quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Os Estados Unidos tem a maior jazida de petróleo do mundo.

Primeiras explorações na Green River Formation avaliaram mais petróleo aproveitável que em toda a OPEP
Segundo recente relatório do U.S. Government Accountability Office – GAO, o potencial de petróleo aproveitável na jazida da Formação Geológica de Green River, nos estados americanos de Utah e Colorado, seria “igual ao de todas as reservas mundiais de petróleo conhecidas”, informou a ABCNews. Esse volume explorável seria apenas equivalente à metade de todo o óleo existente na jazida, mas já igual às “reservas comprovadas de petróleo do mundo inteiro”. O total seria, portanto, o dobro das reservas confirmadas do cartel internacional da OPEP. Tanto o GAO como a indústria privada estimam que o petróleo aproveitável na jazida atingiria o montante volumétrico de três trilhões de barris.
“Nos últimos 100 anos, toda a humanidade consumiu 1 trilhão de barris de petróleo. E nós temos aqui várias vezes isso”, disse Roger Day, vice-presidente para as operações da American Shale Oil (AMSO). A jazida não foi incluída no recente relatório da Agência Internacional de Energia – IEA, a qual predisse que, por volta de 2020, os EUA serão o maior produtor e exportador de petróleo do mundo.
O governo federal já autorizou perfurações experimentais na área da Green River Formation. A exploração da jazida deve usar métodos de extração inovadores devido às camadas de rochas, mas já se pressente a hostilidade dos “verdes”.

Superfície da macrojazida da Green River Formation, no Utah e no Colorado, EUA.
Na Estônia, há 30 anos, a petroleira ENEFIT desenvolveu e aplica a tecnologia de extração que serviria para esta macrojazida.
No Canadá, outra petroleira utiliza uma técnica diferente em condições análogas. Até que a produção em grande escala se torne rentável serão necessários alguns anos de pesquisas e investimentos. Frank Rusco, diretor da GAO, afirma que “não há dúvida de que o petróleo está ali, 3 trilhões de barris dele. A tecnologia para avaliar as reservas é bem acurada... Agora a questão é extraí-lo de lá de forma lucrativa”.
A sorte dos americanos é que lá NÃO EXISTE NENHUM MONOPÓLIO ESTATAL – OU MESMO PRIVADO – DO PETRÓLEO...
E pensar que os profetas do catastrofismo ambiental, como os do Clube de Roma, anunciavam que o petróleo acabaria em 1980!!!
*Enviado por  Francisco Vianna, por e-mail. via Grupo Resistência Democrática

4 comentários:

To Fora disse...

Digo isto há anos. E, não contabilizaram aí o Petróleo que tem em Dakota, o que seria, pelo menos , o dobro.
Inviabiliza o pré-sal, quebra a PTbrás, e os árabes juntos.
Não sou consultor da PTbrás, nunca me ouviriam, mas, lamentavelmente, ouviram os "experts". Agora o Brasil vai pagar a conta da "cagada".
E já tem estados fazendo projetos de como gastar os royalties.
Uma vergonha e um abusurdo.

BLOG DO MARIO FORTES disse...

Segundo Francico Vianna, companheiro do grupo Resistência Democrática e autor do texto acima, ss americanos não estão extaíndo o petróleo de nossa plataforma continental, mediante contratos com o governo. Quanto ao petróleo do pré-sial (chamado erroneamente de "pré-sal") eles consideram a sua extração antieconômica pelos custos atuais da mercadoria. Só seria rentável se o preço do petróleo ultrapassasse os US180.00 o barril. A cinquenta e poucos, como está agora, nem pensar.
Mas isso o gpverno brasileiro não conta para nós, não é mesmo?
Pelo jeito, em breve, e tendo em conta a nova descoberta americana, o preço deverá baixar ainda muito mais, para felicidade de todo o Ocidente, e para desespero dos países islâmicos que odeiam a liberdade americana, mas dependem da venda do petróleo para eles para poder comerem (o mesmo é válido para a Venezuela)...

To Fora disse...

Com certeza, Mário.
Abraços.

Camargo disse...

Com certeza o Hugo Chaves está batendo a cabeça na parede com esta noticia! "Chupa Chaves!"