quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cheiro de Pizza chapa branca

O relator da CPI da Petrobras e líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recomendação de "cuidar" da empresa. Jucá não descartou propor mudanças para o controle de execução orçamentária da estatal
Segundo Jucá, a orientação do presidente é natural porque ele se preocupa com a empresa. "Eu informei ontem a decisão tomada pelos líderes governistas de que a CPI da Petrobras seria instalada hoje no Senado e o presidente recomendou que eu cuidasse da Petrobras. O presidente é preocupado com a Petrobras é uma grande empresa, mas disse que nós fossemos na investigação e cumprisse o nosso papel", afirmou. O nome de Jucá foi apresentado pelo líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), após uma discussão com o Palácio do Planalto. O peemedebista é considerado um fiel aliado do governo, mas enfrentou a resistência do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que resistia em confirmar seu nome.
É lamentável o cinismo de membros governistas deesta CPI. Há notícias de que TCU e Polícia Federal já detectaram irregularidas na petrobras, que variam desde superfaturamento de milhões, passando por convênios e patrocínios irregulares no valor de mais de Um bilhão até compras suspeitas ou irregulares na ordem de 37 Bilhões. Se o governo defende que não se apure estas denúncias, e, abertamente, escala políticos aliados ao governo para "assar a pizza" no sentido de obstacular os trabalhos da CPI, é porque, provavelmente, há alguma verdade nisso, e assim, alguém do Governo ou vinculado ao Governo, alguma coisa ganhou.

Nenhum comentário: