula só aceitou receber o título depois que deixasse a Presidência da República.
Outras universidades já manifestaram intenção de conceder o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente.
O grande e inesquecível presidente Lula é merecedor, sim, destas honrarias, pois tem uma inteligência extraordinária, reconhecida por importantes intelectuais e estadistas, fez um governo excepcional e é Doutor em Política, em Comunicação, em Solidariedade, em Cidadania, em Povo, em Brasil.
Parabéns, Doutor Lula!!!
*Fonte: tucanalha@uol.com.br
ATUALIZAÇÃO: O preço de um doutorado
Querem saber por que o ex-presidente velhaco recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Viçosa? Fernando Haddad, o esbirro do ex-cara no MEC, acaba de pagar a prenda. Nomeou o reitor da instituição, Luiz Cláudio Costa, como Secretário de Ensino Superior. Sacaram a jogada? Favor com favor se paga. Até com título de doutorado.(Blog Coturno noturno ás 19:04Hs)

Alerta vermelho no Egito

A polícia egípcia não está mais patrulhando a fronteira com a faixa de Gaza, o passo do Rafah. Homens armados do Hamas estão entrando e saindo livremente do Egito e há uma estreita colaboração do grupo palestino com a IME. A irmandade islâmica se engajou completamente nas manifestações de rua pedindo a saída de Osni Mubarak, e o grupo parece satisfeito com a queda do gabinete de governo. Ambos, Hamas e IME insistem num novo gabinete de governo que não inclua membros do partido governista, o Partido Nacional Democrático.
As forças de segurança à paisana estão empenhadas em destruir propriedade pública, a fim de dar a impressão de que muitos manifestantes representam uma ameaça pública. A IME está, enquanto isso, formando comitês de proteção das propriedades públicas e também coordenando as atividades dos manifestantes, inclusive fornecendo-lhes alimentos, bebidas e primeiros socorros.
Tudo leva a crer que a irmandade islâmica, juntamente com o Hamas, tem como objetivo transformar o Egito numa república islâmica nos moldes do Irã ou da Síria. Com isso, o contrabando de armas e peças de foguetes nunca foi tão livre e intenso do Egito para a Faixa de Gaza pelo Passo de Rafah.
Se tal situação se agravar, Israel poderá tomar de volta a Faixa de Gaza pela força das armas, mesmo na eventualidade de uma guerra contra um futuro e eventual estado clerical islâmico no Egito. Os EUA e a União Européia monitoram a situação no Cairo com atenção e apreensão redobradas.

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher

A bela modelo e atriz Bruna Linzmeyer

Governo egípcio apresenta renúncia formal

Cairo, 29 jan (EFE).- O Governo do Egito, liderado pelo primeiro-ministro Ahmed Nazif, apresentou sua renúncia formal neste sábado, após o anúncio antecipado na noite passada pelo presidente do país, Hosni Mubarak, informou a televisão pública.
Mubarak, que está no poder desde 1981 e cuja renúncia está sendo exigida em protestos públicos desde terça-feira passada, anunciou pouco após a meia-noite local (20h de Brasília) que, para superar a crise, um novo Gabinete seria nomeado.
Apesar da dissolução do Governo, a Presidência é mantida sem alterações, diante da resistência de Mubarak. Em seu discurso da última noite, o líder não expressou nenhuma intenção de abandonar o poder e disse que tinha pedido ao Governo que renunciasse e que um novo fosse formado.
Esta medida é a única solução política que Mubarak propôs para superar a crise que atinge o país, onde nesta sexta-feira ocorreu a jornada de protestos mais violenta dos últimos dias.
Até hoje, de acordo com números dos serviços de segurança, 20 pessoas morreram nas manifestações e cerca de 1.500 ficaram feridas, mas alguns dados divulgados pela imprensa elevam para pelo menos 50 a quantidade de vítimas fatais. ( Agência EFE )

Nova prisão de Adriana Villela

A filha e acusada na morte do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),José Guilherme Villela, e Maria Carvalho Mendes Villela, a arquiteta Adriana Villela, foi presa, nesta quinta-feira (27/1), no Rio de Janeiro por determinação da Justiça.
O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público no dia 17 de janeiro é assinado por três promotores de Justiça do Tribunal do Júri.
Em nota divulgada agora a pouco, o MP informa que "condutas irregulares praticadas por policiais civis, todas com o objetivo de beneficiar Adriana Vilela, obrigaram o MPDFT a rever seu posicionamento anterior que permitia que a acusada respondesse o processo em liberdade".
Na terça-feira (25), o juiz do Tribunal do Juri, Fábio Francisco Esteve acatou a solicitação que foi cumprida hoje pela manhã.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alckmin disfarça e tenta amenizar a relação com Serra


Aliados do ex-governador José Serra entraram em campo nesta quinta-feira, 27, para tentar neutralizar a moção provada por parlamentares tucanos que defendia a reeleição de Sérgio Guerra à presidência do PSDB. Numa ação articulada com serristas, o governador Geraldo Alckmin veio a público negar que apoiasse a manobra.
Logo pela manhã, Alckmin afirmou que apoiará Serra caso ele decida se candidatar à presidência do partido. "Nem sei se o Serra quer ser o presidente do partido, mas, se ele quiser, terá o meu integral apoio", afirmou. Segundo aliados, Serra gostaria de presidir o PSDB.
O documento defendendo a recondução de Guerra, assinado por 54 parlamentares tucanos na quarta-feira, foi visto por serristas como uma articulação dos aliados do ex-governador Aécio Neves. Militantes ligados a ele recolheram as assinaturas. Alckmin também foi acusado de ter apoiado a articulação.
Aécio, que pretende disputar a Presidência em 2014, é entusiasta da manutenção de Guerra na presidência, como forma de evitar que Serra ocupe o cargo, no qual poderia articular a sua própria candidatura para 2014.

Kassab já age como parceiro do PT

Marco Maia, Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin- Foto de Juliana Cardilli/G1
Confirmando os comentários de que já se sente em casa em relação ao governo Federal, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, declarou na manhã de ontem, quinta-feira (27), seu apoio pessoal e de seu partido, o DEM, à candidatura do deputado federal Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara dos Deputados em eleição que deverá será realizada na próxima segunda-feira (31).
Maia, atual presidente da Câmara, foi recebido por Kassab na sede da prefeitura da capital nesta manhã, ao lado de outros deputados. De acordo com Kassab, a visita foi protocolar.
Disfarçando o adesismo, o prefeito declarou: “Eu manifestei o meu entusiasmo com a forma com que ele se habilitou como candidato, somando todos os partidos, obedecendo a proporcionalidade dos números de deputados por bancada. Eu, como integrante do DEM, torço por sua eleição, o meu partido está apoiando”.
*Informações Portal G1

Fala Sarney, que eu acredito!

Sobre a reeleição à presidência do senado:"estou fazendo um grande sacrifício",,,
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou na tarde de ontem, quinta-feira, que a decisão de tentar a reeleição não veio dele, mas do partido. Segundo o senador, ele nunca apresentou candidatura alguma.
"Não desejava ser presidente do Senado. Estou fazendo com grande sacrifício, mas apenas porque busquei que encontrassem outra solução e, em face do partido não ter encontrado, comuniquei ontem que ele podia e tinha concordância para submeter meu nome à bancada."
A eventual reeleição daria ao peemedebista sua quarta rodada na presidência do Senado.
"É uma convocação. Nunca fui presidente do Senado senão por convocação. Nunca por vontade própria", diz.
O senador está em seu quinto mandato parlamentar. Em 1971, assumiu uma vaga na Casa, de onde saiu em 1985 para ser presidente de República. Posteriormente, voltou ao Senado eleito e reeleito pelo PMDB do Amapá.
Em um balanço sobre a legislatura que se encerra, Sarney disse que houve "luta pela sobrevivência".

Para o governo, o trabalhador que se esfole e pague mais imposto

Segundo a Folha online, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que retornou ontem, quinta-feira (27), de férias, afirmou ao chegar ao ministério que a correção da tabela do Imposto de Renda não está em estudo. Ontem, o governo admitiu que esse ponto poderia ser negociado com as centrais sindicais.
Questionado a respeito da possibilidade de correção da tabela, Mantega foi lacônico. "Não está sendo estudado isso".

Cacciola já pode sair da prisão

A  juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio, concedeu a progressão  de regime para o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, mas ele nçao sairá imediatamente da prisão.
De acordo com a decisão da juíza, para que ele possa trabalhar, estudar ou visitar a família será necessário que seus advogados de defesa peçam na Justiça a concessão de tais benefícios.
O advogado de Cacciola, Manuel de Jesus Soares, afirmou que não há previsão para que seu cliente saia da prisão.
Para desfrutar do regime semi-aberto, um dos requisitos a ser cumprido é a apresentação de uma promessa de emprego.
Como a decisão saiu ontem, o advogado ainda vai avaliar as condições impostas pela Justiça para decidir o que será feito.

Contas fiscais, no Brasil, se deterioram rapidamente

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou nesta quinta-feira, em Washington, um relatório em que afirma que a deterioração nas contas fiscais do Brasil "é particularmente brusca" e vai impedir que se alcance a meta de superávit primário.
"Espera-se agora que o governo não alcance sua meta fiscal (superávit primário da ordem de 3% do Produto Interno Bruto) por ampla margem", diz a atualização do relatório Fiscal Monitor, que analisa dívidas e déficit global
O governo brasileiro vem sofrendo críticas de analistas por manter uma política fiscal muito relaxada e, diante do excesso de gastos, ser obrigado a recorrer a uma política monetária mais rígida para manter a inflação sob controle, aumentando a taxa básica de juros.
Na semana passada, diante da forte pressão inflacionária, o Banco Central elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 10,75% para 11,25%, interrompendo um período de seis meses de estabilidade. (Folha online)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Declaração de princípio

"Quero deixar claro aqui que acredito em tudo o que o PT diz do PMDB e em tudo o que o PMDB diz do PT."

Reinaldo Azevedo, jornalista

PMDB se queixa de ter pastas irrelevantes

Por Leonardo Souza, na Folha:
Durante almoço ontem, em Brasília, um grupo de dez deputados do PMDB lançou fortes críticas contra o PT e integrantes da própria sigla. Sem saber que um repórter da Folha estava na mesa ao lado, disseram que o PT tenta marcar o PMDB como o partido do “fisiologismo” e que o governo repassou à sigla só ministérios irrelevantes. A reunião ocorreu no restaurante Fritz, o mesmo em que a “equipe de inteligência” da pré-campanha de Dilma Rousseff se reuniu para traçar estratégia de espionagem contra o PSDB em 2010.
Estavam no encontro Ibsen Pinheiro (RS), Osmar Serraglio (PR), Osmar Terra (RS), Edinho Bez (SC), Gastão Vieira (MA), Raul Henry (PE), Geraldo Resende (MS), Mauro Mariani (SC), Manoel Júnior (PB) e o deputado eleito Alceu Moreira (RS). Eles batizaram o grupo de “Afirmação Democrática”.Osmar Terra era um dos mais exaltados. Classificou o ministério de seu correligionário Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) como “ridículo” e disse que a pasta de Garibaldi Alves (Previdência) é “presente de grego”. Um dos participantes, não identificado quando falou, disse que a Agricultura é “a única pasta que serve”. Terra disse também que, “como todos já esperavam, esse [a gestão da presidente Dilma] vai ser o governo do PT”, ainda mais do que foi o do ex-presidente Lula.
Ibsen Pinheiro ressaltou que o PMDB tem uma imagem “horrível” perante à opinião pública e que o PT ajuda a difundir a ideia de fisiologismo do partido. Todos concordaram, porém, que colegas, como o deputado Eduardo Cunha (RJ), reforçam essa imagem.

Delúbio ameaça abrir o bico

Do blog Coturno Noturno:
Este é o motivo para que o ex-presidente velhaco e sua cambada venham a público defender a volta imediata de Delúbio Soares.
O tesoureiro do Mensalão e do Caixa Dois do PT mandou avisar que venceu o desodorante da cumpanherada, conforme combinado.
Ele quer voltar.
E não aceita que não seja uma volta triunfal, carregado nos ombros do velhaco, no aniversário do partido.
Ou abre o bico e a coisa vai feder.
Conta... conta... conta... conta...!!!

Polícia apreende pés de maconha em sacada de república estudantil

No O Globo online:
SÃO PAULO - A polícia de Jaboticabal, a 342 km de São Paulo, encontrou pés de maconha na sacada de um apartamento, nesta quarta-feira. O local é uma república de estudantes.
Os pés da droga estavam plantados em quatro vasos. O morador, que é estudante universitário, não foi localizado. A polícia foi até o local após denúncia anônima.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A oposição servil e conveniente que Aécio sonha

Nos últimos dias, surgiram denúncias, pela mídia, de um suposto entrevero envolvendo o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra.
Por enquanto, o mineiro Aécio Neves trabalha em silêncio na sua tentativa de assumir o comando do partido e dizem ser ele quem está atrás de toda a fofoca, vinculada na imprensa, com o auxílio luxuoso da petralhada.
Primeiro foram as denúncias contra Paulo César Ribeiro, o Paulão, irmão da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. Sob investigação do Ministério Público do Estado, ele é acusado de pagar propina e de financiamento ilegal de campanhas eleitorais.
Os petistam espalham, enquanto Aécio sorri, que as denúncias contra Paulão partiram de assessores  de Serra, que possui muita influência na “grande imprensa”. Mas isso é notícia plantada pelos petralhas que inundam as redações do diversos órgãos de comunicação do país.
Dizem, que emprenhando pelo ouvido, Alckmin, como troco, autorizou a divulgação de nota oficial informando que vai averiguar os gastos em propaganda da gestão anterior.
Segundo a petralhada, Serra deixou para Alckmin R$ 307 milhões em dívidas com agências de publicidade.
O governador paulista, cunhado do Paulão - o acusado de falcatruas - informa na nota que pode não pagar a "farra publicitária" de Serra (?).
Segundo o governador Alkcmin, numa atitude, no mínimo, deselegante: “O desembolso dos recursos previstos no Orçamento depende da autorização dos órgãos contratantes, que podem ou não executar serviços de publicidade durante a vigência dos contratos. Os contratos não geram direitos para as agências”.
No comando do Palácio dos Bandeirantes, Alckmin nomeou vários inimigos de Serra e acaba de indicar para a Secretaria dos Transportes, pasta suspeita de muitas maracutaias, o seu fiel “ex-chefe de polícia”, Saulo de Castro.
Nos bastidores, Aécio Neves, mais divisionista e  "petista" do que nunca, torce para que o tucanato paulista, imploda, e, finalmente, perca o comando do PSDB.
Isso apenas prova que são vinho da mesma pipa. A diferença é que os tucanos são vinhos mais finos, "mais envelhecidos", porém com os mesmos defeitos.
Se os petralhas se fartaram em roubar, os tucanos se fartaram em se beneficiar do poder. Guardando as devidas proporções, ambos se aproveitaram das benesses do poder público.
O que está se vendo, atualmente, é uma tentativa do grupo do adesista-híbrido Aécio Neves ( inclusive com o apoio velado de Alckimin ) de implodir o PSDB e desmoralizar seus antigos quadros.
Assim, abrir-se-ia um espaço infinito para Aécio deitar e rolar e ser o "cacique" da vez. Com trânsito junto a Dilma, e apadrinhado por Lula, Aécio seria o interlocutor dos partidos da oposição junto ao governo.
Estaria estabelecida, assim, a "oposição chapa branca".
É tudo que Aécio quer: Ser líder de uma oposição silenciosa, servil e vergonhosamente conivente.

Na guerra PT x PMDB, furnas é a bola da vez

Elaborado por engenheiros de Furnas Centrais Elétricas, o documento que o deputado federal licenciado Jorge Bittar (PT-RJ) fez chegar às mãos do ministro Luiz Sérgio, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, denuncia de que a Hidrelétrica de Simplício, erguida pela estatal na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, já acumula um sobrepreço de 100%. De acordo com os autores, o prejuízo anula a rentabilidade estimada, argumento que justificou a entrada da empresa no leilão do projeto.
Integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a hidrelétrica é uma obra do Consórcio Construtor Simplício (CCS), formado pelas empresas Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez. O presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, admitiu ontem que problemas encontrados no decorrer da execução do projeto exigiram modificações que encareceram a obra. Mas ele negou que o sobrepreço tenha chegado a 100%. O presidente disse que o custo inicial de R$1,5 milhão saltou para R$2,2 milhões, uma diferença de R$700 milhões desembolsados pela estatal.
O documento entregue ao ministro, que lamenta a rotina de "constituição de grupos de trabalho interno para justificar aditivos em contratos para pagamentos não previstos no empreendimento", expõe uma crise política em Furnas. Seus responsáveis sustentam que a empresa acumula prejuízos com Simplício porque foi aparelhada pelo PMDB fluminense e, particularmente, pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Desde 2007, quando o ex-prefeito Luiz Paulo Conde assumiu a presidência de Furnas, é conhecida a influência do PMDB nos rumos da empresa sediada no Rio. Como Conde adoeceu logo depois, o partido optou por um engenheiro de carreira, mas também peemedebista, Carlos Nadalutti Filho, para substituir o ex-prefeito.
Irritado com a mobilização dos engenheiros, Eduardo Cunha acusou setores do PT na empresa de estarem por trás das denúncias, numa tentativa de remover o PMDB e assumir o controle político na empresa.
Em seu Twitter, quando descreve um suposto rateio das seis diretorias da empresa entre três partidos (PMDB, PT e PR), Cunha admitiu que os peemedebistas seriam os responsáveis pela indicação do presidente.
O documento dos engenheiros, cujo teor foi revelado ontem pelo GLOBO, aponta problemas em outros setores da estatal, sempre os atribuindo a influência política. Jorge Bittar disse que, como no momento responde como secretário municipal de Habitação, preferiu encaminhar a documentação ao governo federal:
Quando pronta, a usina terá capacidade instalada de 333,7 MW, energia suficiente para abastecer 800 mil habitantes. A AHE Simplício é composto por duas usinas (Anta e Simplício) com uma barragem de concreto, duas casas de força, um vertedouro e uma série de canais, túneis, diques e reservatórios.
* Fonte: O GLOBO - 25/01/2011

Governador veta aumento dos deputados em Alagoas

Os 27 deputados estaduais de Alagoas tiveram aumento nos próprios salários vetado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). O veto foi publicado no Diário Oficial do estado.
Eles queriam reajuste de 109% nos vencimentos, que passariam de R$9,6 mil para R$20 mil. A Assembleia Legislativa custa, por ano, aos cofres públicos, R$119 milhões. Os parlamentares reclamam que este repasse está congelado há três anos, e por isso atrasam a votação do Orçamento para 2011.
De acordo com o governador, o aumento dos deputados "é inconstitucional porque fere a Lei de Responsabilidade Fiscal", diz a mensagem, publicada no Diário.
- Esta matéria tem que ser votada pelos deputados, que decidem se mantêm ou derrubam o veto do governador - reagiu o procurador da Assembleia, Marcos Guerra.
Os parlamentares aumentaram os salários seguindo o efeito cascata - reajuste de 61,8% - aprovado pelo Congresso para parlamentares, ministros e presidente.
O veto não atinge o aumento de 135% dado aos secretários de Estado, cujos salários de R$6,5 mil passam para R$15,3 mil.
Estado mais pobre do Brasil, segundo o IBGE, Alagoas tem 47% das famílias abaixo da linha de pobreza, atendidas pelo Bolsa Família.
Na Assembleia, há deputados com histórico de prisão por desvio de R$300 milhões da folha de pagamento do Legislativo. Há acusados de furto de energia, pistolagem e improbidade administrativa.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mexa-se oposição! Decência,por favor!

Ora, senhores oposicionistas! Decência, por favor! O país paga caro para ter partidos de oposição! Apresentem-se ao serviço!
Já há alguns dias tenho feito aqui algumas críticas duras às oposições. Para quem sabe ler, nunca deixei de fazê-las, mas acerta quem acredita que tenho restrições ainda maiores ao eixo PT-PMDB. Assim, por contraste, ficava parecendo que achava as oposições uma maravilha. Nunca. Há oposicionistas que admiro, o que é coisa bem diferente. Pois bem: ontem, noticiei aqui a truculência de que foi alvo o deputado Marcos Montes (DEM-MG), acusado pelos partidários de Aécio Neves de ser um espião de Serra em Minas — definitivamente, o estado está sendo tratado como uma capitania hereditária. Montes foi “convencido” pelos aecistas a retirar a sua pré-candidatura a líder do DEM! Ou seria considerado um inimigo do “Projeto Minas”.
O “Projeto Minas” decidiu que a liderança deve ir para ACM Neto (BA). Montes entendeu — quem sabe ele tenha entendido errado…— que seus problemas começariam na política e poderiam terminar na Justiça caso não obedecesse. Se a imprensa de Minas ou do resto do país quiser saber como tudo se deu, é só escarafunchar. Esse método de fazer política foi celebrizado numa obra de Mário Puzo, que virou filme, conhecido entre nós por “O Poderoso Chefão”.
Escrevi ontem o óbvio a respeito. Assim não se vai longe; assim, o PT só terá o trabalho de passar o poder das mãos de Dilma para as de Dilma ou das dela para aquele que Gilberto Carvalho chama “o Pelé que está na reserva”: Lula. Trata-se, como é óbvio, de política de aniquilamento de aliados considerados incômodos na esperança de que muitos adversários serão seduzidos depois, na trajetória. Então tá!
* Texto de Reinaldo Azevedo

'País retrocedeu na agenda dos direitos humanos'

A política externa brasileira é "improvisada" e está guiada mais pela promoção do "prestígio de alguns do que dos interesses nacionais do País". A afirmação é do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, em entrevista ao Estado, acusou a política externa do governo Lula de ter distanciado o Brasil de uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Agora, cobra da presidente Dilma Rousseff que seja "consequente" com as declarações de que vai pôr os direitos humanos no centro de sua agenda. Para Fernando Henrique, o Brasil foi "ingênuo" ao lidar com o Irã.
Clique e leia a entrevista no Estadão

Primeiro os banqueiros...

A presidente é gerentona mesmo! Dizem que ela teve um acesso de fúria depois da reunião dos ministros.
Alguns deles deixaram o cafezinho pela metade.
Ela esbravejou que quer economia para chegar nos R$ 60 bi de cortes para cumprir o superavit primário.
Isto sim que é uma presidente gerente!
Agora vai!

Como Obama receberá Dilma?

Foto-arte: Blog betocritica
A presidente Dilma Rousseff vai aos Estados Unidos em março. Não será sua primeira viagem internacional (no próximo dia 31 estará na Argentina), mas uma oportunidade crucial para medir o prestígio do País com o grande irmão  do Norte. Como Barack Obama vai recebê-la interessa a todos nós. Na diplomacia, gestos valem mais que palavras. Obama, anos atrás, disse que Lula era “o cara”, mas na prática tratou nosso ex-presidente (e, por consequência, o Brasil) de maneira mais fria do que seu antecessor, George W. Bush, não muito afeito a manifestações públicas de afeto. As posições de Lula sobre a questão nuclear do Irã têm peso nessa decisão. Mas será apenas isso?
Na semana passada, Obama recebeu em Washington o presidente chinês, Hu Jintao. Da boca para fora, deu uma alfi netada, cobrando publicamente, mas de forma protocolar, mais respeito aos direitos humanos na China. Horas mais tarde, abria as portas da Casa Branca para um “jantar de Estado” em homenagem ao colega oriental, com a presença da nata política, empresarial e cultural americana. Na hierarquia dos símbolos, esse evento de gala é o que distingue os parceiros mais importantes.
Obama não precisou dizer que Hu Jintao é o cara. Os gestos mostram a que nível os Estados Unidos elevaram sua parceria com a China. E em que categoria estará o Brasil? Nunca antes na história desse país um jantar de estado foi oferecido a um brasileiro. Dutra desfi lou de carro aberto em Nova York a convite de Harry Truman; FHC teve sua noite com Bill Clinton, é verdade, mas era uma coisa mais pessoal, sem tanta gala e pompa. Dilma será convidada para jantar ou tomará apenas um cafezinho no salão oval?
* Extraído do texto de Luiz Fernando Sá, na revista IstoÉ
COMENTO: A revista istoé costuma bajular poderosos, sobretudo Presidentes e polpiticos influentes. Este artigo, aqui apresentado de forma sincopada, traz uma espécie de previsão do que acontecerá na visita de Dilma aos Estados Unidos. Evidentemente que Dilma será bem recebida e poderá até jantar com os Obama. O atual presidente americano é um gentleman e tem uma habilidade politica maior que sua capacidade de gestão. Talvez  a revista esteja aguardando as honras para a "presidenta" e fazer disso uma pirotecnia desnecessária.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Volta a chover forte em São Paulo

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, decretou estado de alerta às 22h50 na região da Subprefeitura da Casa Verde (na zona norte). O rio Tietê transbordou e a subprefeitura da Penha também entrou em estado de alerta às 22h.
Às 23h20 a cidade tinha 34 pontos de alagamento intransitáveis.
De acordo com os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a previsão é que a chuva persista nas próximas horas.
O estado de atenção é uma escala usada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e que passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).
A forte chuva que cai na cidade de São Paulo, na noite deste domingo, colocou toda a cidade em estado de atenção e formou 35 pontos de alagamento pela cidade. Todos intransitáveis.

A ameaça chinesa

O superaquecimento da economia pode piorar índice da inflação no Brasil. É o que afirmam alguns especialistas brasileiros que temem que o superaquecimento da economia chinesa piore o índice da inflação no Brasil.
O PIB da China cresceu 10,3% em 2010, o que alimentou expectativas de que Pequim reforçará as medidas para controlar a inflação.
Segundo analistas financeiros, o crescimento da China beneficiou o Brasil por algum tempo, mas hoje a situação é outra por causa do sensível cenário da inflação.
* As informações são do Jornal O Estado de SP.

Brasileira faz sexo com 700 homens em 48 horas

Uma mulher brasileira faz sucesso em Portugal. Diana Ramos, 35 anos, é a atriz pornô conhecida por bater o recorde de ter feito sexo com quase mil homens em 48 horas. No entanto, ela quer mais: seu objetivo agora é fazer sexo com aproximadamente dois mil homens durante a 3ª edição do Eros - Salão Erótico do Porto, que acontece de 4 a 7 de fevereiro em Portugal.
Em entrevista ao jornal Correio da Manhã, de Portugal, ela conta suas experiências eróticas, além de afirmar ter feito sexo com mais de 700 homens e que cuidou direitinho de todos eles, apesar de não conseguir andar direito no dia seguinte. Eu não me arrependo de nada, diz ela ao repórter.
Adoro sexo, não sei viver sem ele. Todos os dias tenho de fazer amor. É uma necessidade fundamental, diz. Alguns leitores do jornal se pronunciaram e não ficaram satisfeitos com as declarações dadas pela brasileira.
Vergonha. Cada dia que passa tenho mais vergonha de ser brasileira. Infelizmente, umas fazem e todas levam a fama, comentou uma leitora.
Diana Ramos vive na Itália e afirmou que não liga para os comentários que são feito em relação ao que ela faz.

As Farc's exploraram urânio no Brasil, com apoio do PT...

Família Lula esquece os passaportes diplomáticos

Arte: Ivan Cabral
Tudo indica que a “família real” continuará com seus passaportes diplomáticos. Os dois filhos e um neto de 14 anos do ex-presidente Lula ainda não devolveram os mimos concedidos pelo ex-chanceler adulador Celso Amorim. O enteado Marcos Cláudio, 39, bravateador como o pai, anunciou, furioso, que devolveria até o comum, porque “nunca usou”.
E Lula prometeu explicar a encrenca “após as férias”. (Coluna do Claudio Humberto)

Carimbando a Dilma.

No blog Coturno Noturno:
As três primeiras semanas marcaram a busca desesperada de uma imagem para a governanta. Na falta de qualidades políticas, de uma biografia consistente e tendo em vista o seu fracasso como gestora, já que o PAC começa a mostrar que não passou de uma decupagem eleitoreira, a tentativa está indo pelo viés autoritário da presidente. Ela já enquadrou o General, o Haddad, o Cabral, Jobim e até a China. Bem, ninguém viu, mas conta-se ao pé do ouvido e a imprensa vagabunda publica e repercute. A Helena Chagas sai da sala e conta para os jornalistas:" não espalha, mas a Dilma cortou os jatinhos de todos os ministros. Precisava ver a cara da Ideli, que ia começar a curtir a mordomia". Hoje, no entanto, o Marco Aurélio Garcia se traiu e disse que a Dilma sofre de curiosidade intelectual. Ou seja: é burrinha, mas esforçada. Ele não poderia ter acertado tão na mosca. Amanhã, com certeza, vai sair na imprensa que a Dilma deu uma enquadrada no dinossauro dos dentes podres. Está uma trabalheira carimbar a Dilma.

A controladoria sem controle

No blog do Reinaldo Azevedo:
A VEJA desta semana traz uma reportagem de Rodrigo Rangel sobre a Controladoria Geral da República, justamente aquela que forneceu munição para os petistas tentarem tomar dos peemedebistas a Funasa — sim, leitor: enquanto eles se engalfinham nessa luta republicana, os doentes vão ficando pelas macas, nos corredores macabros dos hospitais destinados aos pobres. Mas Volto à reportagem de VEJA, de que reproduzo um trecho (em azul). Retomo depois:
O ministro Jorge Hage, chefe da Controladoria-Geral da União, diz-se um homem livre para investigar o que quiser - desvios de dinheiro público, fraudes, corrupção no governo. A sua disposição estão mais de 2100 analistas e técnicos com autonomia para vasculhar as contas de ministérios, prefeituras e órgãos federais por todo o país. Criada em 2003 pela administração petista, a CGU apresenta um balanço de impressionar: segundo dados oficiais, suas diligências resultaram na abertura de 2500 processos judiciais e na demissão de 2900 funcionários públicos, quase um por dia. Essa produção em escala, porém, esconde problemas de uma instituição importante que, como quase tudo em Brasília, foi vítima do aparelhamento partidário. Pendurada na estrutura do Palácio do Planalto, sob a égide direta do presidente da República, desde que ganhou status de ministério a controladoria atende a comandos bem específicos -e a vigilância sobre os figurões do PT e do governo é convenientemente mantida fora de seu raio de ação. Existe um semáforo ideológico que organiza e orienta as ações dos auditores. Dependendo da direção para que aponta determinada investigação, tem-se luz verde para ir em frente. Mas há casos em que se acende a luz vermelha - e isso, mais do que qualquer número, diz muito sobre a qualidade do trabalho da controladoria.
“É comum surgirem pressões para retardar ou amenizar certas investigações”, disse a VEJA um auditor da CGU. Essas ordens normalmente ocorrem quando o alvo é alguém ligado ao PT ou algum funcionário graduado com poder de criar constrangimentos ao governo. Um dos exemplos mais contundentes sobre o que pode ser encontrado nos escaninhos da controladoria se revela no caso de um auditor que apurava irregularidades em um acordo de cooperação envolvendo o Ministério da Integração Nacional, o Itamaraty e a ONU. Havia a suspeita de desvio de 3 milhões de reais. Como a controladoria não tem poder de polícia, o procedimento-padrao, depois de constatados indícios de fraude, é a elaboração de um relatório detalhado, encaminhado posteriormente à Polícia Federal. Prevendo os problemas que uma investigação como aquela causaria, a cúpula pediu ao funcionário que alterasse suas conclusões. O auditor requereu que a ordem fosse encaminhada por escrito. E assim foi feito. Só que, para não deixar dúvidas sobre o ocorrido, o auditor anexou o documento ao processo e escreveu que suas conclusões deveriam ser esquecidas, mas que estava fazendo aquilo para cumprir ordens superiores.
Voltei
Leia a íntegra da reportagem, que traz uma penca de outros casos em que a Controladoria não “conseguiu” achar o que procurava. Na maioria deles, o eventual achado poria o PT em dificuldades. Não falta nem mesmo “o” caso emblemático: o órgão comandado por Jorge Hage conseguiu NÃO ENCONTRAR uma só evidência de irregularidades ligadas a Erenice Guerra na Casa Civil! Um espanto! Numa república democrática convencional, um órgão com essas características serve ao estado. Na republica petista, subordina-se ao governo e, pior do que isso, ao PT.
Dilma tem arrancado elogios e suspiros, muitos deles da própria imprensa, porque seu silêncio e sua discrição estão sendo tomados como sinal de competência. Parece que o único problema de Lula era ser um tanto falastrão. A controladoria que se descreve acima se mostra empenhada numa espécie de moralidade seletiva. Logo, é uma imoralidade!
O caso na Funasa é, então, exemplar. Uma coisa é atuar para pôr termo à vergonheira que toma conta de um órgão vital para a saúde dos pobres; outra, diferente, é querer desalojar a canalha “errada” para pôr no lugar a canalha “certa”. Uma controladoria que não distingue cor partidária é própria das demacracias; a que seleciona os larápios segundo afinidades ou divergências eletivas é própria de estados policiais.
O Brasil é uma democracia. Então é chegada a hora de controlar a controladoria.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mais uma balela do Luiz da Silva

O ex-presidente velhaco anunciou a maior expansão das universidades federais da história. Nada funciona. Não tem laboratório, quando tem não tem equipamento, nao tem prédio só tem placa velha, não tem professor e tem universidade de lata, funcionando dentro de container. A revista Época mostra em fatos e fotos como a falta de planejamento aliada ao engodo eleitoreiro criaram uma rede de mentiras sobre o tema. (Blog Coturno noturno)
* Leia aqui