O governo Sérgio Cabral Filho (PMDB) empenhou em julho o total de R$
27,9 milhões para publicidade. É mais de 240% além da média dos gastos dos seis
meses anteriores para o mesmo fim segundo levantamento do jornal Estado de
S.Paulo. No mês seguinte aos protestos de junho, que causaram queda
generalizada na popularidade de governos, a administração do Rio, cujo chefe
amarga apenas 12% de avaliações de "ótimo" e "bom" na
pesquisa CNI/Ibope, o dinheiro público reservado a divulgar suas ações mais que
dobrou.
Até o fim de julho, os empenhos apenas para propaganda somavam R$
76,9 milhões. Desde 2007, o governo Cabral, eleito com discurso de crítica
ao excesso de anúncios oficiais, empenhou quase R$ 1 bilhão para agências de
publicidade, dos quais já pagou mais de R$ 880 milhões, corrigidos pelo IPCA. O
governo nega anormalidades nessas despesas.
Os empenhos de julho representam
também crescimento expressivo em comparação a julho de 2012: são 39,5% a mais
sobre que os R$ 20 milhões de um ano atrás. Naquele período do ano passado, o
aumento em relação à média dos seis meses anteriores fora de 127,38% (pouco
mais da metade dos mais de 240% de um ano depois).
As despesas liquidadas (reconhecidas como regulares e, portanto, prontas
para serem pagas) em julho/12 foram de R$ 24,8 milhões, o que significou um
aumento de 206% sobre a média dos seis meses antecedentes. Os empenhos do setor até o fim de julho passado foram destinados às
agências Artplan (R$ 12,9 milhões), Novas/B. (R$ 16,5 milhões), PPR (R$ 12,1
milhões), Binder + FC (R$ 13,2 milhões), DPZ (R$ 16 milhões), Agnelo Pacheco
(R$ 11,2 milhões) e MKT Plus (R$ 11,2 milhões). Também houve verbas empenhadas
para empresas de eventos e assessoria (cerca de R$ 55 milhões).
Agências
O Executivo também argumenta que mais pagamentos em um mês não são
sempre decorrentes de "produtos de comunicação gerados naquele mês".
Podem quitar serviços prestados bem antes. A nota também afirma não haver
novidade no acumulado de despesas de publicidade desde 2007. "Nesses seis
anos e sete meses de governo foram realizadas campanhas de toda a natureza,
tais como a da Operação Lei Seca, prevenção à gravidez precoce, divulgação do
Bilhete Único, divulgação das UPPs, dentre outras".
*Agência Estado
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