Rio São Francisco: Custo da transposição aumentou 71% e chega a R$ 8 bilhões
Vencido o prazo original em que a transposição do Rio São Francisco deveria estar pronta e funcionando no semiárido nordestino, a obra registrou aumento de R$ 3,4 bilhões – ou 71% – em seus custos em relação à previsão inicial, segundo a mais recente estimativa feita pelo Ministério da Integração Nacional. Desde o início do governo Dilma Rousseff, o custo total da obra pulou de R$ 4,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010. Isso significa que, se a transposição fosse uma aplicação financeira, teria rendido 65% acima da inflação do período. A alta foi de 8,2% entre dezembro de 2010 e março de 2012. (Estadão)
Mais uma mentira das “grandes realizações de Lula”. A transposição do Rio São Francisco é uma obra megalomaníaca, condenada pelo Banco Mundial como inviável financeiramente, destrói sítios arqueológicos e causa danos ao Meio Ambiente. O custo da água ( que não servirá para os ribeirinhos e sim para agronegócios) terá o preço de água mineral.
Se a obra foi considerada inviável no valor orçado imagine com o aumento de 71%. Um crime financeiro contra o país. (Jorge Roriz)
COMENTO: Hoje, o que se vê na obnra da transposição, tão decantada por lula e seus asseclas e áulicos, é erosão, mato crescendo e obra parada.
O descaso é total. A situação cótica sob o ponto de vista da expectativa da obra. O "grande líder" dos petistas, que tanto criticara a obra em outro governo, fez dela seu "carro-chefe" nos discursos de campanha no Nordeste. Mas o que se vê é um "derrame" interminável de dinheiro público.
O custo que era de R$ 4,8 bilhões, foi reajustado para R$ 8,2 bilhões no início do mês. Quanto mais se gasta, mas a obra se deteriora e anda a passos de tartaruga.
COMENTO: Hoje, o que se vê na obnra da transposição, tão decantada por lula e seus asseclas e áulicos, é erosão, mato crescendo e obra parada.
O descaso é total. A situação cótica sob o ponto de vista da expectativa da obra. O "grande líder" dos petistas, que tanto criticara a obra em outro governo, fez dela seu "carro-chefe" nos discursos de campanha no Nordeste. Mas o que se vê é um "derrame" interminável de dinheiro público.
O custo que era de R$ 4,8 bilhões, foi reajustado para R$ 8,2 bilhões no início do mês. Quanto mais se gasta, mas a obra se deteriora e anda a passos de tartaruga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário