quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PT recebeu US$ 200 milhões em propina, diz delator.

Pagamento envolveu 90 Contratos de Obras de grande porte between a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras, Segundo Pedro Barusco

Por Laryssa Borges, de Brasília, e Daniel Haidar

Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras

Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras (Divulgação) 
O ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, afirmou à Justiça, em a Acordo de delação Premiada, Que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu de 150 Milhões de 200 Milhões de Dólares em propina de 2003 a 2013, por Meio de Desvios e Fraudes em Contratos com a Petrobras. As revelações de Barusco, ex-Braço-direito de Renato Duque, que  comandava a Diretoria de Serviços por indicação do ex-ministro da Casa Civil e mensaleiro Condenado José Dirceu, colocam Mais uma Vez o Caixa do PT no centro fazer escandalo fazer petrolão e devem respingar diretamente NAS Campanhas Políticas fazer partido, incluíndo um Própria da presidente Dilma Rousseff. Vaccari foi levado na Manhã Desta quinta-feira para à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo Onde prestou esclarecimentos Sobre a arrecadação de Recursos Para a legenda e foi liberado em SEGUIDA.
Ainda que tenha negado qualquer irregularidade no sistema de arrecadação de Campanhas do PT, Vaccari ágora é confrontado pela primeira vez com com as INFORMAÇÕES do delator Pedro Barusco, que concordou em colaborar com a Justiça em troca de reduções de pena. Apos firmar o a Acordo de delação, o ex-gerente confirmou, por exemplo, que Iria devolver aos Cofres Públicos impressionantes 97 Milhões de Dólares recolhidos a Partir do mega esquema de cobrança de propina na Petrobras.
"Durante o Período o qual foi gerente Executivo de Engenharia da Petrobras, subordinado Ao Diretor de Serviços, Renato de Souza Duque, de fevereiro de 2003, um marco de 2011, HOUVE Pagamento de propinas em favor do declarante [Barusco] e de Renato Duque, bem como em favor de João Vaccari Neto ", diz um trecho do depoimento de Barusco. "João Vaccari Neto representava o PT na Divisão de propinas Pagas no Âmbito da Diretoria de Serviços, nos Contratos Que Ela executava Pará como Diretorias de Abastecimento, Gás e Energia, Exploração e Produção e na Própria diretoria de Serviços", relatou.
Em Seu depoimento, o ex-gerente NÃO soube detalhar se o tesoureiro petista recebia uma propina EM DINHEIRO OU EM Transferências no exterior, mas deu revelações that complicam diretamente Outro ex-Diretor da Petrobras, Jorge Zelada (Área Internacional). Segundo o delator, Zelada also recolhia propina Dentro da Petrobras e "negociava propinas diretamente junto a algumas Empresas em Contratos Menores na Área de Exploração e Produção". Para Receber Dinheiro fazer Esquema de Corrupção Dentro da Estatal, o ex-Diretor Jorge Zelada Fazia Uma especie de "Encontro de Contas" com OS Demais Integrantes da companhia. Em Alguns Casos, uma propina uma Zelada foi Entregue diretamente em Sua Casa, na Rua Getúlio das Neves, no Rio de Janeiro.
O Pagamento envolveu noventa Contratos de Obras de grande porte between a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras. Os Contratos estavam vinculados Às Diretorias de Abastecimento, Gás e Energia e Exploração e Produção. No rateio da propina, cobrados normalmente ERAM 2% do valor do Contrato, Sendo Que 1% era administrado cabelo ex-Diretor Paulo Roberto Costa, EO Outro 1%, repartido Entre o PT e Diretores da Petrobras, Renato Duque incluíndo e Jorge Zelada, da Área Internacional da petroleira.
Enquanto como Projeções de Barusco apontam Que o tesoureiro do PT embolsou ATE 200 Milhões de Dólares em Nome do partido, não MESMO Período o delator recebeu 50 Milhões de Dólares em Dinheiro sujo. Em APENAS Um contrato de Sondas de perfuração de Águas Profundas Pará Exploração do pré-sal, Vaccari, em Nome do PT, recebeu 4,5 Milhões de Dólares em propina.
Ao relatar em Detalhes o Esquema de Pagamentos na Petrobras, Barusco deu hum panorama da Divisão do Dinheiro recolhido fazer Esquema criminoso e relatou Que ELE PROPRIO era habitué da Movimentação de propina na Estatal. Segundo o proprio delator, ELE começou a Receber propina em 1997 OU 1998 da Empresa holandesa SBM Offshore enquanto AINDA ocupava o Cargo de Gerente de Tecnologia de Instalações da Petrobras. A between propina a eA SBM Petrobras se Tornou "Sistemática" a Partir do ano 2000, com Uma especie de Parceria FIXA Entre Barusco eo executivo Julio Faerman, da Empresa holandesa. OS Mensais Pagamentos ERAM, variando de 25.000 Dólares de 50.000 Dólares. Em hum dos Casos, when Já ocupava a Gerência-Executiva de Engenharia, recebeu 1% de propina de Faerman em Um contrato Entre uma Empresa Progresso eA Transpetro.  
Faerman E apontado Como homem-chave do Pará desvendar o escandalo de Corrupção that envolverão a Petrobras. Em Uma Denúncia Feita Por Um ex-Funcionário da companhia holandesa SBM Offshore, ELE E as cited Como o lobista Responsável POR intermediar Pagamentos de propina a Funcionários da Empresa. 
Graça Foster -  Em Seu depoimento AOS Investigadores da Operação Lava Jato, Barusco NÃO apontou um presidente demissionária da Petrobras Graça Foster Como beneficiária Direta de propina na Estatal, mas Afirma Que Parte dos Contratos Onde o rateio de Dinheiro era Feito estavam vinculados à diretoria de Gás e Energia, Que Já foi Ocupada POR Graça. Barusco indicou Que Graça Foster NÃO Sabiá fazer Esquema de propina e ponderou Que se ELA e Sauer sabiam, "conservavam ISSO Para Si".
O ex-gerente, porem, revelações Fez que complicam diretamente Outro ex-Diretor da Petrobras, Jorge Zelada (Área Internacional). Segundo o delator, Zelada também recolhia propina Dentro da Petrobras e "negociava propinas diretamente junto a algumas Empresas em Contratos Menores na Área de Exploração e Produção". Para Receber Dinheiro Fazer Esquema de Corrupção Dentro da Estatal, o ex-Diretor Jorge Zelada Fazia Uma especie de "Encontro de Contas" com OS Demais Integrantes da companhia. Em Alguns Casos, Uma propina Uma Zelada foi Entregue diretamente em Sua Casa, na Rua Getúlio das Neves, no Rio de Janeiro. QUANDO Renato Duque deixou a Diretoria de Serviços, em 2012, fez ELE Uma especie de acerto de Contas com Barusco Pará Receber Parte da propina Que havia Sido direcionada inicialmente Ao auxiliar. Sem um a Acordo, Barusco destinou Valores de Futuras propinas Para o ex-chefe - Cabelo um a Acordo Fazer Clube do Bilhão, Como Empresas precisavam Confirmar o Pagamento de Dinheiro na trama das Criminosas. APENAS a Camargo Corrêa, Exemplo POR, Devia 58 Milhões de Reais em propina na Época. Depoimentos - No Fim de novembro, reservados Barusco prestou Diversos Depoimentos Ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal apos um a Acordo de delação Premiada. Nas Palavras de hum DOS Investigadores, eram "demolidores" sem detalhamento da Atuação de Renato Duque.

Como revelações de Barusco were a Motivação diretor da nova fase da Operação Lava Jato, na qual Vaccari e Outros Dez Operadores de da Diretoria de Serviços Alvos were. Com o cumprimento dos mandados, como INFORMAÇÕES NÃO tinham Mais necessidade de sigilo, na Avaliação da Justiça, e OS Depoimentos were disponibilizados em hum dos Processos contra Executivos de empreiteiras. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Li em algum lugar que os quase 100 mi que ele, o Barusco, se comprometeu a devolver não é dele e sim do bando. Perguntar não ofende: Alguém duvida que ele será eliminado?