sábado, 29 de janeiro de 2011

Governo egípcio apresenta renúncia formal

Cairo, 29 jan (EFE).- O Governo do Egito, liderado pelo primeiro-ministro Ahmed Nazif, apresentou sua renúncia formal neste sábado, após o anúncio antecipado na noite passada pelo presidente do país, Hosni Mubarak, informou a televisão pública.
Mubarak, que está no poder desde 1981 e cuja renúncia está sendo exigida em protestos públicos desde terça-feira passada, anunciou pouco após a meia-noite local (20h de Brasília) que, para superar a crise, um novo Gabinete seria nomeado.
Apesar da dissolução do Governo, a Presidência é mantida sem alterações, diante da resistência de Mubarak. Em seu discurso da última noite, o líder não expressou nenhuma intenção de abandonar o poder e disse que tinha pedido ao Governo que renunciasse e que um novo fosse formado.
Esta medida é a única solução política que Mubarak propôs para superar a crise que atinge o país, onde nesta sexta-feira ocorreu a jornada de protestos mais violenta dos últimos dias.
Até hoje, de acordo com números dos serviços de segurança, 20 pessoas morreram nas manifestações e cerca de 1.500 ficaram feridas, mas alguns dados divulgados pela imprensa elevam para pelo menos 50 a quantidade de vítimas fatais. ( Agência EFE )

Nenhum comentário: