segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Marta é a melhor do mundo segundo Fifa pela 3ª vez

A jogadora brasileira de futebol Marta, 23, alagoana de Dois Riachos, foi escolhida a melhor do mundo de 2008 na eleição da Fifa e levou o prêmio pela terceira vez consecutiva. O anúnico do prêmio foi divulgado, oficialmente,nesta segunda-feira,em Zurique(Suíça). Marta, agora, tem o mesmo numero de prêmios ( ou títulos)que a alemã Birgit Prinz, antes a única maior vencedora do prêmio. Prinz recebeu o troféu em 2003,2004 e 2005. Em 2004 e 2005, a brasileira havia conseguido a segunda e a terceira colocação na premiação. Na eleição de 2008, Marta superou Prinz, a brasileira Cristiane( sua grande rival neste ano), a inglesa Kelly Smith e a alemã Nadine Angerer.
Muito feliz, Marta afirmou:"É quinta vez que venho aqui, venci a terceira vez. Mas a emoção é como se fosse a primeira vez. Agradeço aos meus pais, às minhas companheiras da seleção, aos meus amigos, às pessoas que trabalham comigo. Estou muito feliz".
A alemã Birgit Prinz,foi a segunda colocada obtendo 328 pontos, contra da 1.002 da brasileira. A terceira colocada foi outra brasileira, Cristiane, com 275. A alemã Nadine Angerer, com 198, foi a quarta, enquanto a inglesa Kelly Smith ficou na quinta colocação, com 150. Marta e Cristiane integraram a seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e o vice-campeonato no Mundial da China, quando perdeu para a Alemanha. No ano passado, as duas principais jogadoras da seleção comandaram o time que ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim. Recentemente, Marta deixou o Umea, da Suécia, e acertou contrato com o Los Angeles Sol, time "irmão" do Los Angeles Galaxy,onde jogou o meia inglês David Beckham. Em seu novo clube, Marta será a estrela da WSF, a liga profissional feminina de futebol dos EUA, que estréia em abril.
Fonte:Folha On Line

Nenhum comentário: