quarta-feira, 3 de agosto de 2011

E o TCU já sabia...

Imagem de Silsaboia
No último sábado, este blog publicou um post sobre uma lista de corruptos enviadas pelo TCU às mesas da Câmara e do Senado, cobrando porque ela não havia sido divulgada, em setembro do ano passado.
A revelação havia sido feita pelo Estadão.
O assunto é aprofundado por João Bosco Rabello, do Estadão, em post no seu  blog. 
 O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 733 empresas contratadas pelo governo federal que têm entre seus sócios servidores públicos, o que é proibido.
Identificou também contratos entre empresas de parlamentares no exercício do mandato e o governo federal, muitos deles sem licitação. Mas não disse quantos e nem quais.
Na verdade, o TCU encontrou muito mais ainda na auditoria feita em 142.524 contratos do governo federal entre 2006 e 2010. Coisas de corar diretores do Dnit.
Informa o relatório sobre empresas que participaram de pregões cujos sócios, além de servidores públicos, integram a comissão de licitação.
Mais: 1.470 empresas contratadas são inidôneas. Uma só empresa venceu 12.370 licitações, mas desistiu de todas para favorecer outras cujos lances eram mais altos.
Outros  9.430 contratos receberam aditivos superiores a 125% (o limite é de 25%); duas empresas com os mesmos sócios participaram de 16.547 licitações; são muitas as dispensas de licitação sem justa causa.
 E vai por aí...
*Texto do Blog Coturno Noturno

Um comentário:

Castelo disse...

Então pra que é mesmo que serve o TCU?