sábado, 10 de janeiro de 2009

A guerra que não tem fim

Hamas dá sinais de esgotamento, mas Hizbollah ameaça atacar Israel :
Um comandante militar israelense disse neste sábado que os militantes do grupo radical islâmico do Hamas começaram a dar sinais de esgotamen-to na ofensiva israelense na faixa de Gaza. A in-formação foi divulgada pelo jornal "Hareetz". Desde o início do conflito, em 27 de dezembro, ao menos 800 palestinos foram mortos e 13 israelenses. O número de feridos ultrapassa 3.000 em Gaza.
"Amir Mansi foi identificado pelas tropas israelenses como sendo um dos líderes militares do Hamas. Os soldados abriram fogo, mataram Mansi e feriram dois combatentes do Hamas que estavam com ele", informa o jornal.
Segundo o "Hareetz", o número de baixas do Hamas --estimada atualmente em 300 combatentes- poderá aumentar ainda mais, uma vez que o Exército israelense prepara um reforço no controle na parte norte da faixa de Gaza.
Hoje, o grupo armado do Hizbollah, grupo xiita patrocinado pelo Irã e pela Síria e que apoia o Hamas, ameaçou Israel para não usar o ataque palestino --que hoje atirou vários foguetes do sul do Líbano contra o Estado hebreu-- como pretexto para ampliar o conflito. Nesta manhã, o governo israelense avisou os palestinos sobre o aumento na escalada de ataques.
O Hizbollah, considerado uma potência militar e política na região, disse que estava "pronto para rebater Israel no caso de ataque". Ao menos três foguetes Katyusha foram arremessados para Israel do sul do Líbano nesta sexta-feira (9), em um contra-ataque a ofensiva israelense.

Nenhum comentário: