terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Manobra estatística cria recorde de contratações com carteira assinada

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, utilizou uma manobra estatística para entregar a meta de gerar 2,5 milhões de empregos com carteira assinada em 2010 a presidente Dilma Rousseff.
Os dados completos divulgados nesta terça-feira, traz resultados indicando que o volume de novos empregos formais ultrapassou a marca de 2,550 milhões.
Para sustentar os números, ele utilizou informações que apenas são atualizadas pelas empresas no início do ano, mas que extraordinariamente foram obtidas antes, no último trimestre de 2010.
A quantidade de vagas criadas no ano passado que Lupi apresentou chama a atenção porque, até novembro, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) acumulava um total de 2.544.457. Ainda que o número supere a meta, é sabido que os meses de dezembro costumeiramente puxam o volume total de empregos com carteira para baixo.
Isso ocorre porque o saldo anunciado todos os meses — e também no acumulado do ano — é fruto da subtração do número de desempregados no total de novas vagas, a chamada “geração líquida” de empregos.
Assim, se houve hipoteticamente 200 mil desligamentos e 100 mil contratações em dezembro, o resultado do mês em questão é de 100 mil demissões, número que teria de ser abatido das 2.544.457 contratações.

Um comentário:

Castelo disse...

É tudo de faz de conta,...
Mas pega, já que mais de 52% da população brasileira é completamente desinformada, não lê nada, alem das plaquinhas de beba cocacola,....É terra fértil para a proliferação de grandes picaretas travestidos grandes líderes,...