sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Indignai-vos!



A perda da capacidade de indignação por parte da população é algo extremamente perigoso, e o sonho de todo governo corrupto. Talvez o maior mal causado pelo PT – entre tantos - nesses 12 anos de poder seja justamente a banalização da podridão. As pessoas mais decentes e esclarecidas olham chocadas para a passividade do povo, para a negligência, a cumplicidade daqueles que fazem vista grossa para tudo de errado em troca de migalhas ou tetas estatais.



Os que ficam indignados vão vendo crescer dentro de si um sentimento de impotência, de frustração. Como pode isso tudo que está aí não revoltar mais gente? Onde estão os estudantes rebeldes que pintavam suas caras na era Collor? Onde estão os “movimentos sociais”? Onde estão os sindicalistas da área de petróleo? Todos comprados? Todos cúmplices no butim, sócios da quadrilha que tomou nosso país de assalto?

E os “intelectuais”? Sim, aqueles que sempre bradaram em nome da ética, e agora fazem um silêncio sepulcral, e ao mesmo tempo ensurdecedor, onde estão? Fazem discursos relativistas, dizem que não é possível ser “maniqueísta”, que todos são iguais, tudo isso para defender essa podridão toda. Não sentem vergonha na cara? Não se incomodam com o estelionato eleitoral? Acham realmente que todos são como o PT, dispostos a esse jogo sujo para se perpetuar no poder?

A incapacidade de se indignar é sintoma de que o mal está vencendo. O país está um caos, a violência está recrudescendo, a corrupção atingiu cifras impressionantes, falta luz e água, a economia não cresce, a inflação cresce sem parar, e o governo bate cabeça sem saber o que fazer, rasgando todo seu discurso de campanha. E a população em geral acha tudo isso… normal?

Um leitor do GLOBO capturou bem a essência da coisa, em carta dos leitores publicada no topo na página, que é para ver se a ficha cai para os outros, sonolentos:

O Rubem está certo. Ninguém aguenta mais! Ao menos ninguém com um pingo de bom senso, de vergonha na cara, de honestidade intelectual. Os valores estão todos invertidos. O Brasil do PT valoriza o que é medíocre, ruim, em detrimento do que é melhor. O escárnio é geral. Vemos o nosso país afundar cada vez mais e o povo pensando em praia e carnaval.

Nada contra a diversão, as fugas da realidade. Fazem parte da vida, e tornam-na mais suportável. Mas será que precisamos mesmo transformar tudo em troça? Será que usar máscaras de Cerveró e Graça Foster no carnaval é uma reação adequada para um escândalo dessa proporção bem diante de nossos olhos? Onde está a pressão nas ruas pedindo uma CPI da Petrobras independente?

Enfim, os assaltos diários, as “balas perdidas”, a infraestrutura caótica, a economia sem crescimento e até a inflação alta a gente consegue suportar, matar no peito e continuar lutando. Povo brasileiro, guerreiro, certo? Não desiste nunca. Agora, o que não dá para aturar é o ambiente intelectual apodrecido, a mentalidade vigente que trata tudo isso mencionado acima e muito mais de forma pueril, leva na brincadeira ou acha normal.

Isso é o mais difícil para as pessoas esclarecidas e decentes. Não surpreende que tantos estejam pensando em se mudar e respirar, ainda que por um período, ares mais civilizados e avançados. O Brasil cansa…

*Rodrigo Constantino - veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/

Nenhum comentário: