terça-feira, 5 de abril de 2011

Obama decidiu julgar o terrorista Khalid Sheikh Mohammed

Numa importante reviravolta, a administração Obama decidiu julgar o terrorista Khalid Sheikh Mohammed pela sua participação nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Manhattan e na Pensilvânia, perante uma comissão militar empossada como tribunal de guerra, na base militar americana da Baía de Guantânamo, em Cuba, e não mais por um tribunal civil no continente.
O Advogado Geral da União, Eric H. Holder Jr. é esperado para fazer o anúncio oficial dessa decisão na tarde de hoje onde explicará que Mohammed se auto-descreveu como o planejador dos atentados juntamente com outros quatro conspiradores que irão enfrentar estas acusações perante uma comissão de oficiais militares, disse o Promotor de Justiça.
O Departamento de Justiça dos EUA marcou uma conferência de imprensa para as 15 hs de hoje, horário de Brasília.
Holder, o Promotor que queria processar Mohammed perante um tribunal civil regular em Nova Iorque, mudou de idéia depois que o Congresso impôs uma série de restrições impeditivas para a transferência de prisioneiros de Guantânamo para o continente, nos Estados Unidos, tornando tal julgamento, pelo menos por ora, inviável. ( New York Times - Tradução Francisco Vianna )
Leia mais (em inglês) no link abaixo:

Nenhum comentário: