segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agora é o Apedeuta que ataca a Polícia Federal!

Adivinhem quem criticou a atuação da Polícia Federal na operação que prendeu aqueles patriotas do Ministério do Turismo… Sim, ele mesmo: o  Apedeuta. “Não é aceitável que uma pessoa com endereço fixo, RG e CPF seja presa como um bandido qualquer, algemada, como em uma exposição pública”.
É uma besteira! Esses itens não determinam o uso ou não de algemas. Segundo acórdão do STF, elas devem ser empregadas se a pessoa resistir à prisão ou puder pôr em risco a segurança de terceiros. Não tem nada a ver com RG, CPF ou residência fixa… Fosse assim, um sem-casa e sem-documento seria naturalmente “algemável”. Por que Lula não se cala?
Como se sabe, eu mesmo critiquei o que chamei de exageros. Mas eu posso, já expliquei por quê. Lula foi presidente da República durante oito anos. Houve um verdadeiro festival de algemas no período. Curiosamente, e isso sempre foi apontado, as argolas nunca tinham enfeitado os punhos de petistas. Faço uma interrogação que soa como piada: “Seriam eles mais decentes do que os outros?” Não só o Apedeuta não protestava como dizia que, para que aquilo não acontecesse, bastava andar na linha.
O que se depreende disso? Não é que Lula se oponha a exageros. Ele se opõe a exageros contra as “pessoas erradas” — vale dizer: seus aliados. Mesmo dizendo que a PF é uma instituição respeitável, afirmou: “Estamos cansados de ver injustiças neste país”.
Nem diga! Chega de injustiças neste país!
*Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: