quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Casamento gay movimentou sociedade em Recife

No final da tarde do último Sabado (05/09/09), por volta das 17h30, na Coudelaria Souza Leão, no bairro da Várzea, no Recife, 800 pessoas estavam reunidas para ver o casamento mais esperado - e inusitado - da cidade: o dos arquitetos Zezinho Santos, de 42 anos, e Turíbio Santos, de 40 anos. Essa foi a primeira união gay celebrada de forma tradicional em Pernambuco e em todo Nordeste, com direito a cortejo de daminhas e pajens, 23 padrinhos e madrinhas e bênção religiosa, feita pelo pastor Ricardo Nascimento, da Igreja Cristã Inclusiva. Cerimônia ao ar livre, de um casal que nunca teve vergonha de mostrar a relação homoafetiva, mesmo morando no estado em que 27 homossexuais foram mortos no ano passado, vítimas do preconceito.
A high society pernambucana - e brasileira, já que a festa contou com a presença de figuras nacionalmente conhecidas, como o ator Miguel Falabella e as atrizes Araci Balabanian e Mônica Torres - viu Zezinho e Turíbio entrarem de mãos dadas, e ladeados pelas respectivas mães, ao som da marcha nupcial - tocada por uma orquestra com mais de 20 músicos -, no altar para selar a união que já dura nove anos.
Após o culto, os arquitetos receberam os cumprimentos de todos. Entre eles, do empresário Inácio Miranda e da administradora Silvana Queiroz, que chorou durante a cerimônia. “Foi lindo. Com certeza, esse momento ajudou a diminuir um pouco do preconceito contra homossexuais na sociedade pernambucana. E eles são pessoas maravilhosas”, afirmou. Para a colunista social da Folha, Paula Imperiano, essa foi “uma lapada para os preconceituosos”. Na opinião de Sílvia Rocha, “o que importa é a felicidade deles”.
*Com informações do Jornal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: