quinta-feira, 26 de março de 2009

Protógenes, depois das mancadas, está com medo!!!

O delegado Protógenes Queiroz ainda não foi intimado pela CPI do Grampo da Câmara dos Deputados para voltar a depor ali no início de abril.
Mas seus advogados preparam desde já um habeas corpus preventivo a ser impetrado no Supremo Tribunal Federal.
Com ele, pretendem livrar Protógenes do risco de ser preso caso diga alguma coisa ou tenha alguma atitude considerada ofensiva pela CPI. E garantir seu direito de não responder a perguntas que possam incriminá-lo.
Até os próprios advogados de Protógenes têm dificuldade de localizá-lo quando precisam. Protógenes não usa mais celulares. Se quer falar com alguém, se vale de orelhões. Tem medo de ser grampeado. Segue disposto a revelar fatos novos quando for ouvido na CPI - mas ainda não é certo que o faça.
Além dele e do banqueiro Daniel Dantas, a CPI quer interrogar novamente o delegado Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência. Lacerda deu toda a cobertura a Protógenes para que ele investigasse Dantas e sua turma.
Ocorre que Lacerda está de mudança para Portugal, onde será adido da embaixada do Brasil. A mudança começou a ser apressada nos últimos dias para evitar que ele ainda esteja no Brasil quando a CPI decidir intimá-lo.
Lacerda quer escapar de responder à inevitável pergunta sobre se foi "a presidência da República" quem encomendou a Operação Satiagraha, como revelou Protógernes um dia desses.
Em conversa com amigos, Protógenes insiste em repetir que ouviu de Lacerda que "a presidência da República" estava interessava na operação. E Protógenes diz que mais gente na Polícia Federal sabia disso.

Nenhum comentário: