sábado, 28 de março de 2009

Ataque a ‘brancos’ foi de caso pensado

Foi minuciosamente discutida a frase em que o presidente Lula atribuiu a crise global a “brancos de olhos azuis”, por ocasião da visita do primeiro-ministro britânico Gordon Brown. Fonte do Palácio do Planalto revelou a coluna do Jornalista Claudio Humberto Rosa e Silva, que assessores de Lula, responsáveis por seus discursos e suas frases de efeito, convenceram-no de passar ao eleitorado - o “povão” - a impressão de que “passou um pito” em um “poderoso” gringo.
A frase de Lula, espécie de racismo às avessas, foi criticada ontem pelos principais jornais europeus, que a consideraram “preconceituosa”.
Não se faz Ministério Público Federal como antigamente: o ataque à “gente branca” enquadra Lula na lei 7.716, de racismo contra raça ou cor.
A frase “essa raça do PT” rendeu processo do ativista Emir Sader ao ex-senador Jorge Bornhausen.
A frase de Lula não estimula o ódio racial?
Vai além do preconceito racial a fala de Lula sobre "gente branca": a ignorância se estende também às vítimas da crise no mundo. Há muitos brancos de olhos azuis entre elas.
O presidente americano Barack Obama, branco, negro e asiático, se elegeu pregando a união multiétnica. Lula, ao contrário, dissemina o racismo “no país de todos”, como prega a propaganda do governo.

Nenhum comentário: