O governo da China acaba de inaugurar a ponte da baía de Jiaodhou (foto), que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.
3 comentários:
Na China, se roubar vai pra cadeia e até morre,.....
Aqui, se roubar vira ministro, conselheiro,e até presidente,....
É uma pena, de morre.............
10 mil operários trabalharam sem descanso durante quatro anos, mas a mão de obra barata não faz milagres. Aço e concreto são caros. Segundo o jornal inglês The Telegraph, a ponte chinesa custou sete vezes mais, o equivalente a R$ 16 bilhões. Corrupção à parte, as continhas do matemático perdem a graça.
Sou engenheiro civil, tenho uma noção é muito dificil definir os custos de uma obra cada obra tem suas particularidades.
Sei que no Brasil temos inúmeros casos de corrupção em obras, infelizmente.
O governo tem como contratar mão de obra como as empresas o fazem e assim diminuiriam os custo e muito.
Se as construtoras o fazem não existem motivos para o governo não fazer o mesmo, não é impossível só precisam de boa vontade de nossos ilustres corruptos.
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