terça-feira, 24 de março de 2009

A culpa é do "consumidor"?


Secretário de Segurança culpa usuários de drogas por abuso do tráfico no Rio.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, culpou usuários de drogas pelas ações violentas do tráfico na capital. Segundo ele, o forte armamento usado por criminosos em confrontos como os que vêm acontecendo na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul, do Rio, é financiado por quem consome drogas. “É quem consome que paga isso. E na Zona Sul se paga pela droga. E se paga bem por ela”, disse ele em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (24). “Se a maioria dos cidadãos paga imposto, quer ordem e respeita a autoridade do estado, por que um grupo de 15 ou 20 pessoas vai aterrorizar 150 mil? Não é factível que essas pessoas causem pânico num mar de pessoas. É inaceitável”, completou Beltrame.
De acordo com o secretário, apesar de saber que criminosos planejavam a invasão no local, a polícia não teve como evitá-la. “Já evitamos muitas vezes isso, mas no Tabajaras não tínhamos informações totalmente compostas, de como vão vir, de onde. Não eram informações suficientes para se fazer um cerco”, explicou.
“O Rio tem mil favelas e estamos começando. Temos que fazer uma política permanente, mas é preciso ficar claro que isso não vai terminar com a violência. Precisamos de policiais, recursos para fazer isso e hoje o Rio tem uma deficiência muito grande de efetivo. Preciso de policiais novos”, disse o secretário.

Nenhum comentário: