quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Alagoas permanece com o governador menos ruim.

Teo Vilela, à esquerda, permanece no governo. Lessa, à direita, derrotado, faz careta.
Por seis votos a um o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu apenas conferir uma multa ao governador Teotônio Vilela no processo movido pela coligação de Ronaldo Lessa, que pedia a cassação do governador e de seu vice José Thomaz Nonô.
Os dois eram acusados de distribuir 1.600 ovelhas a produtores rurais do Agreste e Sertão do Estado nos meses de agosto e setembro de 2010, em plena campanha eleitoral, por meio do programa “Alagoas Mais Ovinos”.
A votação começou com o posicionamento dos advogados e a leitura da ação da Procuradoria, que pedia a cassação de Vilela.
O primeiro a votar foi o ministro Arnaldo Versiani, que reconheceu o erro na aplicação do Programa, mas ao contrário da cassação determinou uma multa como punição ao governador.
Cinco ministros acompanharam o ministro relator e apenas o ministro Marco Aurélio votou contra. A movimentação de alagoanos em Brasília foi intensa.
COMENTO:O programa "Alagoas mais Ovinos" tratava-se de um programa antigo, criado muito antes da reeleição do Governador. O Governador apenas manteve em ação seus progamas sociais e de incentivo à agricultura já que não poderia estagnar o Estado por conta da sua candidatura.
Nada foi provado como ação deliberada de campanha. As ações foram efetivadas com muita cautela e de acordo com a Lei.
O Governador de Alagoas não é nenhuma figura tão elogiável, assim. Tem defeitos mil, e não tem alcançado apenas uma performance mediana como administrador público. No entanto, e não obstante, tem sido melhor que os seus antecessores que dilapidaram o patrimonio público e usaram e abusaram do erário para fazer propaganda pessoal em suas gestões.
O maior interessado era Ronaldo Lessa, Governador na trágica gestão anterior e que coleciona processos penais, civis e de improbidade. Foi uma decepção como administrador do erário e, por excelência, uma nulidade.
Outro interessado na cassação do atual governador era o Senador Fernando Collor de Mello que teme enfrentar o atual governador num futuro embate para o Senado.
Coincidentemente, foi um Ministro ligado e indicado por Collor - Marco Aurélio Mello - quem proferiu o único voto em prol da cassação.

Nenhum comentário: