domingo, 29 de maio de 2011

Zelaya retorna a Honduras. O aloprado vai dar trabalho.

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya qualificou seu retorno neste sábado a seu país como "uma vitória" para a democracia da América Latina. A declaração foi dada horas antes de ele partir de Manágua rumo a Tegucigalpa.
Zelaya chegou na noite de sexta-feira à Nicarágua vindo da República Dominicana. Desde o golpe que o derrubou do poder em 28 de junho de 2009, ele tentava sem sucesso voltar a Honduras. Neste ano, ele tentara entrar em seu país por via aérea saindo de Washington e por terra a partir da Nicarágua.
Ele retorna acompanhado de sua esposa, Xiomara Castro, sua filha, duas netas e uma comitiva internacional formada por autoridades políticas e vários de seus colaboradores. Três aviões particulares foram deslocados para transportar todo o pessoal.
"Hoje iniciamos uma verdadeira reconciliação em Honduras", afirmou uma emocionada Xiomara Castro, acrescentando que retorna ao seu país com o "compromisso de continuar com a luta para a transformação de Honduras".
Ela agradeceu os esforços do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o da Venezuela, Hugo Chávez, que propiciaram a reconciliação da família hondurenha celebrada em uma reunião em Cartagena, na Colômbia, em 22 de maio.

Nenhum comentário: