sábado, 27 de abril de 2013

A falência da ONU.

 
A Organização das Nações Unidas, herdeira da falecida Liga das Nações, foi criada com a melhor das intenções: servir como um instrumento em busca da paz mundial após a Segunda Guerra. Será que ela atendeu aos anseios originais de seus criadores? Será que o legado da ONU tem sido positivo?
 
A resposta do israelense Dore Gold, que atuou em diversas funções diplomáticas, é um retumbante “não”. Em seu livro Towerof Babble, ele argumenta que a ONU foi completamente desvirtuada, e acabou contribuindo para instigar o caos global. O histórico da ONU, especialmente o mais recente, após o término da Guerra Fria, é uma sucessão de fiascos: Bósnia, Ruanda, Somália. Por quê?
 
De forma bastante resumida, o fracasso da ONU se deve à perda de sua claridade moral, presente na sua origem. Em um mundo dicotômico, com os aliados de um lado e os fascistas do outro, era mais fácil defender o certo e o errado de forma objetiva. Tal clareza foi substituída, com o tempo, pelo atual relativismo moral exacerbado, onde, em nome da “imparcialidade”, ninguém mais deve tomar partido.
 
Agressor e agredido viraram conceitos muito elásticos, confusos, e o cinza absorveu qualquer chance de divisão entre preto e branco. A ONU adotou um discurso acovardado, politicamente correto, incapaz de julgar evidentes agressores. Ela não se mostrou à altura do desafio de combater o terrorismo islâmico, por exemplo, pois lhe falta convicção sobre a própria existência do inimigo.
 
A democracia direta em nível global seria, hoje, transferir poder dos americanos para chineses e indianos. Sem sólidos pilares institucionais e culturais, a simples escolha da maioria pode representar a tirania sobre a minoria numérica. Em parte, foi justamente isso que aconteceu com a ONU. Ela foi capturada por países do Terceiro Mundo, e os Estados Unidos foram perdendo poder dentro da instituição.
 
É por isso que países sob regimes autoritários ocuparam o Conselho de Direitos Humanos da ONU, esvaziando-o de qualquer sentido. É por isso também que o pequeno Israel tem sido alvo da maioria das resoluções da ONU, recebendo críticas absurdamente desproporcionais. Tiranos massacram seus povos, rasgam qualquer acordo de direitos humanos, mas é Israel que sofre condenações constantes da ONU. Não Cuba, não o Irã, tampouco a China, mas Israel, a grande ameaça à paz mundial, segundo uma desmoralizada ONU.
 
Palco para muitos discursos inflamados e poucas ações efetivas, a ONU se tornou o paraíso dos burocratas e políticos populistas. Uma espécie de “governo mundial” sem responsabilidade, sem eleições populares. O poder sem rosto. Para piorar, a inoperância não tem sido punida, mas premiada! Vide a própria trajetória de Koffi Annan. Com tal mecanismo de incentivos, a escalada da corrupção dentro do organismo foi inevitável.
 
São vários escândalos, como aquele do programa “Petróleo por Comida”, que teria desviado US$ 10 bilhões dos petrodólares iraquianos de Saddam Hussein e envolvia gente importante da Rússia e da França (talvez isso explique a reação de ambos à guerra que derrubou o ditador). Há ainda casos de participação dos funcionários da ONU em uma rede mundial de tráfico sexual, como retratado no filme A Informante, com Rachel Weisz.
 
Com essa postura de “equivalência moral” entre agressores e agredidos, tomada pela maioria numérica de países antiamericanos e antissemitas, e envolta em escândalos de corrupção, como encarar a ONU como uma esperança pela paz? E, sabendo disso tudo, como condenar países como Estados Unidos, Israel e Inglaterra, que precisam, muitas vezes, ignorar a ONU para sobreviver?     
 
Dore Gold está certo: aquilo virou uma Torre de Babel, uma cacofonia onde acaba sobressaindo o viés antiamericano acima de tudo. A ONU fracassou em sua missão.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

A ONU HOJE E' UM ANTRO DE MA'FIOSOS COMUNISTA E ISLAMICOS,,,EXCELENTE TEXTO,,,Uma vez alguem comentou em um texto meu; - " Eu nunca deveria ter procurado me informar, ver mate'rias ou ler sobre a dominacao comunista no Brasil. Ta me deixando muito assustado, e ate' prejudicando minha saude. " E isso e' verdade. A maioria de no's, como eu principalmente, so viemos a se dar conta do perigo tarde demais. O cancer esta' espalhado e nao so' no Brasil. A Franca acabou de apoiar o grotesco " casamento " de viados. E o vagabundo socialista presidente, disse; " Se votou em no's, agora tem que aguentar " Essa mesma frase usou o Dr. Joseph Goebbels,,,a Dilma de Hitler. --- O amigo que respondeu meu comenta'rio tem certa razao. Todos os dias voce leva punhalada dos comunistas. E' rari'ssimo uma noti'cia sobre ataque ao comunismo. Muito raro. Se voce tiver estomago pra assistir essa palestra,,,http://www.youtube.com/watch?v=y1plJObIYxw voce ficara' chocado, com palavras vinda de pessoas aparentemente decentes, bem vestidas, aparentemente cultas e com diplomas. Sao frases que parecem vir de traficantes, matadores de aluguel, ou dos poroes de presi'dios. Como um povo se alia e se ajoelha diante de tanta imoralidade no mundo ? Quem ler meus textos acham que quero, ou pareco uma pessoa se'ria, carrancuda, sizuda,,,mas e' exatamente o contra'rio. So' sou se'rio quando o assunto e' se'rio. Fumo, bebo, e nao posso ver um rabo de saia. Na verdade ja' to no 2 casamento por causa disso. Mas mesmo assim ainda me choco com tanta mentira, tanta depravacao, tanta corrupcao, tanta apologia ao crime, vindo de AUTORIDADES. E o pior e' ver tanta receptividade pelo povo. François Hollande tem razao,,,votou agora aguenta.