segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Hamas concorda sobre necessidade de cessar-fogo em Gaza, diz Egito

Exército de Israel envia unidades de reservistas a Gaza, dá início à terceira fase da ofensiva e encontra forte resistência do Hamas.As negociações no Cairo entre autoridades egípcias e uma delegação do grupo islâmico Hamas por um cessar-fogo na faixa de Gaza estão progredindo, segundo a agência estatal egípcia Mena.
De acordo com a agência, uma autoridade egípcia afirmou que a delegação do Hamas concordou com a necessidade de encerrar o conflito --que já dura 16 dias-- o mais rápido possível.
Dois dos líderes do Hamas na Síria e três membros de Gaza participaram das conversas. A Mena afirma que a negociação em prol de um cessar-fogo será retomada nesta segunda-feira.
O ditador egípcio, Hosni Mubarak, divulgou nesta terça-feira uma proposta de cessar-fogo de três pontos, inicialmente rejeitada pelo Hamas, que pede garantias de que o bloqueio econômico a Gaza será suspenso.
Resolução
Tanto o Hamas quanto Israel rechaçaram também uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que demanda o cessar-fogo imediato na faixa de Gaza.
Na quinta-feira (8), o Conselho de Segurança votou a resolução, mas os EUA se abstiveram, afirmando que as conversas sobre o cessar-fogo seguiam sob mediação do Egito.
Um líder exilado do Hamas disse na sexta-feira que, aparentemente, os EUA querem dar mais tempo a Israel.
"Nova fase"
O Exército de Israel afirmou que unidades de reservistas começaram a ser enviadas à faixa de Gaza neste domingo. A medida evidencia o início da terceira fase da operação militar de Israel. Neste sábado, aviões militares israelenses lançaram panfletos sobre Gaza avisando a população sobre uma "nova fase" na operação.
Fonte:

Nenhum comentário: