segunda-feira, 25 de maio de 2009

Líderes mundiais condenam teste nuclear da Coreia do Norte e exigem ação

Os principais líderes mundiais condenaram nesta segunda-feira a Coreia do Norte após o anúncio da realização "com sucesso" de um novo teste nuclear, que desafiou as sanções e condenações internacionais. Os governos pressionam agora por uma ação internacional na mesma escala, um recado ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que se reúne nesta segunda-feira para discutir uma reação. Em 9 de outubro de 2006, cinco dias após o primeiro teste nuclear realizado por Pyongyang, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 1718, que exige que Pyongyang abandone os testes de armas nucleares e de mísseis balísticos, assim como o desenvolvimento deste tipo de armamento. "Agindo de uma forma que desafia o Conselho de Segurança da ONU, a Coreia do Norte está desafiando diretamente e de maneira irresponsável a comunidade internacional", disse Obama. "O risco imposto pelas atividades ameaçadoras da Coreia do Norte exige ação da comunidade internacional", disse Obama.
Já a Rússia, outra aliada de Pyongyang, afirmou que a violação á resolução do Conselho é um forte golpe aos esforços para controlar o avanço das armas nucleares e disse que as negociações do Grupo dos Seis são a única solução para a crise.
"Os últimos passos da Coreia do Norte aumentam tensão no Nordeste da Ásia e colocam em risco a segurança e estabilidade da região", disse o Ministério de Relações Exteriores da Rússia, em comunicado.

Um comentário:

Unknown disse...

Absurdo.
Por quê não invadem os EUA matando milhares de civis em busca de suas armas de destruição em massa, como foi feito no Iraque?
Por quê só algums impérios capitalistas podem ter bombas atômicas? Eles puderam desenvolver sem seram incomodados e agora querem impedir que outros as tenham para continuar sua política de dominação mundial?
Só para deixar claro que sou contra qualquer arma de destruição, mas que isso valha para todos, sem exceção !!