quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chevron, vazamentos e petralhadas...

"...vamos falar um pouco do vazamento da CHEVRON.
Muitas inverdades, mentiras e invenções, estão sendo publicadas, porque o momento é próprio para falarmos deste tema.
Houve um acidente, que provocou um vazamento de óleo no mar, no dia 07 / 11 / 2011.
Todas as notícias, estão sendo postas pela Chevron, a disposição da imprensa, e apenas a GLOBO tem sido profissional, como também a imprensa paulista.
Na parte do Rio de Janeiro, a Bandeirantes e outras, estão tratando  o tema, com molecagem.
E o que está acontecendo?
- A CHEVRON é detentora, por licitação da área do FRADE, junto com a PETROBRÁS e um grupo de investidores. Quem opera, é a CHEVRON;
- Limítrofe a esta área, está RONCADOR, mais a leste, e ambas as áreas, por possuirem lençois de petróleo de alta pressão, são as duas áreas nobres na região de Macaé;
- Este lençol de alta pressão, em FRADE e RONCADOR,foi levantado pela Chevron, muito após a licitação e com o poço em produção;
- FRADE começou com 20.000 barris e já está com 80.000 barris por dia;
- Idem para RONCADOR;
- A CHEVRON, continua na área, com trabalhos de perfuração, pois pretende duplicar a produção, em 24 meses;
- O poço atual, não parou de funcionar, pois o acidente, ocorreu há 1.200 metros do que está em produção;
- A fenda por onde saíu o petróleo, está a 200 metros do poço em perfuração e as correntes do oceano, levaram este petróleo, para a área do RONCADOR, onde opera a PETROBRÁS e que também, está fazendo novos furos;
- Por isso foi a PETROBRÁS que primeiro viu o óleo derramado;
- Este óleo, está há mais de dez kms da área de trabalho do poço acidentado, onde existe mais de dez embarcações operando no momento;
- Quem foi ver o óleo, só viu uma embarcação, e não dez;
- A ANP, tem à frente comunista não simpático à iniciativa privada na área de petróleo e gás;
- O Delegado da Policia Federal, segundo informações de terceiros, pediu um helicoptero nos dia 11 e 12 à sua disposição, e não compareceu;
- Quando pediu para o dia 14, segunda-feira, não foi atendido, por falta de aeronave;
- Só foi atendido, no dia 16 e foi passear na área;
- O acidente, foi provocado pela excessiva pressão do petróleo e quando o poço foi fechado, para não danificar o equipamento de última geração que está sendo empregado, a tubulação há 300 metros da superfície, que está há 1900 metros de profundidade, não resistiu e numa junção, permitiu que o óleo subisse por fendas do terreno;
- Ainda não se sabe, quanto de óleo está nas fendas e este óleo vai continuar a subir;
- Em termos de quantidade, o vazamento é pequeno mas a seriedade da Empresa CHEVRON é grande e esperamos que tome iniciativa mais correta para obter a melhor solução;
- Se mal entendidos existem, são porque também existem interesses de pessoas querendo se aproveitar do fato para aparecer na mídia e fazer proselitismo político;
- Este acidente, nada tem haver com o pré-sal, que fica há 6.000 metros de profundidade e esta há muitos kms da área;
- Politicàmente, os governos do estado do Rio de Janeiro e do Espirito Santo, estão botando lenha na fogueira, dizendo inverdades, através seus secretários, que pouco ou nada entendem, para terem argumentos na discussão dos royalties;
- Uma grande inverdade, foram os jatos de areia que estavam sendo jogados sobre o petróleo que vazou. A Chevron, não tem, nem comprou toneladas de areia, para jogar no mar. Nem navio ela tem para tal serviço;
- Como a quantidade é pequena, a Chevron, está retirando o que é possivel e o resto está diluindo em jatos de água, como manda a boa técnica para tal fato;
A gerência das relações da Chevron com o governo está entregue a...Patricia Pradal." 
"...a GLOBO? ...está tratando do caso, com seriedade jornalística, recebendo e discutindo com quem de direito, as informações do dia e publicando o correto. Aliás, a mídia paulistana e outras, também está tratando do tema de maneira profissional.
No Rio de Janeiro, por influência dos políticos, o assunto virou palhaçada. Os alarmes jornalísticos, que andam por aí, tem outros objetivos, que por parte da CHEVRON, não serão atendidos, nunca;"
*Fonte: E-mail, via resistência democrática.

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