sábado, 14 de maio de 2011

A linguagem do molusco.

A degeneração de um povo, de uma nação ou raça, começa pelo desvirtuamento da própria língua.(Ruy Barbosa)
Livro didático de língua portuguesa adotado pelo MEC (Ministério da Educação) ensina aluno do ensino fundamental a usar a “norma popular da língua portuguesa”.
O volume Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender, mostra ao aluno que não há necessidade de se seguir a norma culta para a regra da concordância.
Os autores usam a frase “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” para exemplificar que, na variedade popular, só “o fato de haver a palavra os (plural) já indica que se trata de mais de um livro”. Em um outro exemplo, os autores mostram que não há nenhum problema em se falar “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”.(Ig)
COMENTÁRIO: Tenha em mente que o partido é errado - o governo Lula foi errado - nem no continente africano há (houve) presidente analfabetos. Tenha que após a queda dos militares, essa gentalha, começou a reverter os valores, a denegrir as famílias e após terem assumido o governo estão colocando em prática o que são - errados - inversos - em todas as áreas. Viraram tudo: roubar é o natural, valorizar o analfabeto e o vadio é corriqueiro e até milagres eles querem com o casamento de pessoas do mesmo sexo gerar famílias e, quem sabe, procriar. Pior é, que quem deveria preservar aquilo que é estabelecido o certo - a magistratura, os corpos docentes - ajudam a puxar a corda para o lado contrário. Ontem ouvi a entrevista da responsável pela adoção da cartilha, numa entrevista no JN. Tenham, que muito mais virá.  (Paulo Sérgio )

Nenhum comentário: