terça-feira, 28 de julho de 2009

Dilma fará sua campanha política com os "sujos"


Palocci e Dirceu farão campanha de Dilma Rousseff

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva armou para a campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff o mesmo comando de sua própria campanha em 2002, que foi atropelado por escândalos no governo: os nomes-chaves serão os dos ex-ministros Antonio Palocci (que ainda responde a processo no STF) e José Dirceu (que foi cassado na Câmara), informa reportagem de Eliane Cantanhêde e Valdo Cruz, publicada nesta terça-feira pelo Jornal Folha de São Paulo.
Segundo a reportagem, na composição ditada por Lula, Palocci atua "por cima", mantendo contatos com o empresariado e garantindo que a política econômica conservadora seja mantida se Dilma for eleita, enquanto Dirceu age "por baixo", tentando acomodar os interesses do PT com os partidos da base aliada e montando os palanques estaduais.
A Folha informa que o coordenador nominal da campanha deverá ser o presidente do PT à época da eleição, provavelmente o ex-senador José Eduardo Dutra (SE), ex-presidente da Petrobras.
Lula afastou a possibilidade de Palocci ser nomeado ministro de Relações Institucionais, já que José Múcio está para ser nomeado para o TCU (Tribunal de Contas da União). Cândido Vaccarezza (PT) e Gim Argello (PTB), estrelas em ascensão da bancada governista, são cotados para a vaga.
COMENTO: No jargão político, os políticos que respondem a processo na Justiça ( Palocci responde a processo criminal ) ou cassados ( José Dirceu foi cassado pela Câmara dos Deputados ) são chamados de "sujos". Mas isso não é nenhum demérito, senão o grande Lula- senhor do Brasil e da verdade - não os teria escalado para participar da candidatura da "cândida e terna" Dilma.

Nenhum comentário: