terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Onda de estupros na Itália gera polêmica e críticas

Conhecido por suas gafes, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, é alvo de novas críticas em virtude de um comentário infeliz sobre uma onda de estupros em algumas cidades do país. Em Roma e na Sardenha, ilha no Mediterrâneo, foram registrados mais de 60 casos no último mês, quase 30% a mais do que a média.
Questionado sobre o uso de tropas federais para conter o aumento da violência sexual, o premier disse:
- Não poderíamos recrutar uma força grande o suficiente para evitar este risco. Teríamos de ter tantos soldados quanto mulheres bonitas.Não acho que conseguiríamos.
A declaração foi considerada "irresponsável" pela oposição. Para o líder do Partido Democrata, Walter Veltroni, o premier fez uma "piada de mau gosto perante o drama de tantas mulheres que foram violadas nos últimos dias".
Nem mesmo a ministra da Igualdade, Vittoria Franco, perdoou o premier.
- Ele foi insolente e disse coisas ofensivas às mulheres - disse. - Berlusconi está dizendo que as mulheres que saem de casa correm o risco de ser estupradas ou atacadas porque não é possível deixar o país seguro.
Confrontado, Berlusconi defendeu-se minimizando o valor da sua declaração e classificando os casos de estupro como "indignos" e "execráveis".
Leia mais em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/01/27/

Nenhum comentário: