quarta-feira, 9 de maio de 2012

As chances de derrotar o chavismo.

PELA PRIMEIRA VEZ EM 13 ANOS ANTI-CHAVISTAS TÊM REAIS CHANCES DE VENCER O TIRANETE COMUNISTA HUGO CHÁVEZ.
No informe "Articulação do Chavismo e Sucessão de Hugo Chávez", a consultoria Datanálisis afirma: "Sete meses nos separam das eleições presidenciais de 2012; eleições que se assomam como as mais renhidas dos últimos 13 anos. Pela primeiera vez desde que Chávez assumiu o primeiro mandato, a oposição conta com possibilidades reais de vencer após exitosas eleições primárias de 12 de fevereiro passado." O documento difundido pelos jornal venezuelano El Nacional, assegura quqe a candidato de Chávez gera dúvidas. "Ditas incertezas se acentuam dada à política de segredos e desinformação que diferentes porta-vozes do Governo adotam ao tratar da enfermidade do Presidente".

O caudilho foi operado pela primeira vez de um tumor canceroso no dia 20 de junho de 2011. Dias mais tarde, em cadeia nacional desde Cuba, anunciava a sua enfermidade. Entretanto, desde essa data pouco se conhece sobre seus verdadeiro estado de saúde. Não se sabe que tipo de câncer paede nem quanto avançado está. O chefete bolivariano é o único que dá informação sobre sua doença e nunca detalha os passos a seguir no futuro. Se trata em Cuba porque ali mantém em segredo cada um de seus movimentos. Ainda quando sua saúde parece frágil, o mandatário anuncia que será o candidato a um novo mandato presidencial no próximo 7 de outubro.

Os autores do informa da Datanálisis, María Díaz, Carlos Lagoria e José Antonio Gil Yepes considera que no cenário atual é "difícil prever possibilidades e probabilidades inclusive no curto prazo'. Todavia, destacam que na "forma com se articule ou se una o movimento oficialista (atomizado entre militares vs. civis, radicais vs. moderado e nacionalistas vs. cubanistas) incidirá no cenário político."

"A princial incerteza que atormenta oficialistas, opositores e independentes é a designação de um eventual sucesso de Hugo Chávez (...) Seja por seu desaparecimento físico ou por um recaída de sua saúde, a possibilidade de que o atual Presidente não consiga chegar às eleições é o fato de maior relevância após o anúncio do reaparecimento de um tumor no dia 21 de fevereiro passado. A consultoria Datanálisis, que se dedica às pesquisas eleitorais, alerta sobre uma guerra interna no caso da morte de Chávez.

Nenhum comentário: