sexta-feira, 21 de março de 2014

Petrobrás precisa, urgente, de resgate institucional.

A crise que se abate sobre a Petrobras agora expõe a maior das fragilidades que a companhia adquiriu nos últimos anos  – o enfraquecimento institucional. A compra da refinaria americana revela que a gestão da maior empresa nacional está exposta a novas armadilhas há mais tempo do que parecia.
Há pelo menos três anos ficou evidente que a Petrobras virou instrumento de política econômica em detrimento da gestão de seus negócios espalhados pelo mundo todo. Numa política monetária às avessas, o caixa da companhia passou a “financiar” o controle da inflação. Ao impedir o reajuste dos combustíveis, o governo deixou para a Petrobrás bancar a diferença entre o que ela paga para importar a gasolina que nós consumimos e quanto ela recebe ao vendê-la no mercado interno.
Para incentivar a indústria naval brasileira, o governo exige que a Petrobras obedeça ao índice de conteúdo local, ou seja, entre 50% e 60% dos bens e serviços contratados pela empresa precisam ter o selo “made in Brazil”. O parque nacional não consegue atender a todas as demandas da Petrobras e atrasos de logística e outras operações são inevitáveis.
Além dos negócios, a companhia tem acionistas e investidores pelos quatro cantos. Estão todos amargando uma perda bilionária de valor da Petrobras. Na bolsa de valores local ela foi a que mais perdeu em 2013. Lá fora, no ranking mundial, a Petrobras saiu da lista das 10 maiores empresas do mundo para a faixa das 120.
Num outro ranking internacional, a petrolífera está em primeiro lugar – nada de se orgulhar. Ela tem a maior dívida corporativa do mundo. Cerca de US$ 115 bilhões, ao final de 2013. Na outra ponta está o plano de investimento da empresa, de mais de  US$ 220 bilhões até 2018.
 
Não há nada de errado na conta, ela não fecha mesmo. Principalmente se a Petrobras continuar a ser tudo, menos uma empresa. A crise de agora, sobre a compra e os prejuízos absurdos com a refinaria americana, embute um novo papel desagradável à companhia. Entre todos eles, o institucional perdeu-se nesse labirinto de equívocos. E é necessário resgata-lo já.

(...)

*Extraído do texto de  Thais Herédia, no portal G1

Nenhum comentário: