domingo, 29 de setembro de 2013

Custo Brasil.



Por que no Brasil o seu dinheiro vale menos?

Infraestrutura precária, alta carga tributária e legislação fiscal ultrapassada tornam a vida no Brasil mais cara do que em muitos países ricos

Comparado com outros países emergentes, o dinheiro no Brasil vale muito menos. O preço de aparelhos domésticos e carros no Brasil é 50% mais caro do que em outros países. Em itens do dia a dia a diferença é ainda maior.

A diferença entre o salário da população e o preço pago em produtos e serviços é astronômica. Um Big Mac no Brasil, por exemplo, só é mais barato do que na Suécia, Noruega e Suíça, países muito mais ricos.
As causas do alto custo de vida no Brasil são muitas, a começar pela alta carga tributária, que representa 36% do PIB. No Brasil, os impostos consomem 58% do salário, uma taxa mais alta do que a de qualquer outro país. Para se ter uma ideia, um brasileiro trabalha, em média, 2.600 horas apenas para pagar impostos. O total é quase dez vezes a média mundial.
Os produtos de consumo no Brasil têm uma alta carga de impostos, o que faz o preço de um carro fabricado no Brasil ser 45% mais barato no México, por exemplo. As tarifas impostas sobre importados também elevam o preço dos produtos. Um smartphone no Brasil custa 50% a mais do que nos Estados Unidos.
O Custo Brasil  “estrangula” a competitividade da produção brasileira e eleva o preço dos produtos finais. A infraestrutura precária, a alta carga tributária e a legislação fiscal ultrapassada dificultam a ação de investidores e produtores, que precisam repassar seus gastos ao preço final do produto, tornando-o mais caro do que deveria ser.

*Remetido por Bereta, por e-mail, via Grupo Resistência Democrática

Nenhum comentário: