sábado, 10 de outubro de 2015

Relatoria da cassação de mandato de Dilma e Michel no TSE deve ir para Fux ou Gilmar,

A indicação do relator da ação de impugnação de mandato da presidente Dilma e do vice Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral é o centro da disputa, agora, entre governo e oposição na guerra.
Os analistas de ambos os lados excluem do páreo os dois advogados com assento no tribunal. A expectativa é de que o escolhido seja um dos cinco que votaram pela abertura da investigação, o que também excluiria a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que foi voto vencido. Como o ministro Herman Benjamim, substituto de João Otávio Noronha, não participou do processo, ele também é considerado carta fora do baralho. Sobram os três representantes do Supremo – Dias Tofolly, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Como presidente do TSE, Tofolly também é descartado. A escolha, portanto, deverá ser entre Gilmar e Fux.
O argumento do lobby oposicionista é de que Gilmar Mendes é o juiz natural do caso, por ter sido relator das contas de campanha de Dilma e autor do pedido de investigação. Os governistas alegam que ele já tem posição claramente assumida de que considera a prestação de contas petista uma fraude. Mesmo sem confiar muito, a turma do governo trabalha pela indicação de Fux. 
Como o relator é quem definirá o ritmo, essa escolha é considerada decisiva para as pretensões de governistas e oposicionistas. 
* http://fatoonline.com.br/conteudo/10349/relatoria-da-cassacao-de-mandato-de-dilma-e-michel-no-tse-deve-ir-para-fux-ou-gilmar?or=i-not-facebook&p=bs1&i=0&v=0

Nenhum comentário: