quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sarkozy tenta evitar a derrocada da classe média francesa.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, informou nesta quarta-feira, segundo a imprensa francesa, propostas de diminuição temporária de impostos e incremento de benefícios sociais de até 2,65 bilhões de euros (cerca de US$ 3,3 bilhões) para ajudar as famílias francesas de classe média a enfrentar a crise econômica.
Sarkozy também disse que apoia uma proposta sindical para criar um fundo de 3 bilhões de euros para requalificação profissional, admitindo que o Governo Francês deverá assumir metade dos dispêndios.
O conjunto de medidas, denominado de medidas sociais foi revelado durante reunião com líderes sindicais no Palácio do Eliseu, sede da presidência.
A decisão de Sarkozy, em se posicionar com rapidez, sobre as medidas anunciadas, deu-se em razão de protestos organizados por mais de um milhão de manifestantes provocaram fortes perturbações na França.
No bojo das medidas há a previsão de aumento do seguro-desemprego, extensão de benefícios sociais para famílias mais pobres e idosos, além de compensações financeiras para jovens que acumulem contratos de trabalho precários. Estaria em estudo, também, a supressão de uma das parcelas da primeira alíquota do imposto de renda, benefício que atingiria 4 milhões de famílias.
Christine Lagarde, Ministra da Economia, confirmou que o PIB francês, em 2009, deverá registrar crescimento negativo e deve sofrer retração de cerca de 1%. Segundo o Órgão oficial de estatística Francês, 2008 foi o período em que o desemprego atingiu um aumento de cêrca de 11,4%, que significa um aumento de desempregados na ordem de 2 milhões de trabalhadores.

Nenhum comentário: