quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PSDB: Culpa ou covardia?

Até hoje o processo que o PSDB ia colocar contra o autor do livro não saiu do lugar. Preferem dar R$ 100 mil para cada pré-candidato tucano comprar votos de delegados nas prévias de São Paulo. Mas o partido não paga o melhor advogado do Brasil para recolher o livro e prender os caluniadores.
Em resenha sobre o livro "A Privataria Tucana", o site da "Revista de História da Biblioteca Nacional" criticou o PSDB e afirmou que o ex-governador José Serra (PSDB) está "aparentemente morto". A biblioteca é vinculada ao Ministério da Cultura. Além de ser patrocinada pelo governo e pela Petrobras, a revista tem o nome da presidente Dilma Rousseff e da ministra Ana de Hollanda no seu expediente. O texto foi ao ar no dia 24 de janeiro. As críticas a Serra foram repercutidas nesta quarta pelo jornal "O Globo".
O livro, escrito pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., acusa Serra de receber propinas de empresários que participaram das privatizações conduzidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Assinada por um dos repórteres da revista, a resenha diz que o livro joga "uma pá de cal na aura de honestidade de certos tucanos". Afirma ainda que ele mostra que o "jornalismo está vivo".
Em nota, a direção do PSDB criticou o texto. "O PSDB, que é o verdadeiro alvo dessa vilania, presa sua história e seus valores. Por isso, continuará combatendo o aparelhamento político-partidário desenfreado do Estado brasileiro e seus efeitos secundários indesejáveis", diz o presidente da legenda, Sérgio Guerra. A associação que edita a revista admitiu o erro e pediu desculpas. De acordo com ela, o texto não foi avaliado pelos editores antes de ser publicado.
"O artigo é um posicionamento pessoal do repórter e contraria a linha editorial da revista, que não defende posições político-partidárias", diz o presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, Jean-Louis de Lacerda Soares. De acordo com ele, a Biblioteca Nacional não tem responsabilidade sobre os textos da revista. A Folha entrou em contato com o Ministério da Cultura, mas ainda não obteve resposta.
*Postado por O EDITOR
COMENTO: É claro que o Estado brasileiro está completamente aparelhado. É evidente que o site da "Revista de História da Biblioteca Nacional" fez uma resenha proposital, direcionada, sob a leniência governamental.
Que o livro, a que se refere,  traz uma ficção política direcionada ao PSDB é incontestável.
Que o PSDB se transformou num partido de panacas, também é evidente, senão teriam esboçado alguma reação forte e digna.
Evidente que os tucanos vitimados, pela infâmia que caracteriza a tal publicação, evitaram falar  a respeito para não dar mais publicidade a uma obra que, em si, é uma verdadeira "excrescência encomendada".
Mas, e os tucanos? São covardes? Têm "culpa no cartório"?
Nem falar "coisa com coisa" eles falam!
Estão sendo desmoralizados aos poucos. À conta gotas.
Por quê? Porque se deixam ser acusados até do que, indubitávelmente, não têm culpa.
Porque não acusam o governo que se mostra o mais corrupto de todos os tempos.
Porque não apresentam provas incontestes de sua isenção de culpa, isto se as têm, claro!
A verdade é que se este país for levado a mesma situação que vimos em 1964, o PSDB, como maior partido de oposição, terá a culpa maior e os fatos, assim como a história, o esmagará.

Nenhum comentário: