quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Incapacidade norte coreana.



Televisão estatal norte-coreana não divulgou
o fracasso da missão (Reprodução/Internet)
Satélite lançado pela Coreia do Norte vaga inativo pelo espaço

Segundo astrônomos, nave não emite sinais de rádio e orbita o espaço inativamente

Segundo astrônomos, o satélite lançado semana passada pela Coreia do Norte parece estar vagando inativo pelo espaço. A falha não provocará a queda do satélite, mas o fracasso é um grande golpe nas ambições tecnológicas dos norte-coreanos.
A mídia norte-coreana não divulgou a falha do satélite, concentrando-se apenas no sombrio evento que o lançamento deveria homenagear: o primeiro aniversário da morte de Kim Jong-il, ex-líder do país e pai do atual ditador, Kim Jong-un.
Como parte da cobertura, a televisão estatal transmitiu um vídeo da nora do ex-líder — sua primeira aparição na TV em mais de um mês — e insinuou que ela estaria grávida de um novo herdeiro do clã que governa a Coreia do Norte com punho de ferro. A cobertura seria uma forma de mostrar que a dinastia dos Kim se perpetuará no poder.
Propaganda estatal
A televisão estatal vem divulgando o lançamento do foguete de longo-alcance como uma conquista do jovem novo líder, alcançada apesar das críticas mundiais e das sanções da ONU ao programa de mísseis norte-coreano.
O satélite tem o tamanho de uma máquina de lavar roupas e carrega uma câmera acoplada para observar a Terra, o que necessitaria que a nave estivesse completamente inerte.
Jonathan McDowell, astrônomo de Harvard, disse que não foram captados sinais de rádio do satélite e que astrônomos observaram que a nave está girando continuamente no espaço.

Nenhum comentário: