quinta-feira, 19 de março de 2009

O clima em nosso planeta:Novas alterações climáticas.

Não bastasse as inúmeras discussões sobre o aquecimento global, protocolo de Kioto e outros assuntos relacionados ao aquecimento global, o alvoroço agora foi provocado por um artigo na última edição da publicação científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences: um estudo com 52 especialistas afirma que existem 56% de chances de uma mudança dramática acontecer na Terra, se nada for feito para conter as alterações climáticas.
Foram avaliados cinco dos chamados "tipping points", algo como pontos sem volta, em termos científicos, capazes de influenciar o clima no planeta irreversivelmente: o desaparecimento da Amazônia, o derretimento da Groenlândia e da Antártida, a desaceleração da corrente do Golfo (que "esquenta" a Europa) e o fenômeno meteorológico El Niño.
As chances de pelo menos uma dessas "catástrofes" acontecer, caso o aquecimento global até 2200 fique em 4ºC, seriam de uma em seis. Caso ele ultrapasse este teto, o planeta pode chegar a vários desses pontos sem volta, e a probabilidade de pelo menos um deles ocorrer -- provavelmente o derretimento da capa de gelo da Groenlândia ou o desaparecimento da Amazônia -- sobe para 56%.
"Até o momento, um forte aquecimento de mais de 4ºC até 2200 parece um possibilidade clara", afirmou o coordenador do estudo, Elmar Kriegler, do Instituto para Mudanças Climáticas de Potsdam, na Alemanha.
É bom lembrar que as análises levam em conta o ano 2200, ou seja, bem mais adiante que a maioria dos modelos, que costumam ir até 2100, no máximo.
Na blogosfera, o estudo já vem despertando a ira dos céticos. E agora? Qual é a sua opinião?

Um comentário:

Anônimo disse...

O homewm esta destruindo o seu planeta, a hora é chegada do planeta responder na mesma moeda,o planetya estya com uma pequena verticalização...são os tempos...