sábado, 27 de junho de 2009

Em defesa de Sarney, senador se compara a um Dalit

Ao fazer nesta sexta-feira discurso no plenário em defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) recorreu à teledramaturgia para explicar a crise política que atinge a instituição. Irritado com as frequentes críticas por ser suplente e aliado de Sarney, Salgado disse que não quer ser um "dalit" do Senado --em referência aos integrantes da casta indiana inferior representada na novela "Caminho das Índias", da TV Globo.
"Penso que, aqui, criaram aquelas castas, segundo a novela. O suplente é um dalit, não é? Sou um dalit, um intocável, suplente é um dalit. É o pior na escala. Só que meu voto é igual ao outro. Há aquele que se acha da casta mais alta. Como é o nome da casta mais alta na Índia? É o brâmane. Mas meu votinho de dalit é igual ao do brâmane na hora de apertar o botãozinho [do painel do Senado]", afirmou.
Na semana passada, Salgado bateu boca com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) depois que o tucano disse que, como suplente, o peemedebista não tinha autoridade para criticar os colegas que defendem a moralização do Senado. Na ocasião, Tasso disse que "aqueles que nunca participaram de uma eleição, pensem três vezes antes de pensar sobre a opinião pública".
Salgado é suplente do ministro Hélio Costa (Comunicações), que deixou o Senado para assumir o cargo no primeiro escalão do governo --o que permitiu que chegasse ao Senado indiretamente, sem votação popular. O peemedebista afirmou que a responsabilidade pela crise no Senado também é dos suplentes, mesmo que não corram o risco de perder o mandato.
Salgado também negou ter usado atos secretos para nomear pessoas de sua confiança na Casa. "O senador Wellington, que representa Minas Gerais e que se senta na cadeira que um dia foi de Tancredo Neves, não tem ato secreto, embora muitos achem que, tendo um ato secreto, você vira um brâmane", ironizou.
Salgado é conhecido no Senado por integrar a chamada "tropa de choque" do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no período em que o parlamentar respondeu a uma série de processos no Conselho de Ética --o que resultou na sua renúncia à presidência da Casa. Agora, Salgado também se tornou um dos mais ardorosos defensores de Sarney, com discursos que condenam as críticas ao presidente do Senado.

Nenhum comentário: