sexta-feira, 7 de março de 2014

Precisamos reagir a esse processo de "venezuelização" do país.

Existe uma crise republicana e institucional no país. A pressão excessiva que o governo federal exerce sobre os outros poderes, a política externa aliada ideologicamente com regimes totalitários e o descaso com a Constituição estão colocando a democracia brasileira em xeque.
Não deixem de analisar com profundidade o momento político que estamos vivendo. Nós vemos que o PT está transformando a República em aparelho de partido. Governo de coalizão para o PT é mercado persa de cargos e ministérios. Está aparelhando de tal maneira que este governo não aceita críticas, não aceita fiscalização, não aceita convocação de ministro. O que diferencia uma democracia de uma ditadura? A democracia amplia todos os mecanismos de fiscalização: quanto mais, melhor. As ditaduras restringem ao máximo ou a aniquilam. Existe algum poder independente no país? Não. Existe alguma entidade independente capaz de vocalizar o sentimento da nação brasileira? Não. A ação de se ocupar das estruturas, seja do Legislativo, do Judiciário, ou das entidades de classe está criando algo que preocupa todos aqueles que são defensores da democracia.
Existe um silêncio covarde de muitas entidades, como a OAB, as centrais sindicais e a UNE, que se omitem diante dos desmandos do governo federal em áreas como os direitos humanos, leis trabalhistas e o respeito à Constituição. Para exemplificar, a condição dos médicos cubanos que vieram ao Brasil, a omissão do Itamaraty ao caos político da Venezuela, do escândalo de corrupção internacional que assola a Petrobras e dos polêmicos contratos que o governo vem assinando com regimes ditatoriais da África e América Latina em benefício de grandes empreiteiras que financiaram o PT nas últimas eleições.

Nós só valorizamos a liberdade quando nós a perdemos. E nesse momento eu vejo que nós estamos diante de um quadro onde os escândalos se proliferam numa proporção geométrica e, no entanto, a fiscalização e as punições são totalmente desativadas e muitas vezes desacreditadas pela população brasileira. Eu quero pedir a todos os colegas que possamos refletir, analisar bem o momento em que nós estamos vivendo. O mal que estão fazendo à democracia brasileira, às nossas instituições.
*Ronaldo Caiado

Nenhum comentário: