terça-feira, 22 de março de 2011

No jogo do PT a Vale é a bola da vez

Reportagem de O Estado de S.Paulo afirma que, na sexta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria se reunido com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco (BBDC4), Lázaro Brandão, para oficializar a intenção do governo de trocar o comando da mineradora.
O Bradesco, por meio da Bradespar (BRAP4), braço de participações da instituição, é um dos principais acionistas da Vale.
O governo federal, que privatizou a companhia em 1997, ainda tem grande peso na empresa por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do fundo de pensão Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, grandes acionistas da mineradora.
A conversa entre Mantega e Brandão teria o objetivo, também, de iniciar a negociação quanto a um nome para substituir Agnelli. Ainda segundo o jornal, a ideia do governo seria realizar a troca de comando na assembleia de acionistas da Vale marcada para abril.
A insatisfação do governo com Agnelli teve início após as demissões feitas pela companhia durante a crise de 2008, de cerca de 2 mil pessoas, além de cortes em investimentos, que geraram críticas do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Procurada pela Reuters, a Vale afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria o assunto e que "apenas acionistas podem se pronunciar a respeito". ( Reuters )
COMENTÁRIO: A Petrobrás se transformou na jóia da corôa...literalmente os petistas se apossaram da empresa, lotaram-na de militantes e apadrinhados, e o compadrio substituiu a competência profissional como exigência primeira para se conseguir um cargo. Agora os olhos se voltam para a Vale do Rio Doce, robustecida pela administração eficiente de Roger Agnelli. Mas Agnelli é um entrave aos petistas...um obstáculo no caminho de agregar mais esta jóia preciosa no tesouro do partido para gáudio da militância...
O ministro da Fazenda Mantega, que há muito já deveria ter sido frito e derretido, está a forçar o Bradesco, um dos maiores acionistas da empresa, a destituir seu presidente administrativo Roger Agnello .Se o Bradesco ceder...cai a Vale sob o poder do governo , mas cai principalmente sob o poder do PT!
Em acontecendo...gostaria de saber o preço da argumentação governista para convencer o Bradesco a render-se. ( Mara Montezuma Assaf, por e-mail,via Resistência democrática)

Um comentário:

Castelo disse...

Essa quadrilha petralha afundou ou afunhunhou a petrobrás em dívidas, acabaram com a credibilidade dos correios, e agora querem destruir a Vale,...