sábado, 28 de março de 2009

O bronzeado, o cheiro e a xereca peluda

Uma amiga me liga e diz que um determinado Centro de estética, tem “bombado” na prestação de serviços de bronzeamento artificial.
Pergunto, se é o caso da tal máquina, que mais parece um forno.
Ela ri e explica que trata-se de uma aplicação de spray pelo corpo, e que deixa uma cor uniforme e bonita.
Indaguei por que me dizia tal coisa.
Ela, rindo, disse-me que eu estava tão branco que teria que optar entre correr riscos do bronzeado ao sol, ou me submeter ao bronzeado artificial, bom e sem riscos.
Parei para pensar e quase aceitei o desafio. Mas relutei e...não quis.
O que me surpreende, de certa forma, é a capacidade das pessoas em buscarem a beleza pela aparência.
Desde a minha adolescência vejo, principalmente as mulheres, buscarem a beleza exterior às vezes a um alto custo, visto que há estudos que indicam que os tais métodos de embelezamento como cremes, sprays, etc provocam o embelezamento a curto prazo e envelhecimento da pela a longo prazo.
Mas isso, de buscar a beleza pela aparência, vem da antiguidade, e não podemos atribuir a mulher moderna esta espécie de compulsividade.
Na antiguidade já havia “águas de cheiro” e “pós coloridos” para acentuar a beleza das mulheres.
Às francesas, que nunca foram chegadas a um bom banho, foram oferecidas opções de perfumes que, ao longo do tempo, tornaram-se famosos e caros.
Aliás, a mulher européia, em razão do clima raras vezes quente, sempre foi adepta do uso de essências perfumadas.
Dizem até, alguns historiadores, que o ato dos serviçais de abanar seus senhores não seria apenas para lhes proporcionar conforto em razão da alta temperatura mas, sobretudo, para minimizar o odor que exalavam dos corpos raras vezes banhado pela forma mais tradicional: Com água.
Conversei com minha amiga sobre este assunto. Ela riu e disse-me que os centros de estética são, em geral, lugares “maravilhosos” onde se pode entrar cabisbaixo e sair com alto astral, tendo uma aparência “linda e maravilhosa”, segundo ela.
E ainda acrescentou: Lá freqüentam mulheres e homens também, que se cuidam através de massagens e depilações.
Achei engraçado, homem se depilando?
-É sim, respondeu ela, tem homem fazendo tratamento de beleza como mulher faz. São os belos metrossexuais, que se cuidam e valorizam suas aparências.
-E se depilam mesmo? Perguntei.
-Claro, Mario Jorge, muitos até, como fazem as mulheres, depilam-se por completo.
-Puxa, macho depilado, é o fim do mundo!
Com essa exclamação, e diante de tal informação, pasmem, fiquei sem palavras.
Mas num ímpeto de quem quer encerrar a conversa, falei:
-Com essa eu desligo viu! Mulher ainda admito alguma coisa depilada, mas não tudo, afinal, logo eu que gosto de xereca peluda, como poderia achar isso, digamos,normal?
Ambos rimos e antes de desligarmos os telefones eu comentei:
-Cá pros meus botões, como diriam os Portugueses, acho que xereca pelada é de bebê, e eu não sou pedófilo.
Rimos de novo, e nos despedimos com o velho e maravilhoso desejo de um final de semana feliz.

Um comentário:

sonia maria de melo disse...

ha!ha!ha! só vc mesmo Mário, muito engraçado.Mas, é verdade, cada vez mais aumenta a concorrência masculina nos salões de beleza, rs muito engraçado