quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Alagoas e Sergipe querem Usina Nuclear


O Governo Federal, há dois anos, anunciou a retomada da construção da usina nuclear Angra 3 e a intenção de construir novas usinas no Brasil.
A maioria absoluta dos governadores reagiu negativamente à idéia, sob o argumento de que não abrigariam, em seus Estados, as futuras unidades.
Dá-se, uma, digamos, mudança radical de posição. Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas - manifestaram oficialmente aos ministérios das Minas e Energia e da Ciência e Tecnologia interesse em hospedar as usinas.
O empenho dos governadores, têm motivo animador: são os vultosos investimentos previstos nas usinas - R$ 10 bilhões em cada uma das quatro unidades que se pretende construir a partir de 2012, segundo informaram ao Valor os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia). Ademais, pesa o fato de o Nordeste depender da importação de energia de outras regiões do país e, também, a existência de novas tecnologias que mitigam os riscos ambientais envolvidos na exploração nuclear, especialmente no que diz respeito aos rejeitos.

Nenhum comentário: